4.7
(36)

Esse post é pra você que ainda não tem o nosso baldinho e ficou na dúvida se vai ter mau cheiro em casa, ou então, para quem já tem e está na dúvida se está fazendo algo de errado.

Cheiro é bastante relativo, algumas pessoas são mais sensíveis do que outras mas o que a gente consegue garantir é que é possível fechar o ciclo sem ter nenhum odor desagradável em casa, mas para isso nossas 3 primeiras dicas são essenciais. As 3 últimas são para caso você queira deixar o seu baldinho cheiro zero!

1. Carnes e cozidos, no congelador!

Apesar de serem compostáveis, são justamente os resíduos que mais geram odores no processo de decomposição, isso se deve pela quantidade de proteínas e gorduras presentes neles, além de outros compostos químicos. Mas não quer dizer que você não possa compostar, nossa dica é congelá-los!

Você pode armazená-los em um zip lock, pote hermético de vidro, ou embalagem reutilizada de sorvete. E guardá-los no seu congelador até o dia da sua coleta, ou colocar no seu baldinho no dia anterior.

Se for mais prático para você, pode congelar todas as suas cascas e sobras de alimentos e passá-los para o seu baldinho somente no dia da coleta. Alguns clientes preferem dessa forma, além de eliminar completamente

2. Deixe o baldinho longe do sol.

O calor é um fator que acelera a decomposição dos resíduos, por isso deixa-lo em um local que bata sol, não é boa ideia! Quanto mais fresco e arejado, melhor para que o seu baldinho não gere nenhum tipo de odor.

3. Mantenha o balde ou bombona sempre fechado.

Nossos baldes e bombonas são fabricados para a utilização industrial, principalmente para o armazenamento de alimentos. O baldinho tem a tampa que entra bem justa e quando bem fechada é possível escutar um click! Que é sinal que ele está bem fechado e completamente lacrado, sem chances de qualquer odor sair dele.

Já a bombona, você pode pedir para que ela venha com o lacre metálico, mas o mais importante é mantê-los fechados e só abrir quando for colocar os resíduos.

4. Tenha uma lixeirinha de pia.

Uma boa dica, é utilizar uma lixeirinha de pia somente para os orgânicos, além de tornar ainda mais prática a separação, a lixeirinha evita ter que abrir e fechar o baldinho e bombona várias vezes ao dia. Assim você consegue garantir que o baldinho passe a maior parte do dia lacrado e que mesmo que tenha algum resquício de cheiro, ele não sairá do seu baldinho.

Além disso, para quem mora em casa, é possível deixar o baldinho do lado de fora e levar a lixeirinha somente no fim do dia.

5. Jornal ou papelão no fundo.

Essa dica aprendemos com nossos clientes… Colocar jornal ou papelão picado no fundo do balde é uma ótima dica para ficar com seu balde seco e sem cheiro depois da coleta – papelão ou jornal (preto e branco) também podem ir para a compostagem.

6. Bicabornato de sódio na lavagem do balde.

Após a coleta, nossa dica de higienização do baldinho é colocar uma colher de sopa de bicabornato de sódio e depois enxaguá-lo. Além de biodegradável, o bicabornato é um excelente neutralizador de cheiro, presente em diversos produtos de limpeza ele é incrível para o seu baldinho.

Outro produto de limpeza ecológico é o multiuso caseiro, essa dica aprendemos com a Karin do Por favor Menos Lixo. “Basicamente você precisa de vinagre, ácido cítrico (em pó ou cascas de frutas cítricas) e um pouco de água. Só deixar casas de limão, laranja ou tangerina imersas em vinagre de álcool branco por pelo menos duas semanas. Depois é só bater no liquidificador e coar, ou coar direto. Pode diluir em água de acordo com sua preferência ou deixar concentrado.”

7. Neutralizador de Odores

Neutralizador de Odores, com cheirinho de Capim Limão, embalagem com borrifador de 240 ml.

Ideal para utilizar após a lavagem do baldinho do Ciclo, ou para borrifar no ambiente após a abertura da tampa, caso o seu baldinho fique com odores fortes. Excelente para quem tem coleta mensal ou quinzenal.

Duração prolongada, possibilidade de usar centenas de vezes.

Adquira o seu aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.