5
(2)

Com o dia a dia corrido, muitas pessoas perdem o contato com a natureza, principalmente nas grandes cidades. Por isso, a decoração de interiores com plantas está cada vez mais em alta, afinal é uma maneira de trazer um pouco de natureza para o nosso lar.

Um dos principais benefícios de ter plantas em casa é a purificação do ar e o embelezamento do ambiente. Ter plantas também é interessante porque elas levam um pouco de cor, volume e alegria para os ambientes.

Basta conhecer as características de cada espécie de plantas, pois, por exemplo, algumas necessitam de mais sol e outras menos.

Para quem tem uma vida mais agitada ou é mais esquecido, as suculentas são uma ótima opção, pois podem ser criadas sem precisar de muita água.

Para os amantes da culinária, plantar os seus próprios temperos pode ser uma opção para trazer personalidade, muita vida e ligação com a natureza, porém elas vão precisar de muito cuidado por serem mais frágeis.

Devemos lembrar que você pode tanto elaborar uma decoração de interiores com plantas artificiais quanto investir em uma decoração de sala com plantas naturais, mas no segundo caso é preciso saber escolher os melhores tipos de flores e plantas para se adaptar bem às condições do seu ambiente.

Decorando a sala

A sala é teoricamente o lugar que deveria ter mais plantas, uma vez que é um dos cômodos mais usados e principalmente pelas visitas. Por isso precisa de uma decoração especial.

Se você tem uma sala pequena, tome cuidado para não adquirir plantas grandes que irão crescer ainda mais.

Tente deixar as plantas perto da janela para receberem mais iluminação.

Algumas espécies que caem bem na sala são cactos, samambaias, e lírio da paz.

Decorando o quarto

Uns dos benefícios de ter plantas no quarto é que purificam o ar e acalmam o ambiente, proporcionando uma boa noite de sono. A aloe vera, além de remover substâncias tóxicas como o formaldeído, enriquece o ambiente com oxigênio, o que auxilia na melhora do sono.

Para evitar a sensação de um quarto sobrecarregado, invista em plantas menores.

Você pode por as plantas no criado ou então suspensas em prateleiras ou até mesmo em ganchos na parede. Outra forma é colocar as plantas sobre uma mesa que fica grudada na parede.

Faça uma esquina de plantas! Se você tem um espacinho a mais ou um canto que sempre junta bagunça, que tal transformá-lo em um cantinho verde? Plantas de diferentes tamanhos podem formar composições interessantes juntas.

Para quem não tem muito espaço, suspender é sempre a melhor pedida. Existem vários modelos de vasos suspensos, dos mais rústicos até os mais modernos.

Se o seu quarto é amplo, você pode escolher vasos de plantas maiores como a popular Figueira Lira ou a Costela de Adão, que possuem folhas grandes e um verde bem marcante, que podem se destacar na decoração. Você também pode optar pela Filodendro, pois melhora a umidade do ambiente. Já a Hera, absorve toxinas perigosas e reduz a quantidade de mofo.

Decorando o banheiro

Você sabia que também é possível investir em uma decoração com plantas no banheiro?

Pois é, é bem comum que a gente acabe usando pequenos vasos para fazer a decoração com plantas artificiais para banheiro, pois como esse espaço é fechado e úmido acreditamos que as plantas não vão se desenvolver bem, mas na verdade há espécies de plantas adequadas para esse cômodo e que podem garantir um ambiente muito mais bonito e acolhedor.

Mas é muito importante analisar bem como é seu banheiro antes de começar a elaborar o projeto de decoração com plantas no banheiro, Por isso, verifique o tamanho do banheiro, quantidade de luminosidade, ventilação, umidade e até mesmo o tipo de móveis.

Algumas dicas de espécies para banheiro são: Espada de São Jorge: não precisa de luz direta e se adapta bem a espaços úmidos, além de não ocuparem muito espaço; Cactos ou suculentas: ótimas para usar no banheiro, precisa de exposição-indireta ao sol.

Áreas externas

Aposte no cultivo de árvores frutíferas. Além de deixarem os espaços mais bonitos, elas ainda fornecem alimentos e atraem pássaros.

Observe o ambiente

Para saber qual planta escolher para cada ambiente, é necessário ter em mente a ventilação e a incidência de luz de cada espaço. Isso influenciará no desenvolvimento do vegetal.

Não tenha medo de errar

Tente brincar com as diferentes texturas, cores e formatos de folhas. Não tenha medo de errar na hora de combinar: planta combina com planta! Apenas lembre-se de colocar juntas plantas que gostem das mesmas condições de luz.

