10 ideias de como fazer uma horta gastando menos!

Ter uma hortinha em casa é considerado como um estilo de vida saudável, que traz benefícios tanto físicos (faz fez pro corpo, de um modo geral) como mental (sabe aquela sensação de tranquilidade? Então, comece uma horta!). E neste artigo compartilharemos com você algumas ideias de hortas práticas, bonitas e gastando bem pouco – ou quase nada.

1. Pallets de madeira

Você já pensou em usar pallets de madeira na sua horta? Eles são ótimos para colocar em qualquer canto do seu apê que tenha uma boa entrada de sol e que você deseje montar a sua hortinha! O bacana do pallet é que é fácil de ser encontrado e muitas vezes são descartados como lixo. Como assim, né?! Ele pode ser utilizado para fazer hortas verticais ou horizontais. Segue abaixo uns modelos que podem te inspirar e começar já a sua hortinha.

Exemplo de horta com pallet
Exemplo de horta com pallet
Horta suspensa com pallet
Horta suspensa com pallet

2. Garrafa Pet

Uma forma bacana de reaproveitar aquelas pets que estariam sendo descartadas para o aterro ou as que você separa para a reciclagem, podem se tornam ótimas opções para uma linda horta vertical! É fácil, custo quase zero e você pode personalizar as garrafas do modo que você quiser! ☺

Horta em Garrafa PET
Horta em Garrafa PET

3. Caixote de feira

Por vezes, ao final da feira ou em algum hortifrúti, vemos caixotes sendo descartados como lixo, sendo que este pode ter diversas utilidades distintas além de carregar frutas e legumes. Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, encontrará ideias de reaproveitamento de caixotes para hortas, armários, estantes etc. Bom, aqui a nossa intenção é te inspirar a começar uma horta reaproveitando ao máximo os recursos que nós possuímos de um modo gratuito, e evitando o descarte destes tipos de resíduos. Segue abaixo uma ideia simples e super bonita utilizando caixote.


 Personalize do seu jeito!

Horta em caixas de feira
Horta em caixas de feira

4. Pneu de carro

Você dirige? Conhece alguém que dirija? Que tal pegar aquele pneu que seria jogado fora e reaproveita-lo como um lindo terrário para uma horta caseira? Este tipo de material também é fácil de ser encontrado – afinal, as pessoas estão andando cada vez mais de carros ☹ – e uma forma positiva de aproveitar este material é utilizando para o plantio de mudas de temperos, por exemplo.

Lixo? Não! Recurso! 😉

Horta em Pneu de carro
Horta em Pneu de carro

5. Cano PVC

Toda obra tem sempre a sobra de algum tipo de material, principalmente canos pvc. Tem outros tipos de canos que também são descartados, é claro, e merecem uma atenção especial quando se pensa em utilizá-lo para construir uma horta vertical. Segue abaixo um mini guia, de instruções para você que deseja reaproveitar aquele cano velho, ou usado.

Modo de fazer horta em cano de PVC
Modo de fazer horta em cano de PVC
Horta em cano de PVC
Horta em cano de PVC

6. Coco verde (que depois vira coco seco)

Tomou aquela água de coco e depois não sabe o que fazer com ele? Bom, existe a compostagem – que o transforma em adubo- ou você pode fazer um arranjo com esse coco! Fica super charmoso e diferente. É claro que depois de um tempo ele irá secar e terá uma aparência amarronzada, mas não perderá a essência de um bom jarro natural e que pode ser enterrado na terra, caso deseje coloca-lo em um jardim depois de um tempo. 😉

Horta em coco verde
Horta em coco verde

7. Lata de alumínio usada

Latas de leite, milho, ervilha, doces em conserva…enfim, uma variedade de latas que podemos reaproveitar e transformar em um lindo jardim vertical, como podemos ver na foto abaixo. É ou não uma boa ideia? Vamos plantar! 🙂

Horta em lata de alumínio
Horta em lata de alumínio

8. Vasos maiores

Que tal plantar batata ou cenoura em um vaso com um tamanho maior e ainda colhe-los em casa? Dá super certo até mesmo plantando em um baldinho usado! O bacana é reutilizar e tentar montar a sua própria horta.

Que tal plantar uma batata? =)

Horta em vaso maior
Horta em vaso maior

9. Horta em vasinhos com a decoração utilizando tela de galinheiro

Neste caso, você faz uma horta pensando não só nos benefícios positivos de ser saudável como esteticamente para a sua casa/apt. Fica lindo e traz um charme especial!

Uma graça, não é?!

Horta em tela de galinheiro
Horta em tela de galinheiro

10. Potes de vidro que você não usa

Para aqueles que compram óleo de coco, compotas de doces, enfim, qualquer produto que venha em pote de vidro, e depois não sabe como usa-lo, lá vai a dica: reutilize para plantar mudas de temperos e deixa a sua cozinha ainda mais linda! Na foto abaixo mostra o quão fofo ficaria e é uma ótima ideia, não acha? 😉

Horta em potes de vidro
Horta em potes de vidro

Espero que tenhamos inspirado você neste post e que te estimule a começar hoje mesmo aquela tão sonhada horta orgânica em casa. O adubo você já tem – o do Ciclo Orgânico- e agora é mão na massa! ☺ #FecheOCiclo

Autor:
Thamyris Soliva
Sobre:
Thamyris Soliva, 24 anos, carioca e apaixonada pela natureza e animais! Publicitária, namorada do Lucas e mais um braço do Ciclo Orgânico desde 2015.
Mais artigos de: Thamyris Soliva

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!