Tópicos desse post:

1.5
(2)

1. Beber água em jejum emagrece

Mito. Beber de 2 a 3 litros de água por dia tem diversos benefícios para o corpo. Porém, apenas a ingestão de água não faz perder peso, muito menos se for tomada em jejum. Para emagrecer não há mistério, basta reduzir as calorias consumidas e praticar atividades físicas.

2. Ficar sem comer emagrece

Mito. Se você não come, o metabolismo fica mais lento, o que dificulta a queima de gordura. Após ficar um longo tempo sem comer, você acaba descontando na próxima refeição, comendo muito devido a fome maior. Para emagrecer é preciso comer de forma fracionada.

3. É melhor comer frutas com casca

Verdade. A maior parte dos nutrientes da fruta está na casca. Por isso, coma sempre que for possível. Se a casca possui gosto ruim, você pode fazer tortas, bolos e doces para melhorar o sabor. O doce de casca de laranja é uma boa opção! Mas atenção, lave sempre muito bem as cascas, assim você pode até eliminar parte dos agrotóxicos presentes nas frutas.

4. Comer chocolate melhora o humor

Verdade. O chocolate possui triptofano, que é usado pelo cérebro para produzir serotonina, uma substância do bem-estar. O chocolate amargo, que possui teor de cacau pelo menos de 70%, possui também uma substância chamada feniletilamina, um neurotransmissor que causa euforia, bem-estar e exaltação.

5. Comida vegana é sinônimo de comida saudável

Mito. Os veganos não excluem da sua alimentação os alimentos ultraprocessados

6. Uma fatia de pão integral tem menos calorias do que uma fatia de pão branco

Mito. A diferença entre o pão branco e o integral não tem relação com as calorias. A principal diferença é que o integral preserva minerais e vitaminas, enquanto que o branco é amido puro.

Além disso, nosso organismo absorve os nutrientes presentes no grão de forma mais lenta, por isso proporciona saciedade por mais tempo. Produtos feitos com farinha integral costumam ser bons aliados na hora de controlar o apetite.

7. Alimentos perdem nutrientes quando cozidos

Verdade. O calor realmente faz com que os alimentos percam até 15% dos nutrientes. Isso porque ele afeta a concentração das fibras e de algumas vitaminas. Sendo assim, o ideal é cozinhar legumes e vegetais no vapor.

Apesar de perder vitaminas e fibras, outros nutrientes como proteínas e carboidratos são mantidos.

8. Carboidratos são vilões da alimentação

Mito. Os carboidratos são essenciais pois fornecem energia para o corpo. Só é preciso escolher alimentos com carboidratos de qualidade como grãos, tubérculos, vegetais, frutas e sementes. Estes alimentos possuem baixo índice glicêmico. A falta desse tipo de alimento pode causar fraqueza e desânimo.

9. Existem alimentos que fazem a pessoa emagrecer

Mito. Nenhum alimento por si só é capaz disso. O conjunto de hábitos alimentares é a chave para o sucesso.

10. Todas as gorduras fazem mal

Mito. As gorduras insaturadas (poli e mono) presentes em sementes como linhaça e chia, frutas como abacate e no azeite de oliva são essenciais para o equilíbrio e regulação dos processos do organismo. As gorduras que devem ser evitadas são as trans e as saturadas, que são presentes na carne vermelha e nos alimentos ultraprocessados.

11. Laranja é a fruta que contém mais vitamina C

Mito. Existem outras frutas com maior teor, como é o caso da acerola e kiwi.

12. Leite faz mal

Mito. Leite só faz mal para quem possui intolerância à lactose. Quando consumido em moderação, pode fornecer energia e proteínas. É um grupo alimentar que combina facilmente com lanches, ceias e pós-treino.

13. Proteínas vegetais substituem as proteínas animais

Verdade. As proteínas vegetais são suficientes para uma alimentação saudável.

14. Comer chocolate dá espinhas

Verdade. O fato de ter muita gordura e açúcar pode inflamar o corpo, o que reflete na pele.

15. Gluten engorda

Mito. O glúten está muito presente nos alimentos ultraprocessados como pães, bolos, massa, torta e biscoitos. São fontes de carboidratos simples e de alto índice glicêmico e logo, por isso, podem engordar. Mas o glúten por si só não engorda.

16. Tapioca faz mal

Mais ou menos. É uma farinha branca, possui alto índice glicêmico, além de ser pobre em fibras e proteínas. A única vantagem é que não possui glúten. Em relação a calorias, a tapioca é igual ao pão.

Se você optar pela tapioca, uma dica é apostar em recheios nutritivos, como frango com ricota, muçarela light e tomate, abobrinha com cottage ou atum. Ou seja, invista em opções que forneçam proteínas e fibras.

