Dicas para evitar o mau cheiro no seu baldinho!

Esse post é pra você que ainda não tem o nosso baldinho e ficou na dúvida se vai ter mau cheiro em casa, ou então, para quem já tem e está na dúvida se está fazendo algo de errado.

Cheiro é bastante relativo, algumas pessoas são mais sensíveis do que outras mas o que a gente consegue garantir é que é possível fechar o ciclo sem ter nenhum odor desagradável em casa, mas para isso nossas 3 primeiras dicas são essenciais. As 3 últimas são para caso você queira deixar o seu baldinho cheiro zero!

1. Carnes e cozidos, só no congelador!

Apesar de serem compostáveis, são justamente os resíduos que mais geram odores no processo de decomposição, isso se deve pela quantidade de proteínas e gorduras presentes neles, além de outros compostos químicos. Mas não quer dizer que você não possa compostar, nossa dica é congelá-los!

Você pode armazená-los em um zip lock, pote hermético de vidro, ou embalagem reutilizada de sorvete. E guardá-los no seu congelador até o dia da sua coleta, ou colocar no seu baldinho no dia anterior.

Se for mais prático para você, pode congelar todas as suas cascas e sobras de alimentos e passá-los para o seu baldinho somente no dia da coleta. Alguns clientes preferem dessa forma, além de eliminar completamente

2. Deixe o baldinho longe do sol.

O calor é um fator que acelera a decomposição dos resíduos, por isso deixa-lo em um local que bata sol, não é boa ideia! Quanto mais fresco e arejado, melhor para que o seu baldinho não gere nenhum tipo de odor.

3. Mantenha o balde ou bombona sempre fechado.

Nossos baldes e bombonas são fabricados para a utilização industrial, principalmente para o armazenamento de alimentos. O baldinho tem a tampa que entra bem justa e quando bem fechada é possível escutar um click! Que é sinal que ele está bem fechado e completamente lacrado, sem chances de qualquer odor sair dele.

Já a bombona, você pode pedir para que ela venha com o lacre metálico, mas o mais importante é mantê-los fechados e só abrir quando for colocar os resíduos.

4. Tenha uma lixeirinha de pia.

Uma boa dica, é utilizar uma lixeirinha de pia somente para os orgânicos, além de tornar ainda mais prática a separação, a lixeirinha evita ter que abrir e fechar o baldinho e bombona várias vezes ao dia. Assim você consegue garantir que o baldinho passe a maior parte do dia lacrado e que mesmo que tenha algum resquício de cheiro, ele não sairá do seu baldinho.

Além disso, para quem mora em casa, é possível deixar o baldinho do lado de fora e levar a lixeirinha somente no fim do dia.

5. Jornal ou papelão no fundo.

Essa dica aprendemos com nossos clientes… Colocar jornal ou papelão picado no fundo do balde é uma ótima dica para ficar com seu balde seco e sem cheiro depois da coleta – papelão ou jornal (preto e branco) também podem ir para a compostagem.

6. Bicabornato de sódio na lavagem do balde.

Após a coleta, nossa dica de higienização do baldinho é colocar uma colher de sopa de bicabornato de sódio e depois enxaguá-lo. Além de biodegradável, o bicabornato é um excelente neutralizador de cheiro, presente em diversos produtos de limpeza ele é incrível para o seu baldinho.

Outro produto de limpeza ecológico é o multiuso caseiro, essa dica aprendemos com a Karin do Por favor Menos Lixo. “Basicamente você precisa de vinagre, ácido cítrico (em pó ou cascas de frutas cítricas) e um pouco de água. Só deixar casas de limão, laranja ou tangerina imersas em vinagre de álcool branco por pelo menos duas semanas. Depois é só bater no liquidificador e coar, ou coar direto. Pode diluir em água de acordo com sua preferência ou deixar concentrado.”

Avatar
Autor:
Lucas Chiabi
Sobre:
Lucas Chiabi, de 25 anos. Mineiro de Belo Horizonte, o estudante de Engenharia Ambiental da UFRJ queria ser lixeiro quando criança. Hoje, está à frente da Ciclo Orgânico, a primeira empresa do Brasil de coleta com bicicletas e compostagem de resíduo orgânico residencial. O empreendimento atende mais de 400 residências em 16 bairros: Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, Lagoa, Urca, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Catete, Glória e Centro.
Mais artigos de: Lucas Chiabi

2 Comments

  1. Esse “Outro produto de limpeza ecológico é o multiuso caseiro, essa dica aprendemos com a Karin do Por favor Menos Lixo. “Basicamente você precisa de vinagre, ácido cítrico (em pó ou cascas de frutas cítricas) e um pouco de água. Só deixar casas de limão, laranja ou tangerina imersas em vinagre de álcool branco por pelo menos duas semanas. Depois é só bater no liquidificador e coar, ou coar direto. Pode diluir em água de acordo com sua preferência ou deixar concentrado.” é só para tirar odor?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!