4.5
(4)

Você já sabia que os produtos de limpeza convencionais são poluentes? Agora você pode fazer seus próprios itens para deixar a sua casa limpa, gastando menos dinheiro, água e ajudando o meio ambiente. Então vamos a seguir, apresentar diversas sugestões sustentáveis para você reduzir custos, pela compra de produtos industrializados e o impacto sobre o planeta!

Diariamente utilizamos diversos de produtos de limpeza para garantir um ambiente limpo. Um processo cotidiano essencial para evitar a proliferação de doenças e bactérias. Sabão, desinfetante, detergente e água sanitárias estão entre produtos químicos mais comuns. Porém, você já se perguntou o que acontece com os resíduos desses produtos depois que eles são descartados e entram em contato com a rede de esgoto?

A resposta mais frequente para essa pergunta é a poluição.

E com isso, podemos ver que quanto maior o consumo desses produtos industrializados, mais contribuímos para o despejo deles de forma irresponsável em ecossistemas aquáticos, que interferem no nível de oxigênio da água.  Se você já assistiu a matéria sobre o Rio Tietê, em SP, com o fenômeno da espuma tóxica, talvez não saiba que o uso intensivo dos produtos de limpeza industrializados também contribuíram pra isso acontecer. Assista abaixo a recente aparição deste fenômeno catastrófico:

E, finalmente, vamos as super dicas de receitas ecologicamente corretas e sustentáveis, para você fazer os seus produtos maravilhosos em casa:

DETERGENTE OU SABÃO LÍQUIDO

A receita consiste em:

  • 2 xícaras de água;
  • 2 unidades de limão;
  • 1 xícara de sabão de coco ou de sabão feito de óleo usado ralado;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Para preparar o detergente, basta derreter o sabão – facilita se estiver picado, ou ralado – em 2 xícaras de água fervendo em fogo baixo. Em seguida, retire do fogo e acrescente mais 6 xícaras de água fria, esprema os limões, acrescente o bicarbonato e misture tudo muito bem. Guarde a mistura em garrafinhas e aplique-o como faria com os detergentes tradicionais. O rendimento é bom e sem nenhum traço de poluição!

DESENGORDURANTE PARA COZINHA

  • ¼ de xícara de sumo de limão – ou suco de limão;
  • 1 xícara de sabão líquido (veja a receita acima);
  • ¼ de xícara de água morna;
  • ½ de xícara de bicarbonato de sódio.

Engarrafe em um recipiente flexível, que possa ser espremido e adicione no mesmo tanto o bicarbonato quanto a água. Em seguida, agite e deixe em repouso por somente cinco minutos, para dissolver o bicarbonato de sódio e então acrescente o sabão líquido e sumo de limão, agitando para dissolver por completo. Utilize em todos os lugares: desde o fogão até as paredes da cozinha.

SABÃO LAVA-LOUÇAS LÍQUIDO

Os ingredientes são:

  • 1 pedaço de sabão caseiro já ralado;
  • 2 litros de água;
  • 1 colher de açúcar refinado;
  • 1 colher de óleo de rícino.

LIMPADOR DE BANHEIRO

Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

LIMPADOR DE FORNO

Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR FORMAS E TABULEIROS QUEIMADOS

Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

DESODORANTE DE AMBIENTES

Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

PRODUTO DE LIMPEZA GERAL

Produtos de limpeza
Fonte: Um ano sem lixo

Você vai precisar de:

  • 3 litros de água;
  • 1 barra de sabão de coco (ralado);
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 50 ml de álcool;
  • 5 a 10 ml de óleo essencial.

1. Coloque a água numa panela e leve ao fogo. Quando estiver fervendo adicione o sabão de coco. Mexa devagar até derreter bem o sabão, então desligue o fogo.

2. Coloque o álcool e espere borbulhar.

3. Agora adicione as colheres de bicarbonato de sódio, uma de cada vez, esperando cada uma borbulhar. Por fim, mexa um pouco.

4. Espere esfriar e adicione o óleo essencial. Lembrando que você pode adicionar o de sua preferência.

5. Guarde em uma garrafa de vidro bem vedada.

Usabilidade:

Você pode usá-lo para limpar o chão, lavar louça, limpar vidro, limpar móveis, entre outros.

Quando for usar em vidros, móveis e chão, pode diluir a mistura em água e colocar no borrifador ou no balde (quando for chão).

É possível também usá-lo como sabão líquido para lavar roupas. Nesse caso, é utilizado 50 ml do produto para 4 Kg de roupa não muito suja. Ou 100 ml de produto para 4 Kg de roupa muito suja.

Lembrando que: agite antes de usar. O produto dura de 2 a 3 meses.L

Desinfetante de limão

Desinfetante de limão

Você vai precisar de:

  • Bagaço de limão;
  • Água para cobrir o limão;
  • 2 colheres de sopa de álcool.

O bagaço do limão é tudo aquilo que fica do limão depois que você o espreme para usar na alimentação. Então o que iria fora é o que vai ser utilizado nessa receita. Se você usa muito limão, coloque o bagaço num vidro com água. Deixe a polpa virada para baixo, sem estar em contato com o ar. Os bagaços não podem passar de dois dias guardados na água.

Se quiser usar limões frescos, é só picá-los, colocar dentro de uma bacia com água, tampar e deixar de um dia pro outro. Aí sim pode pular para a parte de triturar no liquidificador.

1. Pegue essa água dos bagaços e coloque em um liquidificador. Agora pegue os bagaços e pique-os. Coloque os bagaços picados no liquidificador e bata tudo. Lembrando que a água deve apenas chegar no nível dos limões dentro do liquidificador.

2. Depois que os limões ficarem bem triturados, desligue o liquidificador e utilize um pedaço de tecido voal para coar. Esprema bem o bagaço para sair todo o líquido. Agora coloque num vidro com tampa e deixe fermentando por um dia.

3. Depois disso, acrescente duas colheres de sopa de álcool para conservar. E está pronto!

Quando for usar agite um pouco e use no vaso, chão, parede ou onde precisar.

SABÃO EM PÓ DE COCO

sabão em pó
Fonte: Um ano sem lixo

Você vai precisar de:

  • 100g de sabão de coco (ralado);
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de carbonato de sódio.

1. Coloque o sabão de coco já ralado no processador ou no liquidificador e triture até ficar quase pó. A ideia é ficar bem fino para dissolver com facilidade na máquina de lavar.

2. Agora acrescente o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio e misture bem. Se quiser pode colocar algumas gotas de óleo essencial para perfumar. Coloque o sabão em pó num pote com tampa.

Usabilidade:

Para 8 Kg de roupa usa-se de 4 a 6 colheres de sopa de sabão em pó.

Para 4 Kg de roupa usa-se de 2 a 4 colheres de sopa de sabão em pó.L

SABÃO NA GARRAFA PET

sabão caseiro

Você vai precisar de:

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 200 ml de água;
  • 240 ml de soda cáustica líquida.

1. Pegue uma garrafa PET de 2 ou 2,5 litros e coloque o óleo, a água e por último a soda cáustica. Balance um pouco a garrafa para misturar e depois tampe.

2. Agora é só aguardar até endurecer. Quando estiver duro corte a garrafa em fatias do tamanho desejado e desinforme o sabão.

AMACIANTE DE ROUPAS

Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Gostou das nossas dicas? Não deixe pôr em prática em seu dia a dia! Compartilhe conosco as suas ideias e sugestões nos comentários! 🙂 #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.