Você sabia que apenas uma lata de refrigerante contém 10 colheres de açúcar?
Muitas pessoas tomam compulsivamente, o que torna difícil abandonar a bebida, mas o truque é mudar o hábito gradualmente e substituir por outras alternativas, que você verá mais adiante. Não há grandes problemas beber uma vez ou outra, o que não faz bem é o vício.
Por que evitar? O refrigerante é rico em calorias e não sacia a fome, o que contribui para o ganho de peso. O consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como doenças cardíacas e até mesmo o câncer. A saúde bucal também é prejudicada, pois o refrigerante torna a boca mais ácida e isso favorece o aparecimento de cáries.
Quais são as principais dicas para reduzir o consumo? Muitas vezes a vontade de beber refrigerante é confundida com a sede, portanto, quando sentir vontade, experimente beber um copo d’água. Investir no consumo de água também é importante para a saúde. Também é muito comum o consumo do refrigerante na hora que bate a vontade de ingerir um doce, portanto, uma alternativa é optar pelas frutas, pois também são doces porém mais saudáveis. A vontade de comer doce também pode acontecer em situações de estresse, outras formas de relaxar são a meditação, técnicas de respiração, praticar um hobby ou sair para uma caminhada. Evite comprar no supermercado, pois se tiver em casa as chances de consumir são maiores.
Se você costuma beber todos os dias, tente começar tomando dia sim, dia não.
Bom, mas se realmente der vontade de beber algo doce, ainda existem algumas bebidas que são mais saudáveis e podem causar efeitos parecidos com o refrigerante. Experimente água gaseificada com rodelas de frutas como limão e laranja, a kombucha possui potencial probiótico, e a água de coco, apesar de não ser livre de calorias, possui benefícios para a saúde.
Nenhum refrigerante é saudável. Mesmo as versões diet, light e zero devem ser evitadas.
Sim, é verdade que as versões light e zero não possuem açúcar, mas para compensar o paladar, são usados diversos produtos químicos que fazem mal a saúde. Essas versões possuem muitos corantes, conservantes, aromatizantes e aditivos. Os refrigerantes zero também possuem mais sódio! Existem teorias que afirmam que os adoçantes, mesmo não possuindo calorias, induzem o corpo a produzir insulina, o que favorece o acúmulo de gordura.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!