Introdução à Relação entre Sono e Performance Esportiva
O desgaste físico e mental associado ao treinamento esportivo intenso exige um período de recuperação adequado.
A qualidade do sono influencia em diversos aspectos no rendimento dos atletas, como a recuperação muscular, a regeneração celular, a função cognitiva, a resposta hormonal e a resistência física.
Recuperação muscular
Durante a prática esportiva, os músculos passam por estresse, microlesões e fadiga. Um período de descanso adequado é essencial para se recuperarem e se fortalecerem.
Durante as fases de sono profundo e REM, o corpo libera hormônios de crescimento e realiza a reparação dos tecidos.
Hormônios e desempenho esportivo
O sono profundo é quando ocorre a maior liberação de GH, que é essencial para o crescimento, reparação de tecidos e desenvolvimento muscular.
A privação do sono pode levar a níveis mais baixos de testosterona, que promove o aumento da força, massa muscular e resistência.
O cortisol em excesso devido à falta de sono adequado pode levar à quebra de proteínas musculares e comprometer a recuperação muscular.
Leptina e grelina: esses hormônios estão envolvidos na regulação do apetite e do peso corporal. A privação de sono pode levar ao desequilíbrio desses hormônios, aumentando a fome e afetando as escolhas alimentares dos atletas.
Cognição e tomada de decisões
Muitos esportes, como tênis e luta, exigem tomada de decisões rápidas.
A privação de sono pode afetar a velocidade de processamento mental e a capacidade de tomar decisões em situações como em competições esportivas.
Um sono adequado pode melhorar a capacidade criativa dos atletas, tendo em vista que muitos esportes exigem criatividade na definição de estratégias e improviso.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!