5
(8)

O funcho, também conhecido como erva-doce, é uma planta utilizada como erva aromática e como erva medicinal. Também possui um grupo de cultivares (Foeniculum vulgare Grupo Azoricum, sin. Foeniculum vulgare var. azoricum), algumas vezes chamados de funcho-de-florença, funcho-doce-de-florença, funcho-doce ou ainda erva-doce-de-cabeça, mas geralmente denominados apenas como funcho, cujos talos das folhas são utilizados como verdura (são chamados incorretamente de bulbo do funcho, pois são os pecíolos e bainhas das folhas), sendo consumidos crus ou cozidos em saladas e outros pratos.

A erva-doce pode ser cultivado em diversas regiões climáticas, mas as melhores condições são encontradas em regiões de clima ameno ou moderadamente quente. E necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido sempre úmido, sem que permaneça encharcado. A falta de água pode induzir a planta a florescer precocemente.

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta ou podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando têm de 10 a 15 cm de altura. Ao escolher o local de plantio, leve em conta que a planta é perene e pode sobreviver por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura, dependendo do local onde foi semeado. Além disso, é possível cultivá-lo em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.

Acolheita da erva doce pode ser realizada em 80 a 100 dias após o plantio.

A época da colheita das folhas de funcho ou erva-doce pode começar quando a planta está bem desenvolvida. Se o objetivo é colher as sementes, o ideal é que as folhas não sejam retiradas até a colheita das sementes. Assim, se você quer folhas e sementes, o ideal é que sejam cultivadas plantas para colher as folhas e outras plantas para colher as sementes.

Onde usar

Suas sementes são usadas em receitas de peixe, molhos, saladas, bolos e pães. As sementes secas são usadas para fazer chá, tanto para combater males de digestão e flatulência como apenas para degustação.

Já suas folhas, geralmente picadas, são usadas em pratos de arroz, molhos para massas, batatas e saladas.

 

Compartilhe conosco a sua experiência em cultivar erva doce! Qualquer dúvida, pode perguntar nos comentários! 😉 #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.