A motivação é importante em diversas áreas da vida, seja no trabalho ou na vida pessoal. Uma pessoa motivada tende a conquistar seus objetivos com mais facilidade. Ao invés de esperar que outras pessoas te motivem, busque esse sentimento a partir de você mesmo. Foi pensando nisso que desenvolvemos esse texto, confira algumas dicas.
Tenha um propósito. Saiba onde você quer chegar. Se você não tiver um porquê, fica difícil se manter motivado nas tarefas diárias. Pense no impacto que você pode causar na vida de outras pessoas e na sociedade, por exemplo. Portanto, faça uma reflexão sobre os seus objetivos de vida. Existe um provérbio que diz: “Se você tem um alvo, você tem uma possibilidade de atingir, não significa que você vai atingir. Mas, quem não tem um alvo, é certeza que nunca vai atingir nada.”
Combata crenças limitantes. É preciso confiar em si mesmo. Esteja atento a pensamentos como “não sou capaz” e tente mudar suas perspectiva de si mesmo.
Se você já superou alguns desafios na vida, isso significa que é capaz de superar outros.
Muitos desses pensamentos são visões distorcidas da realidade, mas podem diminuir a motivação da pessoa.
Aceite os erros. É normal encontrarmos desafios na vida e acabar tomando decisões erradas, principalmente quando nos arriscamos a sair da zona de conforto. Ao invés de se desmotivar com os erros, use-os como fonte de aprendizado, pois assim você ganha motivação ao invés. No caso do ramo empresarial, muitos empreendedores renomados já tiveram seus negócios quebrados e começaram novamente diversas vezes até obter sucesso.
Tenha metas menores. Não há nada de errado em sonhar grande e estabelecer grandes e desafiadores objetivos, isso é até bom, na verdade. A única questão é que se você tem uma meta muito ambiciosa pode parecer difícil demais e necessário um esforço sobrenatural para alcançar aquela meta. Isso pode gerar desmotivação. Assim sendo, quebre seu objetivo maior em pequenas metas de forma que possa ir avançando gradualmente.
Celebre as pequenas vitórias.
Se você ficar esperando a grande felicidade chegar, não vai perceber e aproveitar as pequenas felicidades.
Se você tem um objetivo grande, é provável que não vá conquistá-lo da noite para o dia, mas se você ficar pensando apenas na conquista final, não irá desfrutar do momento presente e ficará pensando apenas no futuro. Se o seu objetivo, por exemplo, for se graduar na faculdade, comemore aquela nota boa que acabou de tirar. É interessante estabelecer recompensas para essas pequenas vitórias, como por exemplo, sair com os amigos para uma festa ou então saborear um chocolate. Assim você ganha a sensação de realização.
Tenha momentos de descanso.
A vida necessita de pausas. Isso vale especialmente para obter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Trabalhar até a exaustão pode diminuir a sua produtividade e qualidade de trabalho. Quando você descansa, volta para o trabalho mais motivado. Tenha hobbies, faça exercícios físicos e pratique meditação. Um bom hábito é ouvir músicas em momentos específicos do dia, como após acordar, assim você começa bem o dia. São importantes tanto as pequenas pausas durante o dia quanto as pausas maiores, como é o caso do final de semana ou então as férias.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!