Você sabe o que significa pedras nos rins? Também chamado de cálculo renal, trata-se do acúmulo de minerais e sais dissolvidos na urina. A urina normalmente contém essas substâncias, mas o problema é quando elas existem em grandes quantidades, o que forma a pedra.
A doença pode ser causada por fatores genéticos, baixa ingestão de água, dieta rica em sódio e proteínas e efeitos colaterais de alguns medicamentos.
Como evitar?
Beba muita água. Assim o seu corpo produz mais urina e dilui as substâncias eliminadas por ela, impedindo a formação das pedras nos rins. Beba de 2 a 3 litros de água por dia. Você também pode tomar suco de limão ou laranja, pois são ricos em ácido cítrico, uma substância que pode prevenir a formação das pedras nos rins.
Evite o excesso de proteínas. Isso pode sobrecarregar os rins.
Além disso, quando as proteínas animais são consumidas em excesso, pode elevar a produção de ácido úrico e essa substância pode levar à formação das pedras.
Procure um médico. Caso sentir sintomas como sangue na urina, ardência ao urinar e cólica perto da região genital, procure um urologista. Você também pode fazer exames de urina regulares de check up para identificar a doença precocemente.
Consuma menos sódio. Assim como as proteínas, pode elevar a produção de ácido úrico. Também diminua o consumo de sal.
Beba álcool com moderação. O excesso de água pode desidratar os rins e prejudicar sua função.
Coma frutas e vegetais. Possuem muito potássio e citrato o que previne a formação das pedras uma vez que diminuem a acidez da urina.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!