5
(5)

Você come, separa os resíduos no nosso baldinho, entrega tudo para o seu ciclista e uma vez por mês recebe o seu adubo fresquinho como recompensa. Mas, para onde vão os seus resíduos depois que o ciclista vai embora? Quais caminhos eles percorrem até voltarem em forma de adubo? Conhecer esse caminho vai fazer com que você ame mais ainda o seu adubo e conheça um pouco mais da mágica do Ciclo Orgânico.

Um detalhe: o Ciclo Orgânico passou por grandes mudanças nos últimos anos e o caminho do seus resíduos não são mais os mesmos. Confira como funciona o processo hoje, em 2021!

Triciclo, sustentável e eficiente!

Você já deve ter visto nossos ciclistas pedalando pelas ruas, não é? Esta é uma das etapas mais complexas e ao mesmo tempo gratificantes. Atualmente nossa equipe conta com 10 ciclistas, que juntos fazem mais de 3 mil coletas por mês e percorrem mais de 4 mil quilômetros.

da cidade para o campo

Antes de sair para Caxias o caminhão é carregado de resíduos orgânicos

Semanalmente carregamos o caminhão com os resíduos orgânicos pelos ciclistas e o motorista Ramon faz o transporte dos resíduos para Caxias, aonde acontece a compostagem atualmente. Nos preocupamos em otimizar ao máximo a rota do caminhão, para que sempre percorra o menor caminho possível e leve sempre bem carregado.

NOSSO PROCESSO DE COMPOSTAGEM!

Depois que o caminhão descarrega os resíduos no pátio de compostagem, começa o trabalho da nossa pá carregadeira. Antigamente, esse processo era artesanal, feito com pás e enxadas pelos nossos ciclistas, mas devido ao volume de resíduos coletados atualmente, a carregadeira se tornou a melhor opção. São mais de 40 toneladas por mês!

O local onde tudo isso acontece é incrível, principalmente quando comparado a um aterro sanitário. No nosso pátio o odor não é desagradável, o solo é impermeabilizado e o processo não atrai vetores de doenças e nem emite o gás metano. É um sítio cheio de vida, com cachorros, patos, peixes, galinhas e horta.

Peneira elétrica, onde o composto ganha vida!

Para que o composto fique com a granulometria desejada, pronto para ser aplicado no solo e para germinar sementes menores é necessário que seja peneirado. Além disso, nós conseguimos separar as partes que não se decompuseram e destiná-las novamente para a compostagem.

Ensacamento

Com a ajuda de uma ensacadeira nós ensacamos sacos nos tamanhos de 2 quilos e 20 quilos. O material deles é a ráfia, o que possibilita que você retorne a embalagem para o ciclista e a gente consiga reutilizá-lo muitas vezes.

De volta para a Sua residência, um presente para você!

Assim como o caminhão trouxe seus resíduos para serem compostados em Caxias, ele também traz de volta boa parte do composto que volta para alimentar as hortas e jardins pela cidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.