A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o açúcar presente no leite, devido a ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. A ausência pode ser parcial ou total.
Alguns sintomas comuns de pessoas com intolerância à lactose, quando consomem esta substância são dor intestinal e diarréia.
Se você possui este distúrbio, não se desespere, basicamente o que você deve fazer é adaptar a sua dieta, retirando leite e derivados do cardápio. E para isso vamos te dar algumas dicas.
Como diagnosticar o distúrbio?
Em primeiro lugar você deve consultar um gastroenterologista. A intolerância à lactose pode ser detectada por exames de sangue.
O que deve ser evitado?
Leite de vaca, leite de cabra, achocolatado, leite condensado, creme de leite, queijos, iogurte e whey protein são alguns exemplos do que deve ser evitado.
É importante também ler as informações nutricionais no rótulo dos produtos, porque alguns biscoitos, pães e molhos também podem conter lactose. Além disso, dependendo do grau de intolerância da pessoa, produtos lácteos fermentados, como o iogurte e alguns queijos, podem ser bem tolerados quando consumidos em pequenas quantidades.
Outros tipos de leite
O leite de vaca não é a única opção encontrada nos supermercados. Atualmente já existem leite de soja, amêndoas, de arroz e de coco. Em alguns casos é possível produzir alguns tipos de leite até em casa, basta ter em mãos alguns ingredientes naturais.
Outros tipos de queijo
Prefira os queijos duros e envelhecidos, como cheddar e parmesão, pois contém menos lactose.
Outra boa opção é o tofu.
Cuidado com os derivados do leite
Evite pães, sopas, molhos de salada, cereais, misturas para bolo e doces. Afaste do cardápio também todos os que apresentem em sua composição leite, creme de leite, leite em pó, soro de leite, coalhada e queijo – confira os rótulos.
Repondo o cálcio do leite
Ao abandonar o leite você deve se preocupar em repor o cálcio presente nele. Para isso você pode apostar em vegetais escuros como brócolis, couve-manteiga, espinafre, rúcula e ervilha. Outros alimentos também possuem cálcio, a exemplo de salmão, sardinha e ovo.
Para melhorar a absorção do cálcio no organismo, é recomendado praticar atividades físicas regularmente, como musculação, corrida e caminhada, porque os exercícios de impacto melhoram a absorção desse mineral pelos ossos.
Além disso, é importante também evitar o consumo de outros alimentos que dificultam a absorção do cálcio, como as bebidas com cafeína, como café, chá preto, chá mate e chá verde.
Use suplementação de lactase
Converse com seu médico a respeito da possibilidade de usar suplementos de lactase, para assim você digerir a lactose e continuar consumindo leite e derivados.
Referências
hospitalanchieta.com.br/4-cuidados-para-intolerancia-a-lactose/
farmaciajrblog.wordpress.com/2019/02/13/intolerancia-a-lactose-7-dicas-para-conviver-melhor/
claudia.abril.com.br/saude/intolerancia-a-lactose-truques-para-acabar-com-o-desconforto/
tuasaude.com/dieta-para-intolerancia-a-lactose/
cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/suplementos/intolerancia-a-lactose-dicas-para-conseguir-sair-com-os-amigos-sem-os-perrengues