Apesar de saberem que uma dieta saudável é baseada em frutas, legumes e verduras, muitas pessoas não conseguem seguir esta linha e facilmente caem na tentação dos fast foods. É certo que uma vez por mês não tem problema comer alimentos do tipo, o problema é quando isto se torna um hábito.
Por que fazem mal?
O fast-food também é hipercalórico e pobre em nutrientes, vitaminas e minerais que fazem bem para o nosso organismo e auxiliam o seu funcionamento. Além disso, a comida também tem potencial altamente viciante.
Quando consumidos frequentemente podem ocasionar acne, problemas respiratórios, diabetes, hipertensão e obesidade.
Por que ficam prontos rapidamente?
Estes alimentos possuem altas taxas de conservantes, gordura hidrogenada, açúcar e sódio. Pelo fato de serem rapidamente preparados, muitas pessoas caem na tentação devido a falta de tempo, dentre outros fatores.
Sobre a carne
Em geral, o frango de fast food tem cerca de ¼ a menos de proteína do que a galinha caseira. A carne também apresentou níveis de sódio de sete a 10 vezes maiores do que seria em um pedaço de frango não adulterado.
O hambúrguer fica pronto praticamente na mesma hora em que é servido. Ele é feito em praticamente 30 segundos e a carne fica previamente congelada e temperada.
A carne também possui aquelas marquinhas de grelhado, mas na verdade ela já vem assim. O cheirinho de fumaça também não passa de aromatizantes.
Sobre o refrigerante
As bebidas vem sempre num tamanho maior do que você realmente pede, ou seja, um copo médio de refrigerante na verdade é um copo grande, apenas com a nomenclatura “médio”.
Como parar de comer?
Sim, é possível reduzir a frequência deste hábito e tornar- se uma pessoa mais saudável. Mas é necessário ter algumas coisas em mente para enfrentar o desafio.
Você vai sentir muita falta. Alguns especialistas comparam o consumo frequente de fast foods com o uso de algumas drogas. Isso porque estes alimentos dão uma sensação prazerosa e são facilmente viciantes, características muito comuns ao uso das drogas.
Uma vez que o consumo de fast foods se tornar frequente o paladar se acostuma com a alta taxa de sódio e gorduras, por exemplo, e por isso é difícil aceitar os produtos mais saudáveis. Mas com o tempo e a redução do consumo o paladar muda e você passa a sentir prazer em comer alimentos saudáveis.
É preciso de força de vontade e paciência para superar este vício.
Fast food caseiro como solução
Se você realmente gosta de fast foods e não quer abrir mão do hábito existem algumas alternativas muito parecidas com o fast food original mas que não fazem tão mal assim.
As batatas fritas podem ser feitas no airfryer, sem óleo; já as pizzas também podem ser feitas em casa com queijos mais saudáveis como o minas frescal, e massa à base de água.
E os fast foods que incluem saladas?
Diante de tanta propaganda negativa, alguns fast foods passaram a oferecer opções teoricamente mais saudáveis, como saladas, opções vegetarianas e pães integrais. Porém, o ultra processamento e molhos podem deixar a salada tão pobre em nutrientes quanto os hambúrgueres.
Qual seria a frequência ideal do consumo?
Especialistas afirmam que uma vez por mês faz menos mal. Mesmo assim, quando for consumir, tente ser o mais saudável possível, trocando refrigerantes por sucos, por exemplo. Dê preferência também às porções menores e nunca as gigantes. Se possível também evite o ketchup e maionese.
O que é mais saudável em cada fast food?
Sanduíches: evite picles e azeitona pois possuem muito sódio; opte pelo queijo prato, pois é o menos calórico; escolha os pães integrais; troque refrigerante por suco.
Massas: opte pelas saladas com carne, mas sem recheio de queijo.
Esfihas: coma esfiha de frango, espinafre e queijo branco.
No Brasil e no mundo
O consumo de fast foods no Brasil só perde para os Estados Unidos e China. Por aqui, 53 bilhões de reais são investidos em hambúrgueres, sanduíches, refrigerantes, massas instantâneas e outras refeições rápidas.
Referências
conquistesuavida.com.br/noticia/o-que-e-fast-food-entenda-por-que-faz-mal-consumi-lo-com-frequencia_a13266/1
uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/13/coisas-que-acontecem-no-corpo-quando-paramos-de-comer-fast-food.htm
selecoes.com.br/saude/como-evitar-o-fast-food-dicas/
drjulianopimentel.com.br/alimentacao/nao-consumir-fast-food/
segredosdomundo.r7.com/12-coisas-que-redes-de-fast-food-nao-divulgam-ao-publico/