A acne é uma condição de pele comum que afeta pessoas de todas as idades. Embora possam haver diversas causas, há evidências crescentes de que a alimentação desempenha um papel significativo no desenvolvimento e na gravidade da acne.
A acne é causada por fatores hormonais, genéticos ou psicológicos. Ela se caracteriza pela produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
Confira algumas possíveis causas:
Oleosidade;
Má alimentação;
Alterações hormonais;
Produção excessiva de sebo.
Neste texto vamos focar nas causas por má alimentação. Basicamente devem ser evitados açúcares e gorduras. Confira alguns alimentos que devem ser evitados:
Leite e derivados: alguns tipos de alimentos, como o leite, fazem com que o organismo produza hormônios que atuam sobre as glândulas sebáceas.
Chocolate ao leite: considerado o inimigo número um da acne, o chocolate ao leite realmente aumenta o risco do problema por conta das gorduras, leite e açúcar em excesso.
Industrializados (fast-food, biscoitos, barrinhas de cereal ricas em açúcar, chocolate ao leite, refrigerantes, sucos de caixinha/latinhas);
Açúcar e doces;
Carboidratos refinados (pães, bolacha, bolos, massas, farinha branca).
Agora confira alguns alimentos que devem ser priorizados.
Basicamente eles devem conter propriedades anti inflamatórias e antioxidantes.
Oleaginosas: elas contêm zinco, mineral que atua na diminuição da produção de sebo, um dos principais desencadeadores da acne.
Chá verde: Uma dieta rica em antioxidantes ajuda a controlar a produção de sebo e auxilia no controle da oleosidade da pele. O chá verde é considerado uma bebida antioxidante, sendo assim, neutraliza as toxinas prejudiciais do corpo e reduz a inflamação.
Ômega 3 (sardinhas, arenque, salmão, atum, chia, linhaça): O ácido graxo ômega-3 ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir a inflamação da pele, que é o que provoca as espinhas;
Arroz integral: o grande trunfo do arroz integral é o fato dele ser fonte de vitamina B, nutriente que regula os hormônios e assim previne o surgimento de cravos e espinhas;
Cenoura: o betacaroteno reduz a oleosidade e tem ação anti-inflamatória;
Melancia: um dos trunfos da melancia é o fato dela ser rica em água, que hidrata a pele e a deixa com aparência mais bonita e saudável. Também concentra outras substâncias para essa manutenção, como vitaminas C, B6 e A.
Vitamina A (mamão, cenoura, manga, ovos);
Vitamina C (laranja, goiaba, maracujá, acerola, limão);
Zinco (ostras, carnes magras, castanhas do brasil, nozes);
Alimentação moderada ou baixa em carboidratos simples;
Fibras, probióticos, prebióticos (modulação da microbiota intestinal é fundamental);
Use ervas e temperos naturais anti-inflamatórias (cúrcuma, coentro, gengibre, salsinha, alecrim).
Além de incluir esses alimentos na sua rotina, é fundamental beber, pelo menos, dois litros de água diariamente, para manter a pele hidratada, eliminar toxinas e ajudar na cicatrização.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Referências
boomi.com.br/alimentacao-e-acne-alimentos-que-combatem-a-acne/
uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/11/13/alimentacao-pode-piorar-acne-veja-como-dieta-influencia-o-problema.htm
jasminealimentos.com/alimentacao/comer-bem/13-alimentos-para-evitar-espinhas/