0
(0)

A indústria de viagens é uma das mais poderosas do mundo! Ela representa 10% de todos os empregos no planeta (aproximadamente 300 milhões de empregos). Portanto, temos muito o que falar quando o assunto é viajar de forma sustentável.

Não é difícil, mas é muito mais do que jogar lixo no lixo!

Escolhendo o destino

Se o seu objetivo for mais do que viajar de forma sustentável, e também visitar um local que seja sustentável, confira nossas dicas de destino!

Algumas das cidades mais sustentáveis do mundo são: Kamikatsu (Japão), São Francisco (EUA), Copenhagen (Dinamarca), Vancouver (Canadá) e Berlim (Alemanha). Clicando em cada link você confere os posts da nossa série Cidades Super Sustentáveis!

Para reduzir emissões de carbono e estimular a economia local, você pode escolher destinos bem perto de você. É fato que existem lugares incríveis fora do Brasil, mas você também pode visitar destinos legais por aqui mesmo.

Procurando um hotel sustentável

No Brasil e no mundo, vem crescendo a procura por hospedagens sustentáveis.

Os hotéis que adotam essa filosofia saem na frente neste crescente nicho de mercado – por criarem uma imagem positiva e responsável. Muitos hóspedes preferem inclusive pagar um pouco mais caro por uma hospedagem mais sustentável.

Portanto, se você for viajar, busque saber se o hotel possui práticas de sustentabilidade como:

– Sistema de gestão de resíduos eficiente (como a compostagem!);
– Reutilização de água da chuva;
– Utilização de energia solar;
– Valorização dos alimentos produzidos por produtores locais;
– Iluminação de LED;
– Sensores de presença;
– Descarga de duplo acionamento;
– Jardins no entorno e na cobertura;
– Cardápio vegano e orgânico;
– Aparelhos eletrônicos de baixo consumo de energia

Certificados e premiações podem ser bons indicadores!

Por fim, para buscar formas de hospedagem sustentáveis, existem aplicativos de celular para esta função. Um dos mais famosos é o Book Different.

Economizando toalhas e roupas de cama

Uma prática que não é sustentável é a limpeza de toalhas e roupas de cama de forma excessiva e desnecessária. Isto acontece cada vez que as toalhas são trocadas (em muitos casos isso é feito todos os dias).

O problema é que a lavagem e secagem destes itens consomem muita água, produtos e energia. Portanto, você pode solicitar ao hotel que não troque, a não ser que você sinalize. Uma boa ideia é combinar a troca de toalhas semanalmente, e não diariamente.

Cuidados para viajar de avião

O avião pode ser o meio de transporte mais prático, mas também é o que emite mais CO2 (por meio da queima de combustível). Não existe outra atividade que, em um nível individual, polua tanto em tão pouco tempo.

Para se ter uma ideia, uma viagem de ida e volta da Alemanha para o Caribe produz por pessoa 6,5 toneladas de CO2. Para atender às metas climáticas, estipula-se que cada pessoa produza, por ano, 5,9 toneladas de CO2!

Mas, um uso mais eficaz do combustível pode reduzir o impacto em 15%.

São diversas as formas de viajar de avião com menos impactos.

Uma delas é optar por viagens com menos escalas, uma vez que pouso e decolagem são os momentos do voo que mais emitem poluentes.

As aeronaves mais modernas também possuem melhor aerodinâmica e turbinas, o que significa menos uso de combustível (alguns modelos novos consomem de 15% a 20% menos energia do que versões antigas).

Opte por uma companhia aérea que possua sistemas de compensação de dióxido de carbono. Atualmente não são muitas, mas algumas como a TAP Air Portugal, afirma que já apoiou muitas causas ambientais pelo mundo, como por exemplo no Brasil, atuando na preservação da Floresta Amazônica.

Não podíamos deixar de falar sobre o lanchinho nos aviões. De cara comece a recusar os copinhos de plástico e leve um copo retrátil com você. Para a comida, leve um potinho de vidro com uma comida à sua escolha.

Ao invés de imprimir o seu cartão de embarque, por que não apresentar no seu celular? Assim economiza-se papel. As companhias aéreas não são as únicas que oferecem essa opção. Atualmente, já existem empresas de ônibus e trens que já aceitam cartões de embarque digital, além de hotéis que aceitam comprovantes de reservas online.

O site FlyGRN te ajuda a calcular a quantidade de emissão de CO2 da sua viagem, encontrar rotas aéreas mais sustentáveis e como compensar as suas emissões.

E se o motivo da sua viagem de avião for uma reunião de trabalho, por que não fazer por videoconferência?

Cuidados para viajar de carro

São duas coisas que determinam o quão nocivo ao meio ambiente um carro é: o tipo do veículo e o combustível utilizado.

Os mais sustentáveis são os movidos a álcool e os menos são os movidos a gasolina e com motores mais potentes.

