5
(2)

Cozinhar demanda tempo, energia e vontade. Mas e como faz a pessoa que não gosta de cozinhar mas precisa? São diversos motivos que podem fazer uma pessoa precisar começar a cozinhar como, economia, obrigação, falta de opção, restrição alimentar, etc.

Sim, é possível aprender a gostar de cozinhar e encontrar prazer na atividade! Você pode encontrar um novo hobby e até mesmo uma forma de terapia!

Quais são as vantagens de comer em casa?

Basicamente você tem um melhor controle dos ingredientes que farão parte do seu alimento e assim você pode ter uma alimentação mais saudável. Por exemplo, você pode controlar a quantidade de sal e açúcar que usará no preparo do seu prato.

Cozinhar em casa também sai mais barato do que comer na rua!

Seja organizado

A organização é fundamental para criar uma boa relação com a cozinha, seja criando lista de compras ou então fazendo uma programação do que vai comer nos próximos dias. Assim você evita o desperdício de alimentos e dinheiro.

Varie os pratos

Não faça apenas uma refeição em excesso e não guarde no freezer. Isso leva você a enjoar do alimento e da preparação. Invista um tempo no final de semana para preparar duas ou três refeições diferentes para comer ao longo da semana.

Cozinhe para os amigos e parentes

Comer é uma excelente forma de convívio e integração. Assim sendo, cozinhar para amigos e familiares é uma boa forma de aprender a gostar de cozinhar. Afinal é na cozinha que a família se reúne, amigos são bem recebidos e momentos de descontração acontecem.

O ato de cozinhar para os outros pode render elogios, estreitar vínculos e trazer um pouco mais de alegria para o dia.

Comece pelo básico

No início, siga as receitas à risca e não invente receitas mirabolantes sem conhecimento técnico. O que você pode fazer é ouvir os comentários de outras pessoas que provaram do seu prato e assim fazer modificações na próxima vez que for fazer aquela comida.

Logo, comece com um bom arroz, feijão, tempero de carnes, preparar um ovo, cortar bem diversos legumes, um sanduíche caprichado.

Aprenda com os outros

Provavelmente você deve ter algum amigo ou parente que sabe cozinhar bem. Passe um tempo com esta pessoa na cozinha e aprenda tudo o que puder com ela: tira dúvidas, ofereça ajuda, pegue dicas como o ponto certo de determinada receita, o melhor tempero e textura ideal.

Crie o cenário ideal

A cozinha deve ser um ambiente acolhedor, onde você queira ficar. Mantenha a geladeira e a despensa organizadas. Para tornar o ambiente mais agradável ainda você pode cozinhar ouvindo uma boa playlist ou então acompanhando com uma taça de vinho para relaxar.

Teste diversos temperos

O segredo de um prato delicioso muitas vezes é o tempero. Assim sendo, não tenha medo de experimentar, invista em condimentos naturais e saudáveis como alho, orégano, pimenta,etc. Mas não exagere nos temperos, acrescente aos poucos e experimente sempre.

Aproveite a tecnologia

Diversos aplicativos, sites e canais de vídeo dão dicas e receitas para iniciantes na cozinha. Sempre é bom aprender truques que facilitam o processo. Alguns canais até ensinam como utilizar aquilo que você já tem na geladeira ou despensa, para não precisar investir em ingredientes caros para cozinhar.

Não cozinhe com pressa

Cozinhar deve ser algo prazeroso, portanto evite fazer as coisas correndo. Você pode queimar, cortar ou estragar a receita, além de tornar o momento estressante. Cozinhar deve ser uma distração, um hobby.

Leia com atenção a receita e prepare tudo antes

Não comece uma receita antes de ter todos os ingredientes prontos e ter entendido todas as etapas do processo da receita. Caso não faça isso você pode se perder no meio da receita e perder tempo e desperdiçar alimentos.

Cheque o tempo médio de preparo, quantidade de porções, ingredientes necessários, assim como os utensílios que serão utilizados. Dessa forma, garanta que a receita escolhida poderá ser executada com tranquilidade.

Cozinhe o que te interessa

A melhor forma de aprender a cozinhar é buscando fazer receitas de comidas que você gosta. Se você é fã de doces comece fazendo um brigadeiro e depois se arrisque em receitas mais difíceis. É importante ter em mente que você pode cometer erros, mas fique tranquilo, eles são frequentes até mesmo no dia a dia de um profissional.

Referências

revistaampla.com.br/nao-gosta-de-cozinhar-confira-dicas-para-encarar-a-atividade/

jasminealimentos.com/alimentacao/dicas-para-aprender-cozinhar/

tuacasa.com.br/dicas-para-aprender-a-cozinhar/

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/03/13-dicas-para-ajudar-voce-a-criar-o-habito-de-cozinhar.htm

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.