0
(0)

A suplementação desempenha um papel importante na nutrição esportiva, fornecendo nutrientes adicionais para otimizar o desempenho, recuperação e saúde geral de atletas e praticantes de atividade física. No entanto, é interessante entender como os suplementos funcionam e como eles se encaixam em uma dieta equilibrada.

Proteína em pó

É um dos suplementos mais populares entre praticantes de atividades físicas.

É uma maneira prática e eficiente de aumentar a ingestão de proteínas, basta misturar com água e beber. Geralmente é consumida logo após o treino, quando o corpo está mais suscetível a absorver os nutrientes e logo acontece o reparo dos tecidos musculares, uma vez que a proteína em pó possui diversos aminoácidos. A proteína em pó é importante para quem busca o ganho de massa muscular.

As proteínas em pó estão disponíveis em várias fontes, incluindo soro de leite (whey protein), caseína, proteína vegetal (como proteína de ervilha, soja ou arroz) e até proteína de carne.

O soro de leite é conhecido por sua rápida digestão e absorção, o que o torna uma opção popular após o treino, quando a necessidade de proteínas é alta. A caseína, por outro lado, é de absorção mais lenta, o que a torna uma escolha para fornecer proteína ao longo do tempo.

Vale lembrar que a proteína em pó não substitui uma alimentação balanceada.

Creatina

Desempenha um papel fundamental no fornecimento de energia rápida durante atividades de alta intensidade e curta duração, como levantamento de peso, sprints e exercícios explosivos.

A creatina também pode acelerar a recuperação muscular após treinos intensos, permitindo uma recuperação mais rápida para a próxima sessão de exercícios.

Além do ganho de energia, o indivíduo também fica mais propenso a ganhar massa muscular.

A creatina não funciona igualmente em todos os organismos, alguns respondem melhor do que outros.

É importante tomar a creatina junto a um acompanhamento médico para obter os melhores resultados.

BCAA’s

Compostos por leucina, isoleucina e valina, os BCAAs são aminoácidos essenciais, o que significa que o corpo não pode produzi-los e eles devem ser obtidos através da dieta ou suplementação.

Durante as atividades o corpo pode recorrer às proteínas para obtenção de energia. Este suplemento garante que a massa magra seja preservada.

O BCAA também auxilia na recuperação muscular, melhorando a regeneração dos tecidos.

Além de fazer bem aos músculos, o suplemento pode evitar a fadiga e pode ser interessante em atividades como corridas de longa duração e ciclismo. Assim o BCAA promove o estoque de glicogênio muscular.

A suplementação de BCAAs pode ser mais benéfica antes, durante ou após o treino, dependendo dos objetivos individuais e do tipo de atividade.

Vitaminas e Minerais

As vitaminas e minerais atuam na produção de energia, síntese de proteínas, regulação hormonal e muito mais.

Alguns minerais, como o magnésio, tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar na recuperação pós-exercício, reduzindo a inflamação muscular. Minerais como cálcio, vitamina D e magnésio são importantes para a saúde óssea.

O ferro também é muito importante pois produz a hemoglobina, que transporta oxigênio para os músculos. A falta de ferro pode levar à fadiga.

Cada vitamina possui uma função, portanto opte por uma alimentação equilibrada ao invés de optar pela suplementação de apenas um tipo.
Ômega-3 e Inflamação

Os ácidos graxos ômega-3 são uma classe de gorduras saudáveis encontradas em alimentos como peixes gordurosos, sementes de linhaça e nozes.Podem influenciar a recuperação, o desempenho e a saúde a longo prazo.

O consumo de ômega-3 pode contribuir para a recuperação muscular mais rápida, minimizando a inflamação e os danos causados pelo exercício intenso. O ômega 3 também ajuda a manter a saúde das articulações, prevenindo lesões e inflamações.

Além dos alimentos já citados, o ômega 3 também pode ser obtido por meio da suplementação.

Cafeína

A cafeína tem a capacidade de melhorar a energia, a concentração e a resistência durante os exercícios.

Uma dose moderada, geralmente entre 3-6 mg por kg de peso corporal, consumida cerca de 30-60 minutos antes do exercício, é ideal.

Consulta profissional

Cada atleta é único em metabolismo, preferências alimentares e necessidades nutricionais. Um profissional pode criar um plano personalizado que leva em consideração fatores individuais, como tipo de esporte, intensidade de treinamento, preferências alimentares e metas específicas.

Além de fazer um plano alimentar, os nutricionistas podem prescrever os suplementos na dosagem correta de modo que não haja efeitos colaterais nem excesso de suplementos.

Este profissional pode identificar carências nutricionais que poderiam levar a futuras lesões.

Assim como esse texto, os nutricionistas podem fornecer informações valiosas sobre alimentação e nutrientes que podem servir para toda a vida do atleta.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.