Conheça os 8 R’s da sustentabilidade

Por muito tempo, os 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) foram a base do processo sustentável que, agora, complementa-se com mais cinco ações. Colocado em prática no dia-a-dia, o conjunto fará toda a diferença.

Os conceitos dos R´s foram criados após a Segunda Guerra Mundial, quando os países sofriam com a escassez de produtos industrializados. Com o passar do tempo e a conscientização ambiental mais disseminada, a questão foi sendo repensada para ser mais abrangente, chegando- se aos 8 R’s, que são:

1) Refletir

Qualquer ato de consumo causa impactos no planeta.  Repense suas atitudes de consumo. Antes de comprar qualquer coisa é preciso refletir sobre a real necessidade do que estamos consumindo e sobre o ciclo de vida desses produtos. Preciso mesmo desse produto ou serviço? Como é o processo de produção? É durável, reaproveitável, reciclável? Quais os impactos da minha escolha no meio em que vivo?

2) Reduzir


Reduzir é essencial para o consumo consciente. Diminuir a geração de resíduos, desperdiçar menos e consumir apenas o necessário, são pequenas ações que contribuem com o meio ambiente e também com o seu bolso. Economizar insumos, água e energia faz uma grande diferença! Utilize menos embalagens.

3) Reutilizar

Use até o fim, não compre novo por impulso. Invente, inove, use de outra maneira. Talvez vire brinquedo, talvez um enfeite, talvez um adereço.
Dê uma nova utilidade a objetos que seriam jogados fora, tais como embalagens de vidro para armazenar alimentos, caixas para organizar objetos, pneus para confeccionar poltronas etc. São muitos produtos que costumam ir para o lixo e podem se transformar em novos objetos.

4) Reciclar

Se não for possível reutilizar, recicle. Permita que o seu resíduo se transforme em matéria-prima para a fabricação de novos materiais. Separe os recicláveis para a coleta seletiva. Se a sua cidade não contar com esse serviço, procure por cooperativas de catadores ou locais que façam a logística reversa. Os orgânicos podem ir para a compostagem e virar adubo para a horta ou jardim. A reciclagem economiza insumos e energia, além de contribuir para a geração de emprego e renda. Saiba como ter o seu baldinho aqui! 🙂

5) Respeitar

Respeite o meio ambiente e seus limites. Zelar pela saúde do ecossistema e dos indivíduos que dele fazem parte é essencial para uma vida em harmonia. Retire da natureza apenas o que for necessário. Se respeitarmos os seus limites, o meio ambiente se restabelece naturalmente. Lembre-se, a cada compra que fizemos novos recursos precisam ser explorados, a maioria dos quais são finitos. Ao mesmo tempo, mais resíduos são gerados. Respeite o próximo e as futuras gerações. Não deixe para eles um mundo mais sujo e escasso do que aquele que você encontrou.

6) Reparar

Prefira materiais duráveis e que possam ser reparados. Quebrou? Tente consertar. Diga não à cultura dos descartáveis. Nossos recursos são finitos e não há mais espaço para tanto lixo. Conserte suas roupas, eletrônicos, eletrodomésticos. Além de dar uma nova chance aos seus pertences, há muitos pequenos negócios que dependem dessa demanda de serviço. Se o objeto não tiver mais uso para você, conserte e doe. O “jogar fora” não existe, todo lixo vai parar em algum lugar no planeta!

7) Responsabilizar-se

Nesse princípio está a responsabilidade pelos impactos bons e ruins dos atos exercidos e que refletem no cotidiano.

8) Repassar

É importante multiplicar informações que disseminem a importância do consumo consciente, para que, cada vez mais, pessoas se juntem à causa. Compartilhe com sua família e amigos e inspire outras pessoas a consumir com consciência. Converse, espalhe conhecimento e estimule o debate de ideias. Dê o exemplo e seja o exemplo! 🙂  #FecheOCiclo

Avatar
Autor:
Thamyris Soliva
Sobre:
Thamyris Soliva, 27 anos, carioca, apaixonada pela natureza, panificação artesanal e afins, e principalmente pelos animais! Publicitária, esposa do Lucas e mais um braço do Ciclo Orgânico desde 2015.
Mais artigos de: Thamyris Soliva

2 Comments

  1. Oi, Thamyris Soliva! Fanzão da “Família Ciclo Orgânico! Inclua nas suas postagens, um link de compartilhamento direto pelo WhatsApp; assim fica mais fácil de a gente compartilhar seus bons artigos artigos, que pelo e-mail. Ah! E não esquece de citar as fontes da informação, hein! Eraldo Ferreira Silva (75 98816-6513), diretamente da “Cidade Jardim” e “Redenção do Nordeste”: Paulo Afonso – BA.

  2. Oi, Thamyris Soliva! Fanzaço da “Família Ciclo Orgânico! Inclua nas suas postagens, um link de compartilhamento direto pelo WhatsApp; assim fica mais fácil de a gente compartilhar seus bons artigos artigos, que pelo e-mail. Ah! E não esquece de citar as fontes da informação, hein! Eraldo Ferreira Silva (75 98816-6513), diretamente da “Cidade Jardim” e “Redenção do Nordeste”: Paulo Afonso – BA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*