4.6
(61)

Já vimos na postagem anterior sobre o Kefir de leite e os seus benefícios, agora chegou a vez de falarmos sobre o kefir de água e as maravilhas que ele pode nos proporcionar! Vamos lá! 🙂

Além do kefir tradicional de leite, há também uma bebida feita da fermentação de açúcar em água. A primeira referência desse tipo remonta à guerra da Crimeia, em 1855, quando soldados ingleses trouxeram de volta o produto da região do conflito. Os grãos de kefir cultivados em solução açucarada contêm microbiota simbiótica e matriz estruturante muito semelhante aos grãos de kefir de leite. Hoje em dia, a bebida é consumida em países da América Latina, como México e Brasil. O gosto não é o mesmo. É outra coisa, embora o processo seja parecido.

Os grãos de Kefir de água são pequenos, translúcidos ou caramelos (dependendo do açúcar que você usa) e tem a aparência de pequenos cristais. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida probiótica e continuam crescendo indefinidamente.

Preparar o Kefir de Água é super simples. Os grãos são cultivados em água adoçada com açúcar mascavo, de preferência orgânico. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar, transformando em um conjunto de micro-organismos benéficos, repleto em vitamina, aminoácidos e enzimas.

Como toda bebida fermentada, a cultura de kefir de água produz uma quantidade pequena de álcool, que varia de 0.5% a 0.75%, dependendo o tempo de fermentação e a quantidade de açúcar. Quando fermentado suco de frutas, que possuem mais açúcar a quantidade de álcool sobre para 0.9% a 1%.

O QUE PRECISA PARA PRODUZIR KEFIR DE ÁGUA

Primeiro você precisa dos grãos, que você pode conseguir através de doações em grupos do facebook ou com amigxs. Conforme você cultiva e fermenta a água, os grãos irão crescer e se reproduzir, e você poderá doá-los posteriormente. O Kefir de água se reproduz melhor em um ambiente mineral e preferencialmente com açúcar orgânico. Se usar açúcar mascavo, por exemplo, o seu Kefir terá uma coloração caramelo, usando açúcar refinado a coloração será mais clara. Eu particularmente uso água do filtro de barro e açúcar mascavo orgânico.

Além dos grãos, água e açúcar você irá precisar de um recipiente de vidro para fermentar os grãos, um pano estilo voal, gaze ou papel toalha, uma peneira e um recipiente para armazenar a sua água já fermentada. Esquema semelhante ao do kefir de leite.

como preparar o kefir de água

  • Aqueça 500 ml de água filtrada (pra tirar bem o cloro). Se for água mineral ou de filtro de barro não precisa aquecer.
  • Deixe esfriar até atingir temperatura ambiente.
  • Adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo de xícara de açúcar e dissolva bem.

Obs. Para cada meio litro, você adiciona entorno de 1 colher de sopa de açúcar mascavo. Em um litro, eu utilizo 2 a 3 colheres de sopa.

  1. Separe a água de açúcar e coloque em um recipiente de vidro.
  2. Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 3 colheres (sopa) para cada litro de água.
  3. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (pode usar papel toalha ou gaze), prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48h horas em temperatura ambiente e em local longe de luz. Quanto maior a temperatura ambiente mais rápido irá fermentar e ainda que quanto mais tempo fermentando menos doce ficará. Faça suas experiências e veja qual o melhor método é melhor para o seu paladar. Aqui em casa faço com 24h de fermentação.
  4. Depois de fermentar, coe os grãos de kefir. Depois de coada, armazene na geladeira em um recipiente tampado e deve ser consumida em até 2 semanas. A água de kefir pode ser consumida pura ou com aromatizadores, como, por exemplo, suco de frutas, especiarias e frutas frescas como rodelas de limão ou laranja para saborizar. Outra dica é adicionar pedacinhos de gengibre à água de kefir já pronta.
  5. Por fim, retorne os grãos para um recipiente com água + açúcar para reiniciar o processo.

Benefícios do kefir de água

O consumo do kefir apresenta benefícios para a regularização do funcionamento intestinal, atuando como regenerador da flora intestinal e contribuindo para a estimulação das defesas naturais do organismo.

Os grãos do kefir contém o probiótico Lactobacillus kefiri,  que inibe o crescimento de bactérias hostis e ajuda os microrganismos benéficos a colonizarem o aparelho digestivo, auxiliando na digestão de alimentos e micronutrientes e reduzindo a inflamação. Sintomas da síndrome do intestino irritável, como inchaço, flatulência, diarreia/obstipação, náuseas e dores abdominais também são atenuados com o consumo do kefir.

São inúmeros os benefícios da ingestão do kefir de água: é saudável, saboroso e, ainda, um aliado na redução de peso. Por ser um alimento com baixas calorias – apenas 37 em 100 gramas –, também é uma ótima opção para dietas de restrição calórica ou alimentar.

Curtiu essa ideia? Agora é hora de pôr em prática! Compartilhe com a gente as suas experiências e dicas! Até a próxima. 🙂 #fecheociclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.