0
(0)

Com o aumento do consumo humano, elevou-se o nível de degradação ambiental registrando uma piora com o acúmulo de substâncias tóxicas no meio ambiente. O consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, com simples gestos como impacto da compra, uso ou descarte de produtos e serviços pela escolha de empresas para a compra, diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício.

Além disso, não é necessário fazer grandes mudanças para ser mais sustentável, como economizar água, energia e gerar menos lixo. Contribua para o bem do meio ambiente com as atitudes abaixo para ter uma vida e um planeta mais sustentável!

1 – Aprenda a separar corretamente seu lixo

Separar de verdade o lixo orgânico do reciclável vai além de colocar o que é resto de comida num saco e rolinho de papel higiênico em outro.

Materiais que não são recicláveis:

  • Fotos ou papel vegetal
  • Esponja de aço, latas de tinta ou de desodorante aerosol
  • Espelho, lâmpadas, cristal, cerâmica e porcelana
  • Adesivos, tomadas velhas, acrílico
  • Espumas e material corrosivo ou tóxico

Materiais que são recicláveis:

  • Clipes de papel, grampos de cabelo
  • Peças de cobre, bronze ou chumbo
  • Isopor
  • Escova de dente
  • Caneta sem carga
  • Baldes

Sabe aquele pote com comida que você esqueceu no fundo da geladeira e acabou criando um ecossistema inteiro dentro? Se você quiser mesmo ser sustentável, não adianta jogar inteiro no lixo orgânico. Melhor encarar o problema, jogar os restos numa composteira ou no baldinho do Ciclo que compostamos! 🙂

O ideal mesmo é ter uma lixeira para cada tipo de material – orgânico, papel, metal, plástico e vidro – mas os apartamentos de hoje estão cada vez menores, muitas vezes isso não é possível. Se você apenas separar o lixo úmido (tudo que estraga com facilidade) do seco (tudo que demora mais pra se decompor) já é de grande ajuda.

2 – Evite o uso de sacolas plásticas

Você pode utilizar as sacolas feitas de papel/ jornal como recipiente para o lixo e não esqueça as bolsas reutilizáveis ao ir às compras. Você também pode fazer a sua própria bolsa com um pedaço grande de tecido ou uma blusa antiga, dando nozinhos nas pontas.

3 – Não jogue óleo de cozinha pelo encanamento

Um litro de óleo pode contaminar 10 mil litros de água. Agora, imagine os gastos e os produtos que serão necessários para tornar essa água novamente potável.

4 – Dê preferência a alimentos orgânicos

Além de oferecer à sua família alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos, você ainda estará estimulando o manejo adequado da terra e beneficiando os pequenos produtores.

5 – Consumo Consciente

Ser sustentável no caso do consumo não significa que estamos proibidos de fazer compras mas que podemos optar por produtos mais duráveis, verificar se é ecológico e quais os impactos de seu descarte.

6 – Tenha uma hortinha em casa

Antes que você use a desculpa de que dá muito trabalho, comece plantando ervas e temperos, como alecrim, hortelã e manjericão. Dessa forma, você já eliminará várias compras no mercado que, geralmente, vêm embaladas em plástico.

7 – Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em stand by

Economiza em média 12% do consumo doméstico de energia elétrica.

8 – Diminua o uso de descartáveis:

Economize no custo dessas despesas e evite a geração de resíduos desnecessários.

9 – Diminua custos de limpeza, adotando produtos biodegradáveis e receitas caseiras

Os custos de limpeza podem ser reduzidos ao optar por produtos biodegradáveis e receitas caseiras. Dessa forma, você também estará participando do esforço coletivo de diminuir a poluição de rios e do impacto ambiental.

10 – Consumidor consciente escolhe embalagens reutilizáveis:

Alimentos fora de bandejas de isopor, copos de vidro, sacolas, prefira produtos que podem ser usados, lavados e reutilizados, ao invés de serem descartados, após a utilização. Dessa forma, podemos reduzir a quantidade de lixo na coleta e aterros.

Você tem algum outro hábito que ajuda o meio ambiente? Conta pra gente! 😉 #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.