0
(0)

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem nenhum agrotóxico, fertilizante, corante, aromatizante e organismos geneticamente modificados. Ou seja, são naturais, e por isso mais saudáveis.

Além da composição do alimento, a produção orgânica é mais sustentável, utilizando os recursos naturais envolvidos na agricultura de forma mais consciente, respeitando e conservando a natureza.

Basicamente, as pessoas optam pelos orgânicos por quatro motivos: sabor e durabilidade, saúde e meio ambiente.

São mais nutritivos

Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo. “Eles também têm menos água em sua composição, por isso acabam concentrando mais os nutrientes”, afirma a nutricionista.

Os alimentos orgânicos possuem os famosos antioxidantes, como o resveratrol, licopenos, entre outros. Esses nutrientes naturalmente protegem os alimentos na natureza – contra o vento, mudanças de temperaturas e insetos – e também nos protegem contra doenças e melhoram nosso sistema imunológico.

Por outro lado, se o alimento nasce numa estufa ou tem todo o seu processo controlado, ele não precisa ou produz em pouca quantidade esse recurso dos antioxidantes.

Não levam agrotóxicos

Dentre os principais benefícios dos alimentos orgânicos, a ausência de agrotóxicos talvez seja o principal deles. Os agrotóxicos podem ocasionar uma série de doenças: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras. Além disso são prejudiciais à fauna pois matam os animais que têm contato com estas substâncias.

Não existem remédios específicos para combater os malefícios dos agrotóxicos.

Você sabia que o Brasil é campeão mundial em agrotóxicos? Algumas substâncias proibidas no mundo inteiro são permitidas por aqui. Além disso, 28% dos alimentos possuem mais agrotóxicos do que o recomendado. Entre os alimentos com maiores taxas estão pimentão, morango, pepino, cenoura e alface.

Mas não são apenas as frutas, verduras e legumes que se contaminam com agrotóxicos durante o processo de produção. Alimentos como pães, cereais, lasanhas e pizzas levam trigo, milho e soja em sua produção e estes levam agrotóxicos. Também podem estar presentes em carnes e leite de animais que se alimentam de itens contaminados. Ainda sobre os animais, outra coisa que os contamina são os coquetéis de antibióticos e hormônios.

São mais saborosos

Não é à toa que a maioria dos chefs de cozinha preferem os orgânicos. O uso de agrotóxicos afeta significativamente o sabor, aroma, forma e textura dos alimentos. O que acontece é que os alimentos orgânicos não levam conservantes em sua composição e logo são comercializados mais frescos, já que têm um prazo de validade menor.

Preservam o solo

A grande maioria dos alimentos orgânicos não são produzidos sob a forma de monocultura.

A maior parte dos agricultores são da agroecologia e da agrofloresta. São alimentos que respeitam a sazonalidade dos solos.

A prática da rotação de culturas e adubação verde retiram o mínimo do solo, logo preservando-o e tornando-o fértil e produtivo ano após ano.

Preservam a água

Os agrotóxicos utilizados nas plantações convencionais atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.

Bem-estar animal

Na produção orgânica de animais, eles são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos.

Os frangos orgânicos vivem em galpões com mais espaço que o convencional. O máximo permitido é de 10 animais por metro quadrado e eles têm acesso a piquetes, ou seja, podem ciscar, correr, tomar sol, andar, abrir asas, pastejar e empoleirar. Além disso, têm acesso constante à água e ficam por 8 horas no escuro para reduzir o estresse.

Redução do aquecimento global

O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso.

Respeitam e incentivam os trabalhadores

Além de respeitar a saúde dos agricultores, o cultivo de orgânicos necessita de mais mão de obra e logo o consumo gera mais empregos. Muitos alimentos orgânicos são produzidos por pequenos agricultores locais, porém, atualmente, com o crescimento do mercado, estes produtos também são cultivados por grandes empresas. Portanto, se você quer apoiar o comércio local, frequente as feiras.

Vale a pena o investimento

Muitas pessoas alegam não comprar orgânicos pelo preço ser mais alto. Mas já parou para pensar: quanto custa ser saudável? Quanto custa preservar o meio ambiente? Quanto custa sua saúde? Pensando assim, os alimentos orgânicos valem muito o preço, sem contar nos gastos com saúde que os alimentos não orgânicos acabam gerando, que acabam sendo maiores do que o custo com alimentos orgânicos. E quanto mais são consumidos, mais a produção tende a crescer e os preços acabam diminuindo. Comprar orgânicos é um investimento!

É possível eliminar agrotóxicos pela limpeza?

Apesar de todos os cuidados do consumidor, que às vezes chega até a lavar os alimentos com água sanitária, bicarbonato de sódio, vinagre, os agrotóxicos não são totalmente removidos dessa maneira. Algumas substâncias penetram nos tecidos vegetais e a limpeza não lava elas, apenas parte delas. Estes tratamentos acabam eliminando alguns microrganismos, mas não os agrotóxicos.

O que é necessário para o alimento receber o selo de orgânico?

Os alimentos orgânicos recebem um selo de certificação que é fornecido por associações que fiscalizam a produção de alimentos desde a produção até a comercialização. Procure sempre pelo selo de qualidade emitido por certificadoras reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, como a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), o Instituto Biodinâmico (IBD), entre outros.

Dessa forma, a qualidade do alimento é assegurada

Para receber o selo de “orgânico”, o alimento só pode ter até 5% de ingredientes não orgânicos. Se passar disso, passa a ser um “produto com ingredientes orgânicos”, tendo até 30% de ingredientes não orgânicos.

Referências

blog.fisiotrauma.com.br/por-que-consumir-alimentos-organicos/

terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/alimentos-organicos-por-que-voce-deve-consumir,3350d8c7143cd9116dbba90317ba75ef7ldbb74z.html

organicsnet.com.br/consumo-responsavel/10-motivos-para-consumir-organicos/

pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/alimentos-organicos

viverforadosistema.org.br/10-motivos-para-consumir-produtos-organicos/

unimedfortaleza.com.br/blog/alimentacao/motivos-para-consumir-alimentos-organicos

autossustentavel.com/2010/08/por-que-consumir-alimentos-organicos.html

petz.com.br/blog/plantas/beneficios-dos-alimentos-organicos/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.