4.8
(4)

A principal característica da dieta plant-based é o consumo de alimentos frescos, ou seja, mais alimentos vegetais e alimentos minimamente processados e o corte total dos industrializados. Alguns exemplos de alimentos consumidos nesta dieta são hortaliças, frutas, grãos integrais e legumes. Assim, a pessoa consome mais vitaminas e minerais e menos corantes e conservantes.

E o que não deve ser consumido nesta dieta? Alguns exemplos são alimentos açucarados, excesso de sal, alimentos gordurosos e fritos, embutidos, fast food, refrigerantes, adoçantes artificiais, etc.

Esta dieta também exclui os alimentos de origem animal, alegando fazerem mal para a saúde e proporcionarem doenças crônicas. Mas qual a diferença entre o veganismo e a plant-based? Os veganos, apesar de não consumirem produtos de origem animal, consomem industrializados como bolos, chocolates, molho de tomate industrializado, biscoitos, etc. Ou seja, quem segue a dieta plant based consome apenas alimentos naturais, sem processamento.

A dieta plant-based faz bem para o coração, por exemplo. Uma pesquisa divulgada no Journal of American College of Cardiology indicou que as pessoas que adotaram uma dieta saudável à base de vegetais, frutas, grãos integrais, legumes e nozes tiveram menos riscos de desenvolver doenças cardíacas. Ao todo, foram avaliados mais de 200 mil adultos por cerca de duas décadas.

Também é possível evitar cânceres. Um estudo realizado com mais de 60 mil pessoas, que se alimentavam com uma dieta baseada em vegetais, mostrou que elas tiveram uma redução no risco de tumores como gastrointestinais.

Porém, a dieta plant-based pode ter carência de certos nutrientes, como as proteínas, a vitamina B12, a vitamina D, o ferro, o zinco, o cálcio e o ômega 3. Por isso é importante o acompanhamento profissional para principalmente casos em que é necessária a suplementação.

Engana-se quem pensa que a dieta plant-based é monótona e restritiva. É possível elaborar um cardápio semanal bem variado com saladas, sopas, smoothies, sanduíches e bolinhos – usando apenas produtos naturais.

Outro ponto importante a ser mencionado é que esta dieta faz super bem para o meio ambiente, uma vez que não há consumo de carne, por exemplo.

Confira agora algumas dicas para uma alimentação plant based!

Encha metade do prato com vegetais no almoço e no jantar e com muitas cores;

Escolha gorduras boas: azeite, azeitonas, nozes, sementes e abacates são escolhas saudáveis;

Inclua grãos integrais no café da manhã: comece com aveia, quinoa, trigo sarraceno ou cevada. Em seguida, adicione nozes ou sementes, além de frutas frescas.

Coma frutas de sobremesa: frutas cítricas como kiwi, laranja e morango podem ajudar a satisfazer o desejo por algo doce após a refeição! E ainda contribuem com a absorção de ferro pelo organismo.

Alimentos importantes na dieta plant-based

Chia: vai bem com frutas, batidas em shakes, cozidas com o arroz ou mesmo polvilhadas por cima da salada. Além disso, é também uma importante fonte de ômega-3.

Tofu: O tofu é também muito rico em proteína, pois é feito a partir da soja.

Grão-de-bico: Saboroso e nutritivo, o grão é uma excelente opção para saladas. Dessa maneira, pode substituir feijão ou mesmo ser consumido em pastas, como o homus.

Gergelim: é rico em cálcio.

Feijão: é rico em proteínas e ferro.

Referências

uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-plant-based.htm

blog.alice.com.br/sua-saude/o-que-e-alimentacao-plant-based/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.