Nenhum refrigerante é saudável. Mesmo as versões diet, light e zero devem ser evitadas e neste texto você saberá porque.
Sim, é verdade que as versões light e zero não possuem açúcar, mas para compensar o paladar, são usados diversos produtos químicos que fazem mal a saúde. Essas versões possuem muitos corantes, conservantes, aromatizantes e aditivos.
Com poder de adoçar 200 vezes mais que a sacarose, o aspartame é o adoçante mais comum e usado do mercado. Liberado no Brasil em 1988, esse aditivo ainda é muito questionado em função da sua segurança.
Os refrigerantes zero também possuem mais sódio!
Eles podem causar alterações no microbioma intestinal. Os adoçantes artificiais podem alterar a flora intestinal, levando à redução do controle do açúcar no sangue e potencialmente aumentando o risco de diabetes tipo 2.
Além disso, são bebidas nutricionalmente vazias pois não possuem vitaminas, minerais e fibras. Por isso vale mais a pena tomar um suco natural ou simplesmente água.
Existem teorias que afirmam que os adoçantes, mesmo não possuindo calorias, induzem o corpo a produzir insulina, o que favorece o acúmulo de gordura. Os adoçantes, por serem muito doces, alteram o nosso paladar e nos deixam mais resistentes aos alimentos com pouco açúcar. Ou seja, nos acostumamos com a bebida muito doce e para satisfazer nossa necessidade de consumir algum alimento doce precisamos de cada vez mais de coisas muito adoçadas.
Outro malefício tanto das versões comuns como zero açúcar é que fazem muito mal aos dentes. Pelo fato de possuírem um pH extremamente ácido, os refrigerantes corroem o esmalte dos dentes além de favorecer o aparecimento de cáries.
Apesar de existirem poucos estudos que comprovam a seguinte teoria, recomenda-se não tomar refrigerantes durante a gravidez, pois há risco de adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato ou sacarina, atravessarem a barreira placentária e provocar anomalias ou má formação no desenvolvimento do feto.
Além disso, as versões diet e zero podem prejudicar a saúde dos rins, causar retenção hídrica, comprometimento do trato gastrointestinal, aumento da pressão arterial, levar à obesidade e ainda aumentam o risco de desenvolvimento de câncer.
Diferença entre refrigerante light e zero:
Light: de acordo com a legislação, tem uma diminuição de no mínimo 25% de suas calorias ou nutrientes.
Zero: há um uma isenção da presença de açúcar em sua composição, diminuindo drasticamente o seu número de calorias. E embora isento de açúcar, têm a substituição pelo ciclamato de sódio (adoçante), aumentando o consumo de sódio.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/17/refrigerante-zero-e-melhor-do-que-o-com-acucar-entenda-se-troca-e-saudavel.htm
belezaesaude.com/refrigerante-light/
ecycle.com.br/refrigerante-diet/
dicasdemulher.com.br/refrigerante-zero/