5
(1)

Mensagem do Lucas, fundador do Ciclo

Finalmente 2020 acabou…

Este ano de 2020 não será esquecido jamais. A Pandemia do COVID-19 atingiu o mundo todo e levou consigo mais de 1.800.000 vidas, sendo quase 10% delas brasileiras. A todos que perderam um parente, amigo, ou conhecido para esta doença, desejamos nossos sentimentos. Essas vidas jamais poderão ser recuperadas, mas esperamos que a dor da perda seja confortada da melhor maneira possível.

E como se não bastasse, junto da maior pandemia em quase um século, veio também uma severa crise financeira que afetou praticamente todos os brasileiros. Muitos perderam seus empregos ou viram sua renda sendo reduzida drasticamente de uma hora para outra. Várias empresas fecharam e outras tantas tiveram que se endividar para conseguir sobreviver neste período. Aos que passaram por isso, gostaríamos de oferecer nossas vibrações positivas e nosso desejo para que as coisas voltem a se normalizar o quanto antes e que a travessia desta etapa seja a mais breve possível.

2020 foi um desafio enorme para todo mundo e não poderia ter sido diferente para o Ciclo Orgânico também. Se não fosse por nossos clientes que continuaram nos apoiando durante este período, talvez o Ciclo não tivesse sobrevivido para poder estar aqui fazendo essa retrospectiva 2020 e perspectiva 2021.

Por isso, muito obrigado a todos que fecham o ciclo e nos apoiam todos os dias!

E agora que 2020 finalmente acabou, desejamos que 2021 venha e nos traga uma vacina acessível para toda a população e que com isso as coisas comecem a voltar ao normal. E que nesse meio tempo, possamos cada vez mais nos preocupar com o nosso planeta e lutar por uma comunidade sem lixo.


Lucas Chiabi, Fundador do Ciclo Orgânico

Nossa Missão

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% do que descartamos diariamente, e quando destinados para aterros e lixões emitem gases de efeito estufa, contaminando o  solo e os rios.

O que não faz nenhum sentido, já que através da compostagem, em alguns meses pode virar o melhor adubo que existe, gerando ainda mais alimentos saudáveis. Fazendo com o que vem da terra, retorne pra ela em forma de um composto orgânico que só traz benefícios para o meio ambiente.

Foi com a intenção de promover a compostagem e levá-la para o maior número de pessoas possíveis, que surgiu em 2015 o Ciclo Orgânico. Oferecemos uma solução fácil, prática e local para que qualquer pessoa mude o destino do seu lixo.

Para nós do Ciclo, cada baldinho, cada resíduo por menor que seja, importa muito! E quanto mais pessoas fechando o Ciclo melhor!

Coleta

Em 2020 nossa equipe realizou mais de 54 mil coletas e somados, nossos ciclistas pedalaram por mais de 34 mil quilômetros! Essa distância é equivalente a mais do que uma volta inteira no planeta!

E isso tudo com um triciclo carregando até 200 quilos de resíduos orgânicos.

E somente pelo uso das bicicletas, deixamos de emitir mais de 102 toneladas de CO2 equivalente, neste mesmo período.

Compostagem

Em 2020, nós compostamos cerca de 443 toneladas de resíduos orgânicos de nossos clientes.

Além disso, também coletamos mais de 166 toneladas de vegetação e serragem que foram utilizados no processo de compostagem.

Isso significa que deixamos de mandar mais de 120 caminhões de lixo para os aterros sanitários. Com isso, evitamos a emissão de mais de 374 toneladas de gases causadores do efeito estufa que são gerados na decomposição dos resíduos orgânicos em aterros.

No lugar disso, produzimos mais de 267 toneladas de composto orgânico de alta qualidade.

Nossa comunidade

Neste ano, o Ciclo Orgânico conseguiu expandir ainda mais a sua abrangência no Rio de Janeiro, abrindo a possibilidade de coleta em novos bairros como: Rio Comprido, Grajaú e Recreio. Além da expansão da área de atendimento na Barra.

Além disso, nosso movimento continuou crescendo e hoje já atendemos mais de 2.000 residências, no Rio de Janeiro.

Veja a seguir o que alguns de nossos clientes têm a dizer sobre o Ciclo Orgânico:

“Acho o conceito do Ciclo Orgânico FANTÁSTICO! A transparência e cuidado desde o início, a atenção em cada mensagem, ligação que recebemos…o fato de serem ciclistas a fazerem as coletas, recebermos sementes e terra adubada mensalmente, tudo isso representa muitos valores de uma sociedade saudável. Desde que adquiri o meu baldinho, minha relação com o “lixo” vem sendo totalmente ressignificada. ” – Lissandra Amorim, cliente há 16 meses.

