4.3
(9)

Você sabe qual é a diferença entre Biofertilizante e Chorume

Quando falamos em compostagem sempre vem a dúvida sobre o líquido produzido através disso, que é o biofertilizante, muitas vezes confundido com o chorume. “Mas ué, como assim?” Pois é, a definição pode parecer semelhante, mas na verdade são distintas. Veja bem, o Chorume é um líquido altamente tóxico, 200x mais tóxico que o esgoto doméstico (!!!), e este líquido escorre nos locais de descarte de resíduos sólidos – lixões e aterros sanitários.

Este líquido possui cheiro muito desagradável, é gerado a partir dos rejeitos e resíduos jogados nos aterros, – diga-se de passagem que além de restos de alimentos, eletrônicos, há também animais em decomposição, bituca de cigarro, fraldas descartáveis, absorventes íntimos, preservativos, cotonetes e esponjas. Há também matérias inorgânicas tais como os metais pesados etc – e estas substâncias presentes neste líquido produzido contaminam seriamente os rios, lagos e o nosso lençol freático de uma maneira assustadora; em todos os casos desencadeia a contaminação da água e do solo.

 

Lixão a céu aberto e um senhor à procura de recicláveis.

Lixão a céu aberto e um senhor à procura de recicláveis.

“O chorume é considerado uma das substâncias mais nocivas que se conhece. Ao lado do plutônio e da dioxina, o chorume constitui uma das três mais perigosas substâncias do mundo moderno. Retenha-se que o fluído chega a ser 200 vezes mais destrutivo do que o esgoto.” (Fonte: Recursos Hídricos: Impactos da Produção dos Alimentos e dos Resíduos Orgânicos – Maurício Waldman).

 

Chorume que escorre dos lixões e um senhor à procura de recicláveis.

Chorume que escorre dos lixões e um senhor à procura de recicláveis.

Já o Biofertilizante (também conhecido como chorume do bem ou húmus líquido) é uma substância líquida gerada na compostagem doméstica com minhocas. É gerado a partir de uma seleção cautelosa de matérias orgânicas, já que no minhocário não podem ser compostados todos os tipos de alimentos, não sofre contato com metais pesados presentes nos locais de descarte de resíduos citados anteriormente. Sendo assim, a partir deste tipo de tratamento de resíduo, o biofertilizante/chorume produzido é altamente nutritivo para o solo e para as plantas, servindo também para o combate de pragas e insetos que causam danos às plantinhas, um caso clássico é a mancha no manjericão: utilizando a dose certa de biofertilizante dissolvido em água, ajuda a acabar com as manchas indesejadas causas por moscas.

Como utilizar

O Biofertilizante pode ser utilizado de muitas maneiras para obtenção de vários benefícios como a adubação foliar e do solo, germinação de sementes, propagação vegetativa (estaquia) e como repelente natural para as plantas.
 Para sua utilização na adubação deve-se diluir o chorume orgânico com água na proporção de 1/5 a 1/10 (1 parte de chorume para 5-10 partes de água) para melhor absorção dos nutrientes e para se evitar que as folhas fiquem queimadas devido ao excesso de acidez. Este líquido diluído nas proporções recomendadas pode ser aplicado diretamente ao solo durante a rega a cada 7-10 dias ou pode ser pulverizado sobre as folhas com ajuda de um borrifador com a mesma frequência (a cada 7-10 dias).

 

Pode-se diluir de 1/10, 1/20 e até 1/30

Pode-se diluir de 1/10, 1/20 e até 1/30

 

Como funciona o minhocário e a produção do chorume do bem

Como funciona o minhocário e a produção do chorume do bem

E agora, ainda tem dúvidas sobre chorume e biofertilizante? Espero que tenha curtido este conteúdo feito pra você! Comente em nosso post as suas dúvidas e sugestões, adoraremos lê-los! Um abraço e até a próxima. 😉

Caso queira comprar o Biofertilizante líquido, clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.