4.4
(125)

Os pássaros embelezam o jardim com suas cores e nos trazem alegria com os seus cantos! Além disso, promovem a polinização e dispersão das sementes.

Plante as espécies certas

Busque plantar espécies que forneçam alimentos e abrigo para as aves. As melhores plantas são as nativas da sua região, portanto evite as exóticas.

É importante pensar nisso porque os pássaros podem não se sentir atraídos por plantas que não conhecem. Além disso, essas espécies vão crescer com mais facilidade, já que estão habituadas com o clima local.

Árvores que produzem pequenos frutos geralmente são as favoritas, tais como o araçá, a uva-do-japão, jabuticaba, pitanga e a amora.

Já as com ramagens densas e ramificadas servem para a construção de ninhos para os pássaros.

Se as plantas que dão frutos derem certo no inverno, melhor ainda, visto que nessa época a oferta de alimentos é menor e assim seu jardim se torna um verdadeiro oásis.

Plante espécies variadas

Tendo em vista que cada espécie de aves prefere um tipo diferente de planta para se alojar e se alimentar, quanto mais diversificada for a plantação, melhor.

Algumas espécies de aves gostam de árvores mais altas, outros ciscam no chão para encontrar alimento, os arbustos são ideais para os ninhos de algumas aves e outras não resistem às árvores frutíferas.

Ou seja, quanto mais espécies diferentes você plantar, mas espécies de aves irá atrair.

Nesse sentido, as plantas ricas em néctar podem ser um convite ainda mais especial.

Ofereça alimento

Um erro muito comum é oferecer pão e arroz para as aves. Na verdade, você acaba atraindo ratos, camundongos e pombos por serem pobres em nutrientes.

Passarinhos preferem frutas frescas e sementes inteiras, que são mais nutritivas e saborosas. Comece oferecendo mamão e banana, além de misturas de grãos próprios para passarinhos. Basta cortar a fruta ao meio, preservando a casca, e colocá-la no comedouro com a polpa voltada para cima. Comece aos poucos para evitar o desperdício, com ¼ de banana ou ¼ de mamão, por exemplo. Isto porque os pássaros podem demorar um pouco para frequentar o seu jardim, mas depois que começarem continuarão por muito tempo. Então insista, limpando o comedouro e trocando a oferta de comida diariamente, mesmo que nenhum pássaro tenha aparecido.

O alpiste costuma funcionar também e é fácil de ser adquirido.

As sementes de girassol são as melhores para atrair aves para seu quintal, mas outros tipos de semente, como cártamo, milheto, e alpiste, atrairão espécies diferentes que não gostam de sementes de girassol. Tente adicionar novas sementes a misturas existentes ou use novas sementes sozinhas para ver quais aves mostram preferência.

Muitos pássaros amam amendoim e manteiga de amendoim. Ofereça oleaginosas inteiras ou descascadas como parte do seu buffet de quintal para atrair outras espécies.

Você também pode construir comedouros!

Saiba agora quais plantas atraem quais pássaros

​​Acerola: sanhaços, saíras, sabiás
Abacateiro: sabiás, sanhaços, jacus, pica-paus
Amoreira: sabiás, sanhaços, bem-te-vis, saíras
Bananeira: tico-ticos, sanhaços, sabiás, saíras
Cajueiro: sabiás, sanhaços, saíras, periquitos, papagaios
Caquizeiro: saíras, sabiás, bem-te-vis
Figueira: tucanos, periquitos, jacus tico-ticos, tangarás
Gabirobeira: sanhaços, sabiás, saíras
Goiabeira: periquitos, sanhaços, sabiás, tiés, saíras
Jabuticabeira: periquitos, sanhaços, saíras, sabiás
Mamoeiro: tucanos, sabiás, sanhaços, pica-paus
Pitangueira: sabiás, bem-te-vis, jacus, saíras, arapongas

Ofereça abrigo construindo ninhos

Ninhos artificiais, além de servirem para refúgio, descanso e reprodução das aves, ainda acrescentam um charme delicado ao jardim. Você pode construir ou comprar ninhos, o importante é terem um bom tamanho bem como um grande orifício de entrada. Se for comprar, tenha cuidado para não escolher a casinha mais bonita, mas sim a mais funcional. Você também pode construir os ninhos a partir de caixas com furos.

Certifique-se de colocá-las em lugares escondidos, de preferência não muito perto dos comedouros, para que outras aves que estiverem em busca de alimento não atrapalhem o processo.

É importante que os ninhos sejam limpos a cada ciclo reprodutivo ou ano, para assim evitar a transmissão de doenças entre as aves.

Você também pode contribuir para o processo natural de construção de ninhos pelos próprios pássaros.

Os pássaros usam uma variedade de materiais para construir seus ninhos. Galhos secos, resto de grama, folhas, barro ou até pelo de outros animais (o que inclui o seu cachorro). Por isso, deixe estes materiais disponíveis para as aves.

Ofereça água

A água pode servir para matar a sede das aves bem como para banhos destes animais. Tente manter a água sempre limpa e fresca. Também pode adicionar açúcar para atrair mais pássaros. Por incrível que pareça, o mais indicado é colocar açúcar branco refinado com água. Isso porque este tipo de açúcar fermenta mais devagar.

O mascavo fermenta muito rápido. Mel não pode ser usado em hipótese alguma, pois as aves não digerem. E néctar que você compra pronto, às vezes, tem muito conservante.

A receita ideal é 1 medida de açúcar e 5 medidas de água. Misture bem até que o açúcar dissolva completamente.

Faça limpeza frequente para evitar água parada e disseminação de mosquitos da dengue, por exemplo.

Uma solução bem simples é fornecer uma bacia com água. Outras opções mais sofisticadas são pias batismais e pequenos chafarizes, o que é até melhor para as aves pois preferem água corrente (vale a pena pesquisar fotos).

E se você estiver pensando em criar um laguinho ornamental para o seu jardim, vá em frente e dispense as outras opções.

Ofereça areia

Isso mesmo! Muitos passarinhos gostam de tomar banhos de areia, que ajudam a eliminar os parasitas. Além disso, eles precisam ingerir alguns grânulos regularmente. Estes grãos de areia se alojam na moela, um órgão especial, que ajuda a quebrar e descascar sementes duras, facilitando a sua digestão.

Conclusão

Tenha paciência, pois os passarinhos não vão surgir da noite para o dia. Eles acabam descobrindo aos poucos novos lugares para se alimentarem e descansarem. Vá enriquecendo o jardim e assim aos poucos eles começam a surgir.

Referências

jardineiro.net/6-dicas-irresistiveis-para-atrair-passarinhos-no-jardim.html

casa.abril.com.br/jardins-e-hortas/dicas-ter-jardim-cheio-de-passaros/
homeit.com.br/como-atrair-passaros-no-quintal-dicas/

incrivel.club/inspiracao-dicas/10-formas-de-montar-um-jardim-amigavel-para-os-passaros-1240621/

conexaoplaneta.com.br/blog/como-passarinhar-na-janela/

terral.agr.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=52

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 125

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.