5
(2)

A vitamina D não é produzida naturalmente pelo corpo. Uma das principais maneiras de gerar sua produção é por meio do banho de sol (80% da produção da vitamina no nosso organismo vem da exposição ao sol). 10 minutos diários já são o suficiente. A exposição solar deve ser feita sem o uso do protetor solar. Se a exposição acontecer entre 10h e 16h aí sim deve ser aplicado o filtro solar.

A alimentação também é uma aliada para ajudar a manter os níveis da vitamina D equilibrados. Ela pode ser encontrada nos peixes de água salgada, como sardinha e salmão; na carne; no leite; nos ovos; na manteiga; nas castanhas e nozes; no feijão; na couve e no espinafre.

A vitamina D também pode ser consumida por meio da suplementação. Nesse caso o ideal é o acompanhamento de um médico.

A vitamina D é importante para a saúde de pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos.

Faz bem para os ossos

A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio dos alimentos, ajudando na fortificação dos ossos. Além dos ossos, os dentes também são beneficiados.

Combate processos inflamatórios

A vitamina D também ajuda a reduzir processos inflamatórios no organismo, já que o nutriente tem relação com a síntese de antibióticos naturais celulares. Isso quer dizer que a vitamina colabora com a melhora dos sintomas de inflamação intestinal e asma brônquica, por exemplo.

Melhora sistema imunológico

Ajuda a combater bactérias, vírus e fungos.

Faz bem para o coração

Evita o surgimento da pressão alta, infarto, derrame e aterosclerose.

Previne diabetes

Porque atua na produção de insulina, o hormônio que regula os níveis de glicose no sangue.

Ajuda a prevenir câncer

Melhora desempenho de força para atletas

Participa do processo de formação dos músculos, promovendo ganho de massa muscular, prevenindo quedas, especialmente importantes entre os idosos.

Ajuda no combate a depressão

O estudo feito na Irlanda e publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine, aponta que a falta deste nutriente pode aumentar o risco de depressão em pessoas com mais de 50 anos.

Desse modo, foi constatado que esta vitamina pode auxiliar na prevenção da depressão e na melhora do quadro de pessoas que já tratam a doença.

Ajuda no emagrecimento

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota mostrou que pessoas com índices mais elevados do nutriente no organismo tinham maior facilidade em “perder a barriga”, pois a vitamina auxilia no metabolismo da gordura, além de reduzir o apetite.

Aonde encontrar?

Leite e derivados;

Gema de ovo;

Manteiga;

Frutos do mar;

Salmão

Em que casos é indicada a suplementação?

É importante tomar cuidado com a suplementação de vitamina D, que é necessária apenas em casos nos quais a exposição ao sol e o consumo de alimentos com o nutriente estejam restritos.

Além disso, a dosagem deve ser ministrada por profissionais qualificados, que avaliam fatores como idade, peso, saúde, exposição solar e hábitos. Dessa maneira, a automedicação não é indicada e a suplementação de vitamina D só deve ocorrer com indicação de um médico.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.