5
(2)

A cebolinha é uma planta perene oriunda da China, sendo cultivada lá e no Japão desde a antiguidade. Esta erva tem pseudocaules e folhas cilíndricas ocas, e não forma bulbos como a cebola. Há muitas cultivares de cebolinha-verde, principalmente na Ásia, onde há cultivares altas e baixas.

As folhas e os pequenos pseudocaules das cultivares baixas são utilizados em diversos tipos de pratos, e podem ser consumidos tanto crus quanto cozidos. Os longos pseudocaules são a parte mais apreciada das cultivares altas.

E o melhor ainda está por vir: a cebolinha é muito fácil de ser cultivada! Sabe o que isso significa? Que você pode ter cebolinhas plantadas em casa para usar sempre que desejar.

A cebolinha pode ser plantada em canteiros, jardins, jardineiras e vasos. Quer saber como plantar cebolinha e ter essa plantinha sempre que precisar?

Espécies

Podemos encontrar nos canteiros por ai duas espécies. A mais conhecida e consumida por nós é a Allium fistulosum, de origem asiática e que possui folhas tubulares mais grossas e inflorescência branca esverdeada. Já a outra é a Allium schoenoprasum, conhecida como cebolinha francesa, originária da Europa, que possui folhas mais finas, com tons de verde um pouco mais forte e inflorescência na cor roxa, sendo até bastante utilizada para fins ornamentais nos países de origem.

Solo ideal para cebolinha

As cebolinhas apreciam solo fértil, rico em matéria orgânica. Por isso, antes de iniciar o plantio providencie uma terra de boa qualidade.

Outra dica muito importante: a cebolinha precisa de pelo menos quatro horas por dia de sol direto. Portanto, na hora de escolher o local para plantá-la verifique a incidência de luz solar.

Caso faça o plantio diretamente em um canteiro ou jardim, a recomendação é arar a terra antes, deixando-a bem macia. Em seguida, prepare-a com adubo orgânico, como o húmus de minhoca, por exemplo.

Também é importante manter o solo protegido com cascas de pinus, serragem ou outro material que impeça a proliferação de ervas daninhas, já que esse tipo de planta pode acabar competindo com a cebolinha na obtenção de nutrientes e espaço.

Semente ou muda

A cebolinha pode ser plantada por meio de sementes ou a partir de mudas já “pegadas”. Em ambos os casos, a cebolinha se desenvolve muito bem. A diferença está no tempo de colheita, uma vez que ao optar por mudas prontas você adianta uma boa parte do processo.

Tanto as mudas, quanto as sementes podem ser facilmente encontradas em lojas de jardinagem e até mesmo em supermercados.

Como plantar cebolinhas em semente

Para plantar cebolinhas em semente comece preparando o solo, como descrido anteriormente.

Faça pequenas covas, com no máximo um centímetro de profundidade e coloque as sementes de três em três.

É importante manter as fileiras afastadas uma das outras por pelo menos 15 centímetros.

As sementes da cebolinha germinarão mais rapidamente em dias quentes. Caso faça o plantio no outono ou inverno, o tempo de germinação poderá ser mais demorado.

A cebolinha não precisa ser transplantada, apenas faça o desbaste das mudas menores e menos desenvolvidas.

Mantenha o solo com as sementes das cebolinhas sempre bem regado, mas nunca encharcado. O solo deve ser bem drenado.

Como plantar cebolinhas em mudas

Agora se você prefere plantar as cebolinhas por meio de mudas o processo é igualmente simples. Com as mudas de cebolinha, faça covinhas na terra de tamanho suficiente para cobrir as raízes.

Em seguida, coloque as mudas no solo e aperte suavemente em torno para “fixar” a planta. Regue na sequência, lembrando de manter o solo sempre úmido até a pega completa.

Como replantar cebolinha que veio do mercado ou da feira

Sabe aquela cebolinha que você trouxe da última vez que foi ao mercado ou a feira? Plante-a!

Pode conferir, com certeza, ela tem um bulbo branco com raízes.

Daí é só retirar as folhas que você irá consumir e colocar esse bulbo com raízes em um copo com água por alguns dias.

Quando notar que as raízes estão maiores e as primeiras folhinhas começaram a despontar na parte superior do bulbo, replante a cebolinha em um vaso com terra de boa qualidade ou diretamente em um canteiro.

Como plantar cebolinha em vaso

Muita gente não tem espaço para plantar cebolinha diretamente na terra e, por conta disso, acaba fazendo o plantio no vaso. Tudo bem! Ela vai se desenvolver e ficar linda também.

Mas é preciso ter alguns cuidados para garantir que você colha cebolinhas no futuro.

O primeiro cuidado é a escolha do vaso. Prefira um de tamanho médio para ter certeza que a cebolinha vai ter espaço para crescer.

Observe a drenagem do vaso. Ele precisa ter furinhos em baixo para que o excesso de água escorra. Também é importante utilizar pedrinhas, argila expandida ou carvão no fundo do vaso para facilitar a drenagem.

Em seguida, adicione terra adubada e plante a cebolinha. Cubra o restante do vaso com o resto de terra e o coloque em um local com boa incidência de luz solar direta.

Esqueça aquela ideia de querer deixar o vaso de cebolinha na pia da cozinha. Isso só vai dar certo se a sua cozinha receber boa quantidade de luz solar direta, do contrário, nem pensar.

Como cuidar da cebolinha

Acerte na luminosidade

Cebolinha sem sol não existe. A planta precisa de um mínimo de quatro horas diárias de luz direta sobre as folhas.

Ou seja, muito provavelmente você não vai conseguir cultivar cebolinha dentro de casa. Por isso, o melhor lugar para quem tem pouco espaço é fazer uma hortinha vertical em uma parede que receba luz solar.

Também vale colocar os vasinhos de cebolinha na varanda, apoiadas na grade de proteção, por exemplo.

Já quem tem jardim ou um canteiro, verifique apenas a incidência de luz antes de fazer o plantio. Não plante a cebolinha em um local sombreado ou debaixo de plantas maiores. 

Regue com frequência

A cebolinha também gosta de água. E não é para menos, afinal ela passa o dia inteiro no sol. Faça regas regulares sempre que notar o solo seco.

Mas tome cuidado para não exagerar e regar demais. Um solo muito úmido pode apodrecer as raízes.

Colheita

A colheita de folhas da cebolinha-verde pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade. A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do pseudocaule. Neste caso a colheita é realizada por alguns horticultores cerca de 3 meses após o plantio, enquanto outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais.

 

Dúvidas? Escreva pra gente nos comentários! #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.