Crie uma mini floresta

Se você quer cercar-se de verde, mas não sabe bem como fazer isto, pode optar pelo conceito de ‘floresta urbana’, que nada mais seria que um agrupamento de vasos de distintos tamanhos, e cada um com uma folhagem diferente, assim você cria a ilusão de ter uma pequena floresta de arbustos em seu ambiente.

Motivos para decorar com plantas

Trazem textura para a decoração

A maioria dos elementos que compõem a decoração de um ambiente costuma ter formas geométricas, cantos agudos e superfícies lisas. As plantas com suas formas orgânicas e sua textura rugosa são perfeitas para criar contraste com a “dureza” dos móveis e trazer suavidade e aconchego para a decoração.

Preenchem cantos vazios

Sobrou na sala ou no quarto aquele canto vazio? Plantas são um jeito de decorar este local.

Purificam o ambiente

Segundo a NASA, as plantas são capazes de filtrar substâncias poluentes como benzeno e amoníaco e purificar o ar dos ambientes.

Nos mantém conectados com a natureza

Em nossas vidas urbanas passamos mais tempo confinados em ambientes fechados do que ao ar livre. Portanto, trazer um pouco de plantas para os interiores faz bem para a nossa cabeça.

Conheça alguns tipos de plantas

Jibóia

É uma planta de clima tropical, acostumada a viver sob a sombra de outras plantas. Para que cresça saudável é importante um solo rico em matéria orgânica combinado com irrigações frequentes, calor e uma boa luminosidade.

Antúrio

Tradicionalmente usada em vasos no interior das casas, não requer sol direto para se desenvolver e possui flores muito duráveis. Suas folhas têm formato de coração e suas flores podem ser de diversas cores, como vermelho, branco, verde, roxo ou rosa. Se desenvolve bem em local bem iluminado, somente com luz difusa.

Marantas

Devem ser cultivadas à meia-sombra: expô-las à luz solar direta e intensa faz com que as folhas fiquem descoloridas, enroladas e com as margens secas.

Orquídeas

É uma das opções preferidas de quem gosta de flores. Podem ser acomodadas em interiores, pois gostam de luz indireta.

Samambaias

Requer mais regas, mas é uma das queridinhas.

Suculentas

Exigem poucos cuidados, como regas. São boas opções para áreas como banheiros e cozinhas.

Cacto

É bastante resistente, podendo estar dentro ou fora de casa.

Espada de São Jorge

É uma das plantas na decoração mais usadas. É resistente e pode ficar tanto à meia-sombra quanto no sol pleno.

Algumas formas de dispor as plantas

Vasos

Os vasos são uma ótima alternativa para incluir plantas em casa, seja dentro ou fora dela. Como há diferentes tamanhos, dá para ter tanto em um apartamento pequeno quanto em imóveis maiores.

Vasos podem abrigar diferentes tipos de flores, folhagens, arbustos e até árvores de pequeno porte. Além disso, eles podem ser feitos de vários materiais que se adaptam a diversos estilos. Porém, vale ressaltar que o vaso deve oferecer espaço suficiente para a planta se desenvolver.

Outro cuidado importante é em relação ao material de vasos e cachepôs. Os de barro e cimento deixam passar umidade, o que pode prejudicar a aparência dos móveis. Prefira materiais como metal.

Suporte e pendentes

Se não houver espaço no chão, vasos pendentes sobre os móveis são uma boa ideia.

A jibóia é uma planta interessante para esse objetivo uma vez que cresce para baixo.

Na estante

Coloque-as nos cantos e beiradas de estantes, prateleiras e móveis. Nestes locais, as plantas ajudam a realçar o espaço. Prefira plantas choronas como samambaias, filodendro roxo ou jiboias.

Jardim vertical

Uma outra ideia para quem não possui muito espaço em casa, é o jardim vertical. Ele pode ser utilizado na sala, sacada de apartamento, varanda, corredor, cozinha, quintal, onde você quiser.

Há muitos modelos e você mesmo pode fazer! Que tal utilizar materiais recicláveis para fazer o seu jardim vertical, como tubos de PVC ou pallets?

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

vivadecora.com.br/revista/decoracao-com-plantas/

dicasdemulher.com.br/decoracao-com-plantas/

blog.meurodape.com/decoracao-com-plantas-dicas-para-cada-canto-da-casa/

artmaison.com.br/blog/decoracao-com-plantas-5-dicas-imperdiveis-para-sua-casa/

casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2017/02/5-dicas-de-como-usar-plantas-na-decoracao-de-moveis.html

blog.archtrends.com/ideias-de-decoracao-com-plantas-para-ter-em-casa/

temmais.com/colunistas/decoracao/bia-julio/como-decorar-com-plantas

meuestilodecor.com.br/5-motivos-decorar-com-plantas/

panoramamoveis.com.br/blog/3-dicas-praticas-para-decorar-sua-casa-com-plantas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.