5
(3)

O que é?

Trata-se de uma forma de terapia complementar que utiliza o aroma das essências para estimular principalmente diferentes partes do cérebro. Pode auxiliar no combate a insônia, depressão, asma ou resfriado, por exemplo. Ë uma forma de terapia alternativa, orgânica e natural. Pode combater sintomas físicos ou mentais.

Além do tratamento pelo aroma, também é possível aplicar essências diretamente no corpo ou adicionados a hidratantes ou loções. Assim é possível tratar de dores musculares e problemas de pele.

O que é possível combater?

Alguns exemplos são:

Ansiedade;

Estresse;

Cansaço;

Dificuldade de concentração;

Falta de energia;

Melhora o humor;

Má digestão;

Cólica menstrual;

Gripes.

O que são os óleos essenciais?

Trata-se de substâncias produzidas pelas plantas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. São considerados a “alma” da planta e são obtidos de flores, folhas, frutos e raízes mediante diversas formas de extração. Os óleos essenciais são produzidos pelas plantas para protegê-las contra ataques de parasitas e doenças. Além disso, eles atuam na fertilização, polinização e na proteção da radiação solar.

Apesar do termo “óleo” não são necessariamente gordurosos.

Como funcionam?

Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.

Depois disso, o cérebro reage, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. Sendo assim, é possível que uma pessoa triste ou desanimada fique um pouco mais alegre ou que alguém agressivo sinta-se calmo e relaxado.

Tipos de óleos essenciais

Aromaterapia para ansiedade: lavanda e tangerina. A lavanda é um dos óleos essenciais mais famosos para diminuir os níveis de ansiedade no nosso corpo. Isso acontece pois ela tem um poder de relaxamento do sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções.

Bergamota: essa planta é responsável por reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que vai equilibrar atividade nervosa e reduzir o estresse.

Óleos essenciais para insônia: a erva-cidreira é utilizada na aromaterapia por oferecer efeitos calmantes e restauradores, o que vai colaborar para a regulação do sono.

Outro óleo essencial que ajuda a aliviar problemas do sono, principalmente relacionados a estresses e preocupações, é o de camomila.

Por fim, outro óleo suave que pode ser um aliado para uma boa noite de sono é o manjerona. Além de relaxar a mente, ele também consegue relaxar os músculos, o que pode colaborar para uma noite menos tensa e mais tranquila.

Óleos essenciais antivirais: tea tree (melaleuca), porque possui excelentes propriedades antivirais e germicidas são úteis no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrente de viroses e ajuda no sistema imunológico.

Óleos para concentração e estudos: O limão, em primeiro lugar, ajuda a promoção não só do foco e da concentração como a clareza mental. Ele é responsável por reduzir também os efeitos do estresse, regulando a dopamina, que interfere diretamente na capacidade de concentração.

Outro óleo essencial que ajuda na concentração é o hortelã-pimenta, sendo conhecido por ser um ótimo estimulante mental, aumentando a capacidade de memorização e ainda sendo efetivo para combater problemas como a síndrome de burnout.

Por último, o alecrim também tem efeitos positivos para a concentração devido a suas propriedades antioxidantes. Ele ajuda, principalmente, pessoas que sofrem com dificuldade de memorização ou sofrem com cansaço mental.

Óleos essenciais anti-inflamatórios: copaíba têm efeitos anti-inflamatórios, sendo indicados no tratamento de artrites, artroses, dores musculares e dermatites, entre outros benefícios.

Óleos essenciais para o cabelo: cedro, pois ajuda a regular o couro cabeludo quando este é muito seco ou muito oleoso equilibrando seu pH.

Óleos essenciais para vias respiratórias: eucalipto, hortelã-pimenta, tea tree (melaleuca) e cipreste são indicados tanto para prevenção quanto tratamento, para amenizar doenças respiratórias, aliviando sintomas de rinites, sinusites, bronquite, asmas e resfriados. Alguns óleos como eucalipto tem contraindicações, consulte um aromaterapeuta.

Óleos essenciais para celulite e gordura localizada: grapefruit é excelente para amenizar as gorduras localizadas e a celulite, pois age no sistema linfático, eliminando as toxinas do corpo, e funcho doce ou erva-doce ajuda na má circulação, combatendo a celulite. Lembrando que o grapefruit é fotossensível (não se deve expor ao sol), e o funcho (chamado também de erva-doce) tem contra indicações por ser um fito hormônio.

Formas de consumir

Inalação

Basta pegar um vidrinho com a essência e inalar durante alguns segundos várias vezes ao dia.

Inspire o ar profundamente e segure durante 2 ou 3 segundos antes de exalar.

É uma das melhores formas de praticar a aromaterapia.

Aromatizador

Trata-se de um aparelho que ao receber a essência, libera o aroma por todo o cômodo. Basta adicionar 2 ou 3 gotas do óleo essencial. Se você não quer gastar dinheiro comprando um aromatizador você pode encher uma xícara de café com água fervente e adicionar a essência. Assim, a medida que a água vai evaporando vai sendo liberada a essência.

Evaporização

Basta aplicar algumas gotas em bolas de algodão, compressas ou panos limpos. Assim você pode controlar a intensidade, pois quanto mais perto estiver desses objetos, mais forte será o cheiro.

Sprays

Basta adicionar água e a essência em um borrifador. Misture bem agitando antes de usar. Assim você aromatiza todo o cômodo.

Massagem

Assim é possível tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares. Nunca se deve aplicar o óleo essencial puro sobre a pele, para evitar alergias e irritação da pele. O ideal é misturar o óleo essencial a algum óleo vegetal, como óleo de coco, por exemplo.

Colar

Trata-se de um colar com um pequeno dispositivo de metal no qual podem ser adicionadas gotas dos óleos essenciais. O recomendado é usar no máximo duas horas por dia.

Qual a melhor forma de consumir?

O ideal é consultar um especialista para definir o modo mais adequado, porque ele levará em conta a substância utilizada, a finalidade e o histórico médico do paciente.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

tuasaude.com/aromaterapia/

ecycle.com.br/aromaterapia/

blog.artelasse.com.br/beneficios-da-aromaterapia/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.