5
(2)

Desde o nosso início em 2015 nosso foco principal tem sido em oferecer uma solução super fácil e prática de compostagem residências aqui no Rio de Janeiro. Nossa equipe se dedica à descomplicar a compostagem e possibilitar que você reduza pela metade o seu lixo e viva de acordo com seus princípios da forma mais fácil possível.

Nesse post, nossa intenção é compartilhar as principais dúvidas que recebemos sobre nossa coleta e caso você ainda não se decidiu pelo baldinho, agora é o momento!

Passo a passo

Após escolher o seu plano e fazer sua assinatura, nós lhe entregamos o seu baldinho em até 3 dias úteis. Você receberá um baldinho de 18 litros com uma sacola compostável, feita de milho e mandioca e que serve para forrá-lo e facilitar a coleta e limpeza do baldinho.

Na tampa do balde, você já encontra os principais itens que podem ou não ir para o baldinho, mas nesse post você encontra a lista completa de tudo que pode ir para o seu baldinho. Atenção, para os resíduos de carne e alimentos cozidos, eles podem ser compostados, mas se colocados diretamente no baldinho, acabam gerando odores, por isso sugerimos congelá-los e passar para o baldinho somente na véspera da suas coleta.

Com o baldinho e saco em mãos, é só começar a separar os seus resíduos. É importante mantê-lo bem fechado e em local que não bata sol e no dia da sua coleta, o nosso ciclista irá recolher o saco cheio com os resíduos e lhe entregará um novo!

Ficou na dúvida se vai gerar cheiro ou atrair mosquinhas, fique tranquilo! Mantendo o baldinho fechado, você não terá nenhum problema. Em pouco tempo separar o resíduos tornará um novo hábito na sua rotina. Nossa coleta já atente a mais de 1000 famílias e é super confiável.

Para onde vão as minhas cascas?

Depois que o nosso ciclista coleta os resíduos na sua casa, ele leva para um dos nossos pontos de apoio que posteriormente levamos de caminhão até o nosso pátio de compostagem em Duque de Caxias. Lá seus resíduos são misturados com matéria orgânica seca (resíduos de vegetação e aparas de madeira) e ao longo de 4 a 5 meses os microrganismos produzem o composto orgânico, um adubo natural, rico em nutrientes e excelente para hortas e jardins.

Fechamos o Ciclo, quando nosso composto vai para os agricultores locais, paisagistas e pessoas como você, que possuem hortas em casa. Se você ainda não tem sua horta, essa é a oportunidade para começar! Entregamos mensalmente um saco com 2kg de composto orgânico com cartão-semente de hortaliças, todo mês você recebe uma variedade diferente.

Coleta sob medida para você!

Na programação das nossas coletas, fazemos o possível garantir que as coletas sejam realizadas da forma que funcione melhor para você e que ao mesmo tempo seja eficiente e otimizada para os nossos ciclistas.

Caso não esteja em casa no dia da sua coleta, você pode deixar o seu baldinho na sua portaria ou em algum local combinado. Se tiver alguma restrição de horário, é só nos avisar, que já incluímos na programação. Mas se mesmo assim, por algum motivo, desencontrar do ciclista e perder uma coleta temos um dia de re-coleta, em que podemos passar novamente na sua casa, sem que o seu baldinho transborde.

Saiba o impacto do seu baldinho!

Antes de fundar o Ciclo Orgânico, escutei muitas vezes pessoas justificando que não compostavam, pois uma pessoa não faria diferença se todas as outras continuassem jogando suas cascas no lixo. E por isso, fazemos questão que você saiba mensalmente, a quantidade de resíduos que deixaram de ir para o aterro, quanto de adubo foi gerado e as emissões evitadas pelo seu baldinho. Além de todo o impacto que juntos já geramos até agora.

Na média, uma família de 4 pessoas que composta, deixa de enviar para o aterro 500 kg de resíduos por ano, evita a emissão de CO2eq. Proporcional ao que 8.3 mudas de árvores capturam ao longo de um crescimento de 10 anos. Aqui você pode conferir mais informações sobre o impacto do que já realizamos até agora.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Caso tenha restado alguma dúvida, estamos à disposição para esclarecê-la, você encontra uma série de artigos com mais explicações no nosso ajuda.cicloorganico.com .

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.