Você sabia que uma das melhores coisas que pode fazer pelo meio ambiente é mudar a sua dieta?
Nesse texto vamos falar sobre o flexitarianismo, que é uma dieta que não exclui totalmente os alimentos de origem animal, mas também não consome de forma desenfreada como é muito comum na rotina de muitas pessoas no mundo. De forma mais específica, essa dieta é adotada pelas questões ambientais, proteção aos animais ou com o objetivo de melhorar a saúde.
Não existem regras definitivas no flexitarianismo, ou seja, algumas pessoas comem carne um dia na semana enquanto outras podem comer com um pouco mais de frequência, mas nunca de forma exagerada, ou seja, todos os dias.
O flexitarianismo pode ser usado como forma de transição para a dieta vegana ou então como um hábito definitivo.
Em relação às questões ambientais, o problema é que a produção de carne possui enormes impactos.
A maior parte do desmatamento no mundo é voltada para a criação de áreas de pastagem de gado.
Além disso, para se ter uma ideia, para a produção de 1kg de carne bovina são gastos 15 mil litros de água! O gado também produz gases de efeito estufa durante o processo de digestão, e assim contribui para intensificar o aquecimento global.
Para a produção de ovos, os animais vivem confinados em gaiolas e em locais apertados com péssimas condições de vida.
Ao excluir os alimentos de origem animal do cardápio, o flexitariano os substitui por alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes. Estudos afirmam que este tipo de alimentos previne doenças como diabetes, câncer e pressão alta, dentre outras. A carne é rica em gordura saturada, o que contribui para o ganho de peso, portanto, os flexitarianos reportam o emagrecimento ao adotar a dieta. Geralmente os alimentos vegetais também são ricos em fibras, vitaminas e minerais.
Muitas pessoas têm dificuldade de abandonar a carne devido ao sabor mais acentuado do que os alimentos vegetais. Para ajudar neste problema, existem alguns alimentos vegetais que imitam o sabor da carne.
Está aí uma ótima oportunidade para conhecer novos alimentos e novas receitas!
Você pode frequentar restaurantes veganos ou procurar receitas na internet.
Ficou interessado no tema e está considerando a possibilidade de também se tornar um flexitariano? Mais uma dica é fazer um acompanhamento de um nutricionista, pois ele pode ajudar a montar um cardápio baseado nas suas necessidades individuais. Além disso, as dietas flexitarianas podem carecer de alguns nutrientes importantes, como ferro, zinco e vitamina B12.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!