Agora, falando em carros elétricos e híbridos, eles são uma ótima opção, porém não são muito populares no Brasil. Caso esteja na Europa, aí fica mais fácil alugar um.

Vamos a algumas dicas que você pode implementar durante sua viagem de carro: não use muito o ar condicionado pois isso pode aumentar em 15% o uso de combustível; faça revisões periódicas pois um motor danificado pode queimar 50% a mais de combustível;

Uma das melhores dicas para se deslocar de carro de forma sustentável é compartilhando o veículo com outras pessoas. Por exemplo, caso divida a viagem com mais 3 pessoas, você acaba tornando ela mais sustentável do que uma viagem de trem.

Alugue uma bicicleta

Agora vamos te dar uma dica bem interessante caso queira alugar uma bicicleta no seu destino. Funciona como AirBnb, porém das bikes! Se chama Spinlister e ele conecta você diretamente com o proprietário da bicicleta. Basta inserir o local de destino, o tipo de bike desejado, e o período do aluguel e toda a negociação é feita pelo aplicativo.

Não se esqueça de andar a pé

Esta é a forma mais sustentável de se deslocar e conhecer os lugares durante a viagem. Mas para que isso seja possível, é muito importante que sua hospedagem seja próxima dos pontos turísticos.

Para reduzir sua pegada de carbono, prefira o transporte coletivo

Caso queira visitar um local distante, procure primeiro os transportes coletivos ao invés de táxi ou Uber. O motivo é que os transportes públicos são projetados para levar muitos passageiros, o que reduz a quantidade de emissões de CO2 por pessoa.

Dependendo da cidade, existem transportes públicos muito eficientes. Em Vancouver, Canadá, por exemplo, você pode prender sua bicicleta na parte da frente do ônibus, o veículo possui aquecimento interno, possui câmbio automático (não dá trancos!) e você pode conferir o horário das viagens no ponto de ônibus!

Ande com garrafa de água e copo reutilizáveis

Ao invés das garrafas de plástico e PET, uma garrafa de água reutilizável pode tornar sua viagem mais sustentável.

Copo retrátil do Menos 1 Lixo

Leve brindes de comerciantes locais

Ficou apaixonado pela cidade e quer levar lembrancinhas para amigos e familiares? Uma atitude legal é comprar de comerciantes locais, pois assim você apoia a economia do destino. Além de promover o sustento de famílias, você acaba reduzindo emissões de CO2 oriundas do longo transporte de produtos industriais.

Isso não vale apenas para a hora de comprar lembrancinhas, mas também na hora de se alimentar ou até mesmo procurar estadia. Privilegie sempre os negócios locais.

Não exagere nas compras

Além de não consumir desenfreadamente, caso queira levar uma camisa com uma estampa sobre o local, por exemplo, você pode visitar um brechó!

Procure restaurantes veganos

Como você deve saber, a indústria da carne é uma das mais nocivas ao ambiente do mundo. Não estamos falando aqui para você se tornar vegano, mas que tal visitar um restaurante vegano pelo menos uma vez na sua viagem?

Respeite e aprecie a cultura local

Tenha cuidado com algumas manias e formas de comportamento que você tem no seu local de origem. Ou seja, busque conhecer como é a cultura do local. Você pode se preparar previamente assistindo a vídeos sobre a cultura do destino e buscando informações na Internet.

Uma dica é aprender palavras básicas do novo idioma!

Trazendo aprendizados para casa

Sempre acabamos aprendendo muitas coisas quando viajamos. Assim, formamos novos hábitos que devemos compartilhar com amigos e familiares.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao nosso blog!

Somos uma empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos em que transformamos lixo em fonte de vida!

Trabalhamos com um esquema de assinaturas em que o cliente recebe um baldinho para separar seus resíduos e passamos de bicicleta em sua casa para coletar. Uma vez por mês você ganha diversas recompensas como o nosso super composto orgânico produzido a partir dos resíduos!

Referências

falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=18534

skyscanner.com.br/noticias/turismo-sustentavel-boas-praticas-para-viagens

joana-moreira.com/br/como-viajar-de-forma-sustentavel-e-responsavel/

ef.edu.pt/blog/language/como-viajar-de-forma-mais-sustentavel-guia-para-iniciantes/

guia.alem.com.br/planejamento/dicas-viagens-sustentaveis/

lugaresincertos.com/dicas-viagem/turismo-sustentavel-ambiente-viajar/

ladobviagem.com.br/como-escolher-um-hotel-sustentavel-tres-pontos-a-considerar/

blog.panrotas.com.br/check-in/2018/04/01/como-tornar-seu-hotel-realmente-sustentavel/

amplusconstrutora.com.br/blog/hotel-sustentavel-5-motivos-para-investir-nesse-tipo-de-empreendimento/

autossustentavel.com/2018/06/nos-preocupamos-com-o-meio-ambiente.html

canalbioenergia.com.br/viagem-sustentavel-sete-dicas-para-reduzir-a-emissao-de-co2-nas-estradas/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.