O funcho, também conhecido como erva-doce, é uma planta utilizada como erva aromática e como erva medicinal. Também possui um grupo de cultivares (Foeniculum vulgare Grupo Azoricum, sin. Foeniculum vulgare var. azoricum), algumas vezes chamados de funcho-de-florença, funcho-doce-de-florença, funcho-doce ou ainda erva-doce-de-cabeça, mas geralmente denominados apenas como funcho, cujos talos das folhas são utilizados como verdura (são chamados incorretamente de bulbo do funcho, pois são os pecíolos e bainhas das folhas), sendo consumidos crus ou cozidos em saladas e outros pratos.
A erva-doce pode ser cultivado em diversas regiões climáticas, mas as melhores condições são encontradas em regiões de clima ameno ou moderadamente quente. E necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.
Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido sempre úmido, sem que permaneça encharcado. A falta de água pode induzir a planta a florescer precocemente.
As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta ou podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando têm de 10 a 15 cm de altura. Ao escolher o local de plantio, leve em conta que a planta é perene e pode sobreviver por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura, dependendo do local onde foi semeado. Além disso, é possível cultivá-lo em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.
Acolheita da erva doce pode ser realizada em 80 a 100 dias após o plantio.
A época da colheita das folhas de funcho ou erva-doce pode começar quando a planta está bem desenvolvida. Se o objetivo é colher as sementes, o ideal é que as folhas não sejam retiradas até a colheita das sementes. Assim, se você quer folhas e sementes, o ideal é que sejam cultivadas plantas para colher as folhas e outras plantas para colher as sementes.
Onde usar
Suas sementes são usadas em receitas de peixe, molhos, saladas, bolos e pães. As sementes secas são usadas para fazer chá, tanto para combater males de digestão e flatulência como apenas para degustação.
Já suas folhas, geralmente picadas, são usadas em pratos de arroz, molhos para massas, batatas e saladas.
Compartilhe conosco a sua experiência em cultivar erva doce! Qualquer dúvida, pode perguntar nos comentários! 😉 #FecheOCiclo
Boa Tarde!
Gostei muito desse artigo, tenho um pé de erva doce igual a foto , varias folhas verdes , ainda jovem com 60 dias. obrigada
funcho e erva doce a mesma coisa? o funcho não terá flores amarelas, enquanto a erva doce não terá flores brancas? na opinião de um leigo até poderão ser da mesma família mas serão a mesma coisa? tenho as minha dúvidas, por isso gostava de ser esclarecido
I’ve been troubled for several days with this topic. casinocommunity, But by chance looking at your post solved my problem! I will leave my blog, so when would you like to visit it?