0
(0)

Você já parou para pensar que a maior parte do nosso lixo diário é orgânico?

A compostagem é uma técnica que transforma resíduos orgânicos, ou seja, basicamente restos de alimentos e produtos de origem vegetal e animal, em adubo natural para as plantas. Os efeitos da adubação orgânica são surpreendentes, ela realmente deixa as plantas com mais vida e saudáveis!

Além de fazer bem para as plantas, a compostagem evita o envio de matéria orgânica para os aterros e lixões.

Quando a matéria orgânica se decompõe nesses ambientes, ela libera gás metano, que possui alto potencial de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.

Como funciona a técnica? Basicamente, é preciso misturar os restos de matéria orgânica com matéria seca, como poda de árvores, folhas secas ou até mesmo papel. Os micróbios presentes nesse meio se encarregam de decompor a matéria orgânica e transformá-la em adubo. O processo leva em média 3 meses para acontecer.

O adubo orgânico pode ser usado tanto na agricultura quanto em jardins domésticos. Se você gosta de jardinagem ou possui uma plantação, está aí uma ótima ideia!

Os agricultores inclusive chamam o adubo de “ouro negro” devido a sua importância.

Para fazer a compostagem você tem duas opções: comprar ou fazer uma composteira doméstica ou então contratar o serviço de coleta do Ciclo Orgânico (caso more no Rio de Janeiro). Se você não tem plantas em casa, ou seja, não necessita de adubo, a compostagem continua sendo importante, pois você está deixando de enviar seus resíduos para aterros e lixões. Uma ideia legal é doar o adubo que você produz para amigos, instituições, hortas comunitárias ou até mesmo vendê-lo. A compostagem pode ser facilmente ensinada e demonstrada às crianças! Se você tem filhos, pode envolvê-los nessa atividade.

No caso da compostagem doméstica, quem faz o processo são as minhocas. No caso da compostagem industrial, são as bactérias. Em ambos os casos é possível obter um adubo de qualidade. A compostagem com minhocas acontece de maneira mais rápida e assim não há tempo para os resíduos fermentarem e gerarem mau odor. As minhocas mais indicadas são as californianas, você pode começar com em torno de 100 minhocas, é possível comprá-las em lojas de jardinagem ou na própria loja on-line do Ciclo Orgânico.

Muitas pessoas ficam com medo de fazer compostagem em casa por causa do mal cheiro, mas se for bem feita não há complicações, basta evitar colocar os alimentos cozidos.

O adubo orgânico possui diversos nutrientes importantes para as plantas, como por exemplo, micronutrientes (cloro, ferro, zinco e ferro) e macronutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio). A diferença é que os micronutrientes são consumidos em menores quantidades enquanto que os macronutrientes são em maiores quantidades. O adubo proveniente da compostagem não possui odor e pode ser adicionado diretamente no solo em torno das plantas.

A compostagem também gera o chorume, porém é diferente do chorume dos lixões que é tóxico, mas no caso do da compostagem são benéficos. Basta diluir em água (em uma proporção de um para dez) e aplicar no solo em torno das plantas, ou seja, funciona como um fertilizante natural, assim como o adubo.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.