Saiba como plantar e cuidar da Alface Crespa Vermelha

Deliciosa, saudável e com poucas calorias, a alface é um alimento que se quer sempre fresco, por isso, é o legume ideal para ter numa horta – à mão de semear e de saborear, aprenda a plantar e a cultivar alface no seu próprio jardim.

O semeio da alface deve ser feito em temperaturas amenas, para não correr o risco das sementes entrarem em dormência.

Como as sementes de alface são fotoblásticas positivas, ou seja, precisam de iluminação para germinar, não se deve afundar muito as sementes na terra.

A hortaliça gosta de solo com boa capacidade de drenagem, rico em matéria orgânica e de boa fertilidade e de baixa acidez.

Como precisa de um local de boa luminosidade escolha planta-la em um local onde possa receber luz solar direta e sombra durantes as horas mais quentes do dia.

A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado.

A alface pode ser cultivada em vasos e jardineiras. Também é uma das hortaliças mais cultivadas em sistemas hidropônicos.

A colheita pode ser feita entre 55 e 130 dias depois da semeadura. A planta normalmente pode rebrotar após o corte da cabeça da alface, podendo proporcionar assim uma nova colheita de cabeças menores após algumas semanas. Para isso, corte a planta cerca de 2,5 cm acima do solo, permitindo que fique um pequeno pedaço do caule, onde surgirão os novos brotos.

A alface, essa folhinha verde e fininha é ótima para o metabolismo. Contem ferro utilizado para formação de glóbulos vermelhos, potássio que ajuda no controle da frequência cardíaca e a pressão sanguínea, magnésio que é utilizado pelo organismo para o trabalho das enzimas antioxidantes, cobre que é indispensável para a produção de células vermelhas do sangue e minerais que são essenciais para este processo.

Além de todos os minerais citados, a alface contem fitonutrientes, defensores naturais das células do corpo e que combate também o envelhecimento precoce. Apesar de tudo isso o grande destaque da alface é a vitamina K que tem o poder de incrementar a massa óssea, ajudando a prevenir a ocorrência de osteoporose.

Ainda um fato pouco divulgado da alface é que ela possui folatos e vitamina C, que juntos auxilia a síntese do DNA.

Gostou? Então deixe o seu comentário aqui em baixo pra gente. #FecheOCiclo

 

 

 

Autor:
Thamyris Soliva
Sobre:
Thamyris Soliva, 24 anos, carioca e apaixonada pela natureza e animais! Publicitária, namorada do Lucas e mais um braço do Ciclo Orgânico desde 2015.
Mais artigos de: Thamyris Soliva

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!