4 erros que você está cometendo na compostagem

Muitas pessoas desejam compostar os próprios resíduos e transformá-los em adubo através da compostagem. E isso é muito bom! Entretanto, há diversas maneiras de fazer isso, seja pesquisando na internet como fazer um minhocário ou composteira caseira (veja aqui o nosso e-book sobre compostagem) ou contratando um serviço como o Ciclo Orgânico oferece, de coleta e compostagem de resíduos orgânicos (veja aqui qual é a importância disso).

Além disso, existem passos importantes que precisam ser seguidos no momento que você pretende fazer a compostagem caseira, caso não os faça, tudo por ir por água abaixo e não funcionar esse sistema em sua residência.

E quais são os fatores importantes e que influenciam no bom funcionamento da composteira?

  • Clima: onde você deixará a sua composteira doméstica influencia diretamente no seu minhocário, ele não curte lugares quentes e que tenha incidência direta de sol. É comum que as pessoas cometam esse erro.
  • Escolha da caixa: Outro erro comum é a escolha da caixa da composteira (tem opção de usar tanto baldes, como caixa de feira, caixas de plástico reutilizáveis etc). Porém, é importante que a caixa não seja transparente, precisa ser escura(!!!) Já que as minhocas não curtem luz, já viu né?
  • Material seco: É extremamente importante utilizar – ao terminar a sua camada de a resíduos orgânicos – folhas secas. E qual seria a quantidade ideal? Digamos que a cada porção de resíduos que você coloca, é necessário o DOBRO de matéria seca. Pode cortar as folhas com as mãos ou coloca-las inteiras. Mas pode colocar bastante folha, sério! O que acontece se não o fizer? Larvaaaas!!!
  • Oxigenação da composteira: Outra dica para o bom funcionamento da composteira é remexe-la uma vez por semana, pelo menos, para não deixar as minhocas coladas no fundo na caixa. Muitas vezes acabam-se perdendo algumas minhocas pela falta de oxigenação, e isso também ajuda a acelerar o processo de compostagem. Entããão, ponha a mão sem medo no minhocário! 😉

Espero que essas dicas lhe ajudem a evitar tais erros e que a sua composteira dê tão certo, que você vira aqui compartilhar com a gente nos comentários ou redes sociais!!!

Agora você não tem desculpa pra compostar! Não tem tempo, espaço mas quer mudar o destino dos seus resíduos? Então peça já o seu baldinho do Ciclo clicando aqui (link). Teremos o maior prazer em ter você conosco fechando o ciclo!

Quase tudo o que temos em casa pode ser transformado em adubo através da compostagem. O que você está esperando para mudar o destino dos seus resíduos? Vem com a gente e #FecheOCiclo ! Dúvidas e/ou sugestões? Fale conosco! =)

Autor:
Thamyris Soliva
Sobre:
Thamyris Soliva, 24 anos, carioca e apaixonada pela natureza e animais! Publicitária, namorada do Lucas e mais um braço do Ciclo Orgânico desde 2015.
Mais artigos de: Thamyris Soliva

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!