0
(0)

O mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico, com o aumento do consumo e exploração desenfreada de produtos e recursos naturais do planeta que só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro. Para reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade e começando dentro das escolas públicas e privadas de nosso país! Não é verdade que as crianças são o futuro da nação? Pois então…

Um dos pontos dos quais acredito que seja necessário para resolver o problema na sociedade, é educar as ações de compra desde pequeno, dos futuros consumidores (que já são fortemente influenciados pelas propagandas na tv e dentro da própria casa), sobre os efeitos negativos que isso traz, caso realizado de forma incorreta. E dessa forma, ensinar dentro das escolas a importância da sustentabilidade e meio ambiente, sobre reciclagem e o aproveitamento dos materiais, principalmente as garrafas pets e a compostagem dos resíduos orgânicos.

Deste modo, ensinando como separar os resíduos, a se questionar sobre para onde vão as embalagens dos itens que consumimos, ou por exemplo, como é feito e de onde vem a comida que comemos, são questionamentos transformadores na mente dos jovens. A escola tem um poder gigantesco na educação das crianças, ela tem a chave-mestra para auxiliar a galerinha que está em desenvolvimento, a compreender que o futuro do meio ambiente depende de todo mundo! E que a nossa “pegada verde” faz sim toda a diferença! Imagina se todas as crianças (todo o mundo, né!) compreendessem que o lixo na verdade não é lixo? Oi? Como assim?

Então, a palavra lixo, segundo o dicionário, significa “qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industriais etc. que se joga fora.”  MAS, se é reciclável como as garrafas pets, eletrônicos, lixo orgânico, vidro, metal, entre outros, como é algo que jogamos fora?! Alguém me explica? Risos. Infelizmente, quando eu estudava em uma escola pública da cidade do RJ, nunca obtive esses ensinamentos, sobre a importância de reciclar e/ou educação ambiental… nem mesmo em casa! L Aprendi já –quase- adulta. Vergonha? Não mesmo! Nunca é tarde para mudar os seus hábitos e para ensinar e repassar esses conhecimentos para os pequenos!

No Ciclo Orgânico temos essa oportunidade ímpar, que é compartilhar os nossos conhecimentos de compostagem e o impacto positivo que este ato traz para a natureza, principalmente reduzindo TONELADAS de resíduos orgânicos por mês dos aterros sanitários. E sempre que falamos, os alunos se mostram super animados e surpresos por cada transformação que os resíduos sofrem, transformando-se em adubo! O nosso ouro negro!♥

Educar não é apenas falar sobre o assunto e pôr um ponto final. Isso não tem sentido, nem continuidade. Se educa pelo exemplo, pela dedicação de mostrar que a sua mudança tem resultado, e as crianças valorizam quando são reconhecidas pelas mudanças positivas nos hábitos do cotidiano. Seja por jogar o lixo no local correto ou não jogá-lo no chão. São os pequenos atos que fazem toda a diferença.

Eduque dentro de casa, na escola, na rua, em qualquer lugar! Espalhe informação e conscientização. O mundo muda se a gente muda. E com toda a certeza, as crianças são o futuro da nossa nação!

Se você tem alguma história bacana sobre o assunto, compartilhe com a gente aqui nos comentários, iremos adorar! Juntos por uma comunidade sem lixo ♥ #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.