17. Água com limão emagrece

Mito. A mistura não influencia no emagrecimento. O que você pode fazer é substituir o suco de laranja, que é muito calórico, por água com limão, assim você tem um déficit calórico. Mas você está fazendo apenas uma troca, a água com limão por si só não emagrece.

18. É preciso comer de 3 em 3 horas

Depende. Você pode, por exemplo, fazer um lanche entre o café da manhã e o almoço, mas se o seu café da manhã for reforçado e te dar saciedade, talvez não haja necessidade de um lanche.

Tudo vai depender da rotina e das necessidades de cada pessoa.

Um homem em processo de ganho de massa muscular, precisa comer mais. Se for um idoso que tem menos apetite, comer de três em três horas, em porções pequenas, pode ser uma boa opção também. Para quem está em processo de emagrecimento, essa é uma estratégia para sentir menos fome nas refeições e fazer escolhas mais inteligentes.

19. Temperar carne com limão ajuda a eliminar a gordura

Mito. O suco de limão apenas deixa a carne mais macia, pois a acidez do limão contribui para a desnaturação das proteínas. Ou seja, o limão não tem capacidade de eliminar a gordura da carne.

20. Comer sempre os mesmos alimentos pode fazer mal

Verdade. Uma das leis da nutrição é a variedade de alimentos. Quanto maior a variedade de alimentos, mais nutrientes são fornecidos. A monotonia alimentar causa prejuízos.

21. Banana ajuda a emagrecer

Verdade. Pois dá saciedade.

22. Pães integrais engordam menos

Verdade. As fibras presentes no pão integral com grãos vão ajudar na saúde intestinal, o que é fundamental para a perda de peso.

23. O suco de caixinha deve ser evitado

Verdade. Trata-se de uma bebida industrializada com alto teor de açúcar. Podem chegar a ter cerca de 20 gramas de açúcar por porção de 200 ml, o equivalente a duas colheres de sopa cheias. Portanto, suco de caixinha engorda! Além disso, os processos de fabricação dos sucos de caixinhas eliminam nutrientes. As fibras, por exemplo, raramente são encontradas neles.

24. Devemos ter cuidado com o acompanhamento do carboidrato

Verdade. Carboidrato não engorda, mas sim o acompanhamento. Por exemplo: macarrão não engorda, o problema é o tipo de molho. Arroz não engorda. Pão não engorda, mas normalmente não se come pão puro. Devemos tomar cuidado com o acompanhamento do carboidrato e a quantidade ingerida.

25. Comer antes de deitar engorda

Mito. O ganho de peso não se dá com o ato de comer antes de dormir, mas sim com a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. E ir para a cama com fome por ter ingerido poucas calorias durante o dia aumenta o tempo em que o corpo ficará em jejum e desacelera o metabolismo, evitando a perda de peso.

26. Leite auxilia no sono

Verdade. O leite tem propriedades promotoras do sono. É rico em triptofano convertido no organismo em serotonina, que ajuda a adormecer. Mas o leite deve ser sempre desnatado, pois a gordura estimula a atividade digestiva, mantendo-nos acordados à noite.

27. Alimentos integrais são melhores

Produtos integrais contêm fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam no controle do colesterol alto.

28. Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento

Verdade. A fibra insolúvel (presente em grãos e verduras) exerce um importante papel na prevenção da obesidade, uma vez que leva ao aumento da saciedade por retardar o esvaziamento do estômago, resultando na diminuição da fome.

29. O leite é a maior fonte de cálcio

Mito. Alguns vegetais têm mais cálcio do que o leite. Em alguns países onde há maior consumo de leite também há mais casos de osteoporose. Os vegetais, em relação ao leite, têm ainda a vantagem de não ter colesterol e de possuírem muito mais proteínas, ferro e fibras.

30. Café faz mal a saúde

Mito. O café combate a fadiga e melhora o desempenho cerebral (memória e capacidade de concentração). Tem efeito analgésico e estimula a função renal.

31. Frutas cítricas auxiliam na digestão

Verdade. Sempre é recomendado, depois de uma refeição pesada, como uma feijoada, comer uma fruta cítrica — abacaxi, laranja, limão —, pois elas contêm grande quantidade de fibras que auxilia na diminuição da absorção de gordura e no aumento da saciedade, além de também funcionar como uma esponja de absorção de nutrientes, principalmente de ferro, pois a vitamina C acelera esse processo.

32. Comer carboidrato à noite engorda

Mito. Não importa o horário que você consuma o carboidrato, não faz diferença. Se você consumir mais calorias ao longo do dia do que gastar, irá engordar.

33. Ingerir líquidos durante a refeição faz mal

Verdade. O líquido ingerido em grande quantidade atrapalha a absorção de nutrientes.

34. Tomar chá emagrece

Mito. O que acontece na verdade é que estimula a diurese e assim você perde mais líquido, resultando em perda de peso. Mas ao repor o líquido o peso volta ao que era antes.

