Com o aumento do consumo humano, elevou-se o nível de degradação ambiental registrando uma piora com o acúmulo de substâncias tóxicas no meio ambiente. O consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, com simples gestos como impacto da compra, uso ou descarte de produtos e serviços pela escolha de empresas para a compra, diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício.
Além disso, não é necessário fazer grandes mudanças para ser mais sustentável, como economizar água, energia e gerar menos lixo. Contribua para o bem do meio ambiente com as atitudes abaixo para ter uma vida e um planeta mais sustentável!
1 – Aprenda a separar corretamente seu lixo
Separar de verdade o lixo orgânico do reciclável vai além de colocar o que é resto de comida num saco e rolinho de papel higiênico em outro.
Materiais que não são recicláveis:
- Fotos ou papel vegetal
- Esponja de aço, latas de tinta ou de desodorante aerosol
- Espelho, lâmpadas, cristal, cerâmica e porcelana
- Adesivos, tomadas velhas, acrílico
- Espumas e material corrosivo ou tóxico
Materiais que são recicláveis:
- Clipes de papel, grampos de cabelo
- Peças de cobre, bronze ou chumbo
- Isopor
- Escova de dente
- Caneta sem carga
- Baldes
Sabe aquele pote com comida que você esqueceu no fundo da geladeira e acabou criando um ecossistema inteiro dentro? Se você quiser mesmo ser sustentável, não adianta jogar inteiro no lixo orgânico. Melhor encarar o problema, jogar os restos numa composteira ou no baldinho do Ciclo que compostamos! 🙂
O ideal mesmo é ter uma lixeira para cada tipo de material – orgânico, papel, metal, plástico e vidro – mas os apartamentos de hoje estão cada vez menores, muitas vezes isso não é possível. Se você apenas separar o lixo úmido (tudo que estraga com facilidade) do seco (tudo que demora mais pra se decompor) já é de grande ajuda.
2 – Evite o uso de sacolas plásticas
Você pode utilizar as sacolas feitas de papel/ jornal como recipiente para o lixo e não esqueça as bolsas reutilizáveis ao ir às compras. Você também pode fazer a sua própria bolsa com um pedaço grande de tecido ou uma blusa antiga, dando nozinhos nas pontas.
3 – Não jogue óleo de cozinha pelo encanamento
Um litro de óleo pode contaminar 10 mil litros de água. Agora, imagine os gastos e os produtos que serão necessários para tornar essa água novamente potável.
4 – Dê preferência a alimentos orgânicos
Além de oferecer à sua família alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos, você ainda estará estimulando o manejo adequado da terra e beneficiando os pequenos produtores.
5 – Consumo Consciente
Ser sustentável no caso do consumo não significa que estamos proibidos de fazer compras mas que podemos optar por produtos mais duráveis, verificar se é ecológico e quais os impactos de seu descarte.
6 – Tenha uma hortinha em casa
Antes que você use a desculpa de que dá muito trabalho, comece plantando ervas e temperos, como alecrim, hortelã e manjericão. Dessa forma, você já eliminará várias compras no mercado que, geralmente, vêm embaladas em plástico.
7 – Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em stand by
Economiza em média 12% do consumo doméstico de energia elétrica.
8 – Diminua o uso de descartáveis:
Economize no custo dessas despesas e evite a geração de resíduos desnecessários.
9 – Diminua custos de limpeza, adotando produtos biodegradáveis e receitas caseiras
Os custos de limpeza podem ser reduzidos ao optar por produtos biodegradáveis e receitas caseiras. Dessa forma, você também estará participando do esforço coletivo de diminuir a poluição de rios e do impacto ambiental.
10 – Consumidor consciente escolhe embalagens reutilizáveis:
Alimentos fora de bandejas de isopor, copos de vidro, sacolas, prefira produtos que podem ser usados, lavados e reutilizados, ao invés de serem descartados, após a utilização. Dessa forma, podemos reduzir a quantidade de lixo na coleta e aterros.
Você tem algum outro hábito que ajuda o meio ambiente? Conta pra gente! 😉 #FecheOCiclo
Adorei as dicas. Sempre bom aprender.
Um abraço a vocês do ciclo
Conte conosco Helena! 🙂
Guarda chuvas e sombrinhas que iriam para o aterro sanitário, poderão ser transformadas em lindas sacolas para supermercado
Olá Olgam, que ideia bacana! Obrigada por compartilhar conosco! Um abraço.
Isopor e escova de dentes são recicláveis?! fiquei confusa agora… :/
Olá Flávia, tudo bem? Existe reciclagem para isopor, mas é difícil de encontrar quem faça. Já a escova de dente, ela pode ser compostada caso seja de madeira ou bambu.
Ei amigos vcs estão esquecendo de uma atitude muito importante, se não for a mais. A diminuição do consumo de carne, toda vez que vc come um bife, pode estar comendo um pedaço da floresta amazônica, que está sendo derrubada para criar pasto. 18% dos gases de efeito estufa são produzidos por flatulências (pum e arrotos) de vacas é mais que todos os gases produzidos por todos os meios de transportes juntos, carros, ônibus, aviões, etc… Eu podia ficar listando aqui um monte de questões que envolve o consumo de carne e o aquecimento global, mas acho melhor indicar um filme, o Cowspiracy. Vale?
Olá Márcio! Obrigada pela a sua contribuição! Realmente precisamos repensar os nossos hábitos em geral, incluindo a nossa alimentação!
Um abraço!