O overtraining é quando a pessoa faz mais exercícios do que o ideal, ou seja, de uma maneira que o corpo não consiga se recuperar.
Isso pode acontecer com pessoas que frequentam academia e com atletas profissionais. Geralmente ocorre quando a pessoa busca alcançar resultados de forma muito rápida.
O overtraining possui algumas consequências negativas para o corpo, como perda de massa muscular (catabolismo), enfraquecimento do sistema imunológico, sobrecarga das articulações, fadiga crônica, dores musculares, risco de lesões, etc.
Também existem consequências para a saúde mental, como mau humor, insônia, irritabilidade, ansiedade e falta de concentração.
O overtraining pode afetar outras áreas da vida além das atividades físicas, como por exemplo o rendimento no trabalho.
O overtraining pode ser identificado quando o rendimento nos treinos começa a diminuir, a pessoa também pode apresentar insônia devido ao cansaço físico extremo e também sentir dores musculares.
Para evitar o overtraining é preciso dar um descanso adequado entre os treinos ( e isso inclui uma boa rotina de sono), manter uma alimentação nutritiva, ajustar a intensidade dos treinos, etc. É importante que a pessoa descanse dos treinos pelo menos um dia por semana.
Isso tudo não significa que a pessoa não pode treinar de forma intensa, o que não pode acontecer é ultrapassar os limites.
Uma das principais diferenças entre o overtraining e o treinamento intenso é que no segundo caso, a pessoa se sente bem após o treino.
Para combater o overtraining é adequado reduzir a intensidade dos treinos ou até mesmo abandoná-los. No caso de atletas pode ser necessário dar uma pausa nas competições. É importante ter acompanhamento de um médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e profissional de educação física.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!