0
(0)

Hoje é o dia da água (22 de março) e não podíamos deixar de fazer um post sobre o assunto, e neste texto você verá algumas ideias diferentes do que está acostumado a ouvir por aí sobre economia de água. Confira abaixo! 😉

Hidrômetro digital

Alunos de um curso de eletrônica em Minas Gerais desenvolveram um sistema que calcula a quantidade de água que sai da caixa d’água em tempo real e envia os números para o smartphone. O produto está em fase de protótipos e o seu custo está estimado em R$160,00.

Mangueira com esguicho revólver

São pouquíssimas atividades onde é indicado usar mangueira, pois na maioria dos casos o ideal é usar o balde. Mas, caso queira usar uma mangueira, opte por aquelas que possuem um esguicho revólver, no qual só há vazão quando você aperta ele. A economia pode chegar a 50% em relação às mangueiras comuns.

Bacia no box

Coloque uma bacia no chão do box, retenha a água que despeja enquanto o chuveiro aquece e tome banho em cima dela. Assim é possível reter uma boa quantidade de água e usar ela para outros fins como descarga, lavagem de pisos e regar as plantas.

Regar plantas com água de cozimento de legumes

Isso mesmo, a água que sobra na panela do cozimento dos legumes é riquíssima em sais minerais e pode ser aplicada nas suas plantas. Não se esqueça de esperar a água esfriar para regar.

Regar as plantas com água retirada do aquário

Esse tipo de água é rico em nitrogênio e fósforo, o que reduz a necessidade de fertilizantes para as plantas assim como a água do cozimento de legumes.

Spray higienizador de urina ao invés de descarga

Três amigos recém formados em uma universidade em Caxias do Sul criaram um sistema que quando acionado libera um spray que higieniza a urina quando entra em contato com ela, de forma que a pessoa acaba economizando água pois não utiliza a descarga. Assim pode-se economizar até 2,2 mil litros de água por mês.

Opte por lavadora de roupas econômica

Samsung WF106U4SAWQ com abertura frontal

Na hora de comprar uma lavadora busque informações sobre quantidade de consumo de água e opte pelas mais econômicas. Uma característica importante é a abertura frontal ao invés da abertura convencional superior. A associação de consumidores Proteste elegeu a máquina Samsung WF106U4SAWQ como a mais econômica. Outra dica: use sempre a capacidade máxima de roupas que a máquina suporta, pois assim economiza-se água.

No inverno regue as plantas dias sim, dias não

As temperaturas mais baixas fazem com que a necessidade de irrigação seja menor,  já que há menos perda de água por evaporação. Falando em consumo diário, também é melhor regar as plantas de manhã ou de noite pelo mesmo motivo.

Reduza o consumo de carne e roupas

Trata-se de duas formas de utilização de água indiretas mas muito impactantes. O gado se alimenta de soja, alimento que consome muita água para ser cultivado. No caso das roupas, a irrigação de algodão também é um processo que consome muito.

Tampe a piscina com uma lona

Em uma piscina de tamanho médio, é possível que sejam perdidos 4 mil litros por mês caso não seja coberta com uma lona. Esta quantidade de água é o suficiente para o consumo de 4 pessoas durante o ano. Além de evitar o desperdício de água você garante que ela esteja sempre limpa.

Cuidado para lavar a louça

Primeiro retire o grosso da sujeira com a esponja. Depois desligue a torneira na hora de ensaboar. Essas duas dicas podem reduzir o gasto de 90% de água.

Capte água da chuva com uma cisterna

A cisterna é um aparato eficiente na retenção de água da chuva para os mesmos fins da retenção de água no banheiro com a bacia, isto é, lavagem de pisos, descarga e regamento de plantas. Também é importante evitar a ingestão humana pois a água da chuva contém resíduos da atmosfera. Não se esqueça de deixar ela tampada para evitar mosquitos transmissores de doenças.

Escolha o modelo de ducha ideal

Tendo em vista que os chuveiros elétricos gastam muita energia (e logo representam maiores custos), você pode optar pelas duchas convencionais. Na hora de comprar, procure saber quantos litros o aparelho gasta por minuto. Os mais econômicos gastam de 6 a 8 litros por minuto, e apesar de algumas pessoas acharem que o banho não é tão prazeroso com esta vazão, muitos modelos econômicos apresentam pressão no despejo de água.

Economize energia

A maior parte da energia no Brasil vem das hidrelétricas, que usam a força da água para gerar energia. Portanto, quando você economizar energia também economiza água.

Instale um arejador na torneira 

Dessa forma o fluxo de água sai com mais direção e pressão. É bem barato, custa em torno de R$5,00.

Você é novo por aqui?

E aí, gostou do texto? Se você é uma pessoa que gosta e se preocupa com o meio ambiente, provavelmente vai gostar do serviço que nós oferecemos aqui no Ciclo Orgânico!

Olha só que legal: por meio de uma assinatura você recebe um baldinho para por na cozinha e depositar todos os seus resíduos orgânicos nele. Periodicamente nós passamos em sua residência de triciclo (para não poluir o ar, é claro!), coletamos seus resíduos e transformamos em adubo. Uma vez por mês você recebe sua recompensa: um saco de adubo fresquinho e sementinhas para plantar! Basta clicar aqui e escolher o seu plano! O serviço, por enquanto, é apenas na cidade do Rio de Janeiro.

Referências

https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/9-maneiras-de-reduzir-o-consumo-de-agua-em-casa/amp/

g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/veja-20-dicas-criativas-para-economizar-agua-em-casa-em-fotos-e-videos.html

mrv.com.br/sustentabilidade/pt/materias-e-dicas/agua/descarga-economica-consome-20-litros-de-agua-a-menos-que-a-convencional

valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2019/09/25/as-melhores-maquinas-de-lavar-para-economizar-na-compra-e-na-conta-de-agua.ghtml

simplypag.com.br/blog/economizar-agua/

blog.sansuy.com.br/economizar-agua/

meioambiente.culturamix.com/desenvolvimento-sustentavel/dicas-para-reduzir-o-consumo-de-agua

https://recreio.uol.com.br/escola/dicas-para-reduzir-o-consumo-de-agua-em-casa.phtml

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.