35. A vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal

Verdade. É apenas encontrada em peixes, ovos e carnes. Assim sendo, para quem é vegano o ideal é apostar na suplementação.

36. Dá pra comer muito e emagrecer

Verdade. Se pegarmos, por exemplo, 15 unidades do biscoito tipo “cream cracker”, estamos falando de, aproximadamente, 340 calorias, já um prato de 80 gramas de arroz, 80 gramas de feijão, 100 gramas de bife grelhado e salada não passam de 400 calorias. Você estará comendo um volume muito maior de comida e ingerindo praticamente a mesma quantidade de calorias.

37. O básico funciona

Verdade. Uma boa dieta tem como base alimentos como arroz, feijão, carne, frango, ovos, frutas, legumes e verduras, tudo o que você encontra facilmente em mercados e feiras.

38. Suplementos alimentares são obrigatórios na dieta

Mito. Como o próprio nome já diz, serve para suplementar alguma substância que falta na dieta. Existem muitos alimentos ricos em proteína e que são capazes de fornecer a quantidade necessária por dia.

39. O estômago encolhe quando comemos menos

Mito. Por se tratar de um órgão muscular, não há chances disso acontecer. O que pode acontecer é o contrário, se comer muito o estômago pode se distender para armazenar toda a comida.

40. Abacaxi queima gordura

Mito. Apesar de auxiliar no processo digestivo, não queima gordura por si só.

41. Queijo amarelo tem mais gordura do que o branco

Verdade. A cor amarela está ligada ao alto teor de gordura do leite. Sendo assim, os queijos amarelos também são mais calóricos em comparação com os brancos.

42. Vinho tinto faz bem para o coração enquanto o branco não

Verdade. A diferença entre o vinho tinto e o vinho branco é que o tinto é preparado com a casca da uva e o branco não. Os compostos fenólicos são substâncias antioxidantes presentes na casca, por essa razão, somente os vinhos tintos são ricos nesses compostos e, consequentemente, fazem bem ao coração.

43. Má alimentação aumenta as chances de câncer

Verdade. A má alimentação, baseada em alimentos gordurosos, pouco nutritivos, com excesso de sódio e açúcar, industrializados, entre outros, aumenta o índice de gordura no organismo, e contribui para o desenvolvimento de doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes, colesterol alto, sobrepeso e obesidade, que sabidamente aumentam os riscos de câncer.

44. Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados

Mito. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.

45. Carne de frango faz mal devido a adição de hormônios

Mito. A carne de frango não apresenta hormônios de espécies alguma, isso é uma lenda. Colocar hormônio em carne é crime e existe uma portaria, a de número 51 de 1991, do Ministério da Agricultura, que proíbe tal procedimento. Logo, a carne que apresentar índices de hormônio não poderá ser comercializada. Este mito surgiu porque os frangos criados em granjas atingem o tamanho de abate em pouco tempo em função da seleção genética para esse fim.

46. Alimentos orgânicos são menos calóricos do que os convencionais

Mito. O fato de ser orgânico significa apenas que foi cultivado sem o uso de agrotóxicos. Pode ter mais nutrientes que os convencionais e inclusive ser mais calórico.

47. Na composição do sushi há bastante açúcar

Verdade. Para que o arroz fique com uma consistência ideal para a preparação do sushi é acrescentado açúcar. Para 1 xícara de arroz é necessário 1 colher de sopa cheia de açúcar.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar?

Peça o seu baldinho clicando aqui!

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

tjpb.jus.br/vida-e-saude/dica-de-nutricao/mitos-e-verdades-sobre-a-alimentacao

abeso.org.br/alimentacao-saudavel-confira-12-mitos-e-verdades/

vidaeacao.com.br/mitos-e-verdades-sobre-alimentos-e-habitos-saudaveis/

conquistesuavida.com.br/noticia/7-mitos-sobre-alimentacao-que-voce-tem-que-parar-de-acreditar_a9766/1
blog.vapza.com.br/sete-mitos-sobre-saude-e-alimentacao/?gclid=CjwKCAjw3ueiBhBmEiwA4BhspLoC_b0oPGeURwvZ3XbtB4-N3ANNCcQ1v-B8aqEZ16oEIszrweI4mhoCDZoQAvD_BwE

minhavida.com.br/materias/materia-22551

emtodolugar.facha.edu.br/2021/06/04/nutricionistas-falam-sobre-alguns-mitos-e-verdades-sobre-alimentos/

atlasdasaude.pt/publico/content/20-mitos-e-verdades-sobre-alimentacao

megacurioso.com.br/saude-bem-estar/118442-10-mitos-e-verdades-sobre-a-alimentacao.htm

mundorh.com.br/confira-os-mitos-e-verdades-sobre-nutricao/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.