4.4
(452)

O gengibre possui fama por seu uso medicinal. Se você quer ter uma alimentação saudável, o gengibre não pode ficar de fora do seu cardápio.

Além de dar sabor aos alimentos, por ter um sabor apimentado e diminuindo a necessidade de sal, o alimento surte diversos efeitos positivos em nosso organismo.

Previne o câncer

Por conter boas quantidades de zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, o gengibre ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.

Auxilia na absorção de nutrientes

O gengibre faz o sistema digestivo absorver melhor os nutrientes da alimentação. Assim você entra em forma.

Anti-inflamatório

O gengibre é um potente antioxidante e anti inflamatório que ajuda a combater inflamações no estômago, prevenindo e ajudando no tratamento de gastrite e úlceras.

Consumir gengibre ajuda o pâncreas a funcionar melhor e gerar mais enzimas que vão favorecer a absorção de nutrientes, facilitando a digestão –propriedade atribuída aos gingerois.

Previne o Alzheimer

Esta raíz previne a perda de células cerebrais. Se você tem histórico familiar de pessoas que já tiveram essa doença, o recomendado é consumir esse ingrediente o quanto antes.

Alivia a azia

Pelo fato de reduzir a acidez estomacal, combate a azia e gases sem deixar efeitos colaterais.

Alivia náuseas e vômitos

Seja durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias.

Aumenta o apetite

A raíz estimula a fome, portanto consuma na forma de chás ou então sucos.

Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

Com a quantidade certa de glicose no corpo, a saúde fica em dia e teremos energia para praticar atividades físicas. Assim também previne-se diabetes além de gerar o equilíbrio da glicose no sangue.

Auxilia na perda de peso

O gengibre ajuda a reduzir o acúmulo de gordura, por isso é muito usado em dietas detox.

Recupera a energia muscular

Devido a rotina cansativa é comum que os músculos fiquem cansados. Por isso a raíz é uma ótima opção para recuperar a energia e inclusive queimar calorias.

O cineol e o bornal também são compostos bioativos presentes no gengibre e que têm importante ação analgésica, ajudando a aliviar dores musculares.

O consumo do gengibre ajuda a controlar a dor muscular após o exercício físico. Pesquisadores do Georgia College and State University (EUA) mostraram em um estudo, que consumir 2 g de gengibre por dia, durante 11 dias, reduziu significativamente a dor muscular em pessoas que realizavam exercícios.

Melhora o hálito

Para isso consuma em forma de chá, suco ou até mesmo bala.

Combate infecções

Por ter compostos bactericidas e antimicrobianos, o gengibre é uma ótima opção para auxiliar no combate a doenças respiratórias, como gripe, resfriados, asma e bronquite.

O gengibre possui propriedades descongestionantes, o que contribui para limpar as vias respiratórias do muco, bastante frequentes em quadros de gripes.

Em função do seu caráter antioxidante, o consumo do gengibre gera um aumento da imunidade, inclusive é capaz de reduzir o colesterol ruim.

Equilibra a pressão arterial

O gengibre tem propriedades relaxantes, anti inflamatórias e antioxidantes. Elas melhoram a elasticidade e o relaxamento das artérias, facilitando a circulação e ajudando a equilibrar a pressão alta.

Melhora a memória

Um estudo com mulheres de meia idade constatou que as que consumiram gengibre tiveram melhora na memória. Outro estudo constatou que a raíz combate o declínio cerebral decorrente da idade avançada.

Como consumir?

Chá

É possível fazer chás a partir da infusão do alimento. Para incrementar o sabor recomenda-se adicionar limão, canela ou maçã.

Salada

Polvilhe uma colher de gengibre ralado sobre a salada comum ou então salada de frutas.

Sucos

Dissolva o gengibre em pó na água e misture com frutas para fazer sucos.

Água saborizada

Adicione 4 ou 5 rodelas de gengibre em uma garrafa com água e assim você pode beber uma água saborizada.

Referências

blog.bumbumcream.com.br/descubra-os-20-beneficios-do-gengibre/?gclid=CjwKCAiAkrWdBhBkEiwAZ9cdcMMgPlPUdm0TOVpA_Heb1ljmZzHW_TeyqYvqiWPggSqLTi2MVj8RbxoCkVQQAvD_BwE

tuasaude.com/beneficios-do-gengibre/

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/12/08/gengibre-ajuda-a-emagrecer-conheca-os-beneficios-do-alimento.htm

blog.segurosunimed.com.br/beneficios-gengibre/

livup.com.br/ingredientes/gengibre

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 452

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.