3
(2)

A Compostagem doméstica é o ato de transformar os resíduos orgânicos dentro do nosso próprio lar ou com o baldinho do Ciclo Orgânico, transformando-os em um composto muito rico em nutrientes. Este composto pode ser usado como adubo para hortas, jardins, plantas em vasos e enriquecimento de solos degradados.

Estima-se que mais de 60% de todo o lixo gerado no Brasil sejam de resíduos orgânicos

Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2018 no Brasil foram gerados mais de 216 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia (aproximadamente 1 kg por pessoa). Desse total, 40,5% foram para lixões ou aterros controlados,  locais com alto risco de contaminação às pessoas e ao meio ambiente.

Além disso, os recursos utilizados para a disposição final e transporte de resíduos sólidos em aterros sanitários são bastante expressivos para  orçamento das prefeituras das cidades brasileiras.

Os resíduos orgânicos são os restos de comida, cascas de frutas, verduras, legumes, borra de café, ervas, grãos, ou seja, tudo aquilo que é de origem animal ou vegetal.

Estes resíduos são naturalmente decompostos por bactérias e, no caso de utilizar o minhocário em casa, a presença das minhocas aceleram o processo e melhoram o produto final (húmus). Entretanto, só serão colocados restos de alimentos vegetais. Proteína animal não é recomendado pôr no minhocário por ser um tipo de resíduo orgânico de difícil decomposição e pode gerar larvas e mau cheiro.

Quando tentamos influenciar as pessoas ao nosso redor com mais consciência ambiental e atitudes mais sustentáveis, como a compostagem por exemplo, sempre mostramos o que essa ação positiva traz de bom para o meio ambiente e para toda a sociedade!

Vamos pontuar abaixo os benefícios de fazer compostagem, e para te ajudar a convencer os seus familiares e amigos a fecharem o ciclo do alimento. Vem da terra e volta pra ela, em forma de adubo!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM

Quando realizamos a compostagem doméstica evitamos diversos problemas causados pelo acúmulo de lixo nas ruas e em outros locais. Sabe aquele cheiro horrível que sai do caminhão do lixo? Isso é causado pela grande quantidade e variedade de resíduos orgânicos nas sacolinhas de lixo que saem de nossas casas, misturados com todos os tipos de materiais (vidros, recicláveis, pilhas etc.).

Hoje em dia, mesmo quem mora em apartamento já pode realizar a compostagem doméstica ou assinar um plano de coleta e compostagem com o Ciclo Orgânico. Desse modo, você contribui para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. Se cada um fizer a sua parte, teremos uma sociedade com menos lixo e mais recursos.

VEJA OS BENEFÍCIOS para o meio ambiente DE REALIZAR A COMPOSTAGEM

– Diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras;

– Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas;

– Aumenta a vida útil dos aterros sanitários (local onde recebe a maioria do lixo da cidade);

– Produção de adubo orgânico rico em nutrientes dentro de casa.

Além de todos os benefícios pontuados acima, compostar é um ato político também!

Compostar é uma opção sustentável para o destino do seu lixo orgânico.

Mudar a sociedade com atitudes positivas e que impulsionam cada vez mais pessoas e muito mais iniciativas com o mesmo propósito: transformar resíduos orgânicos em fonte de vida! E a partir disso, estimulam nossos representantes a criar novas políticas públicas sustentáveis.

Se você tem algum familiar/amigo que ainda não sabe a importância de compostar, compartilhe esse post ou, use os argumentos a seu favor e plante a semente da compostagem no coração de alguém! 🙂 Vamos juntos por uma comunidade sem lixo! #FecheOCiclo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.