4.4
(16)

 

A Couve é uma planta herbácea, com tempo indefinido de produção. Possui o caule ereto, por vezes longo, com folhas grandes, coriáceas, coloração verde-claro a escuro conforme a variedade e pode atingir cerca de 60 cm a 1 metro de altura. Podem ser onduladas e denteadas na borda, formando ou não cabeças na parte superior quando se prepara para florir. Suas flores são brancas ou amareladas.

Ela é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

A couve é um alimento mais adequado para os ossos que o leite de vaca. Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada. O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções; entre elas, formar a massa óssea.

Plantio

As sementes podem ser semeadas diretamente na horta ou podem ser semeadas em sementeiras e outros recipientes, com as mudas sendo transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras e estão com pelo menos 10 cm de altura. O transplante das mudas deve ser feito de preferência em dias nublados e chuvosos ou no fim da tarde, irrigando logo em seguida. Semeie as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade. A germinação ocorre normalmente dentro de uma semana ou duas.

A couve também pode ser cultivada em vasos com um mínimo de 25 cm de diâmetro e altura.

Luminosidade

Cultive em condições de alta luminosidade, com sol direto. Nas estações mais quentes do ano, prover sombra parcial nas horas mais quentes do dia pode ser benéfico para as plantas.

Irrigação

O solo deve ser mantido sempre úmido, mas sem que fique encharcado, pois isso poderia prejudicar as raízes e favorecer o surgimento de doenças.

Colheita

A colheita das folhas da couve inicia-se normalmente de 10 a 16 semanas após o plantio. Plantas mais jovens podem ter suas folhas colhidas, mas isso pode prejudicar o crescimento das plantas. Evite colher às folhas nas horas mais quentes do dia e deixe pelo menos as 5 folhas mais jovens no caule. Em condições adequadas, a couve pode produzir por alguns poucos anos sem necessidade de replantio.

Benefícios da Couve

  • Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
  • Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante; ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
  • Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante.
  • Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso).
  • O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.
  • A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
  • As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio,potássio e zinco.

A quantidade ideal para se obter dos benefícios e comer com moderação é de 5 folhas por dia, medida totalmente segura.

A melhor alternativa é comer a couve crua – no sentido de aproveitar melhor todos os seus nutrientes.

Caso seja refogada, o aconselhável é que não passe muito tempo no fogo. A ideia é apenas saltear a couve rapidamente, sem ficar muito tempo no calor.

Espero que este post tenha lhe ajudado a compreender mais sobre o plantio, cultivo e os benefícios proporcionados pela Couve Manteiga! Compartilhe as suas experiências conosco, será um prazer em saber que você está plantando este alimento orgânico e de qualidade! =) #JuntosPorUmaComunidadeSemLixo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.