Muita gente tem um jardim em casa mas não sabe como cuidar dele. Outras pessoas querem construir um jardim, mas não sabem por onde começar.
Neste texto você verá informações vindas de especialistas, afinal, informação é a dica de um jardim saudável e bonito. Se você é um iniciante ou expert no assunto, sempre há mais o que aprender. Confira!
Plantar tudo de uma vez
O ideal é começar devagar e escolