4.6
(19)

A rúcula é uma folhosa de baixo valor calórico e pertence à mesma família das seguintes verduras : couve, couve-flor, mostarda e rabanete. Possui valiosos antioxidantes, que são considerados essenciais na prevenção da atividade de radicais livres no corpo. É uma verdura rica em vitaminas A, C e K, que são muito importantes para a manutenção da saúde. Muito rica em minerais, essa verdura também é uma ótima fonte de Cálcio, Ferro, Potássio, Manganês e fósforo, que são minerais fundamentais para a saúde.

Plantio

Se você deseja ter rúcula em casa, o ideal é plantar em jardineiras com mais de 15cm de largura e 20cm de altura. Deixe também uma distância de 2cm. A rúcula se desenvolve melhor entre o outono e a primavera.

O sol da manhã é o mais indicado e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. É preciso regar a terra diariamente, uma vez pela manhã e a outra no final da tarde.

Após um mês de plantada, já terá sua rúcula prontinha pra saladas. Para retirar é só cortar o talo próximo à raiz. Ela rebrota mais uma vez.

Para replantar é só preencher a terra perdida na colheita. Mas a cada quatro replantios, o ideal é trocar a terra para evitar pragas. A manutenção nos canteiros deve ser feita para não permitir o crescimento de ervas daninhas que competem por luminosidade e nutrientes.

Benefícios da Rúcula

E para quem almeja um corpo saudável e definido, a rúcula pode ser acrescida sem medo nas refeições do dia a dia. O vegetal possui pouquíssima quantidade de calorias e ainda proporciona saciedade, devido à presença das fibras alimentares em sua composição nutricional. Isso faz com a fome seja inibida, evitando a gula ou os lanchinhos extras nos intervalos das refeições. Além disso, as folhas podem ser poderosas aliadas para quem deseja perder peso.

E por fim, segue uma receitinha para você experimentar com as folhas de rúcula que você irá colher em breve:

Receita de salada de rúcula

Ingredientes:

  • 1 maço de rúcula;
  • 2 tomates seco picados;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 200 g de ricota picada;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave a rúcula e escorra. Em uma saladeira adicione a rúcula, tomates picados, ricota e tempere com vinagre, alho, sal e azeite. Leve para gelar e sirva fresca. Se quiser adicione croutons. 

Compartilhe conosco a sua experiência em cultivar a sua mudinha de rúcula! #FecheOCiclo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.