“Eu acho o serviço execelente, é prático, ajudamos a humanidade a viver mais e melhor, bora seguir nessa luta para que as pesoas entendam que cuidar do lixo é necessário e fundamental, afinal não jogamos NADA fora.” – Mariana dos Santos, cliente há 14 meses.

“O Ciclo Orgânico cumpre um papel fundamental da redução de resíduos orgânicos. E utilizo a prática para educar e discutir muitos temas com minha filha de 10 anos.” – Maurício Luz, cliente há 24 meses.

“Adoro o meu baldinho e fazer parte desse movimento de fechar o ciclo! Além de confiar muito na empresa que faz um trabalho correto e está fazendo sua parte por um mundo melhor!” – Mariana Dias, cliente há 21 meses.

“Obrigada, Ciclo Orgânico, por me ajudar a cuidar dos meus resíduos orgânicos! A cada mês, quando recebo o balanço da minha participação, tenho mais certeza de que esse é o caminho certo!!!” – Mariana de Oliveira, cliente há 18 meses.

“Eu adoro essa iniciativa de vocês. O Ciclo Orgânico fez toda diferença em minha vida. Até porque antes de conhecer o Ciclo Orgânico eu havia feito uma visita no lixão de Gramacho que muito me impactou. O Ciclo Orgânico é uma das iniciativas mais importantes para sustentabilidade que eu conheço aqui no Rio de Janeiro.” – Flávia Estill, cliente há 32 meses.

“Eu achei que ter um baldinho com orgânicos na minha cozinha ia ser muito complicado por causa da falta de espaço e possível mau odor. Pois não é nada complicado! Além disso, é muito bom saber que esse “lixo” tem um um destino certo!” – Paula Poncioni, cliente há 8 meses.

NOSSA EQUIPE VAI CRESCER

Em 2021, nossa equipe administrativa vai aumentar, para podermos lhe atender melhor.

Nossos planos incluem contratar mais uma pessoa para o nosso atendimento, melhorar nossa equipe de criação de conteúdo e também expandir nossa equipe operacional, para termos maior flexibilidade de dias e horários de coletas, além de poder se antecipar à eventuais imprevistos.

Expanção da Área de Atendimento

Em 2021, pretendemos expandir nossa área de atendimento para mais regiões da Barra, São Conrado, Itanhangá, Jacarepaguá, Freguesia, Méier, Engenho Novo, Lins, Santa Tereza e São Cristóvão.

Além disso, pretendemos também aumentar a quantidade de vezes que passamos em cada bairro para oferecer mais flexibilidade de dias e horários em nossas coletas.

Melhorias em nosso pátio de compostagem

Em 2021, pretendemos expandir ainda mais a quantidade de resíduo que nosso pátio pode receber e também aumentar a capacidade de carga de nossa Pá Carregadeira.

Além disso, também pretendemos construir uma cobertura em nosso pátio para melhorarmos as condições de compostagem em dias de sol ou chuvas fortes.

Ainda mais impacto positivo

No ano que vem, esperamos conseguir ampliar ainda mais o nosso impacto positivo podendo atender mais famílias e em mais regiões.

Nosso objetivo é conseguir dobrar o impacto do Ciclo Orgânico ao longo de 2021.

Para isso, contamos com vocês!

Se você ainda não faz compostagem conosco, não adie mais esse hábito sustentável. Venha fechar o Ciclo conosco!

E se você já é cliente, compartilhe a ideia com seus amigos e familiares.

Nunca foi tão fácil reduzir a quantidade de lixo que você produz!

Sabemos que ainda temos um longo caminho!

2020 foi um ano cheio de desafios para todos nós em muitos sentidos e com a ajuda de nossos clientes conseguimos superar. E chegamos ao final desse ano mais forte do que iniciamos.

Contudo, sabemos que esse é só o começo de nossa trajetória. Apenas mais um passo em rumo a uma cidade com menos lixo e onde o mesmo não seja visto como algo ruim, mas sim como fonte de vida!

No entanto, nem tudo de 2020 saiu 100% como esperávamos. Nós temos plena ciência de algumas falhas operacionais que tivemos e também de pontos em que podemos melhorar no nosso serviço. Mas pode ter certeza que faremos de tudo para sanar cada um desses pontos.

Em 2021, teremos muitos novos desafios e trabalharemos incansavelmente para melhorar em todos os sentidos. 

Esse é só o começo da história do Ciclo Orgânico e esperamos poder continuar compartilhando-a com todos vocês por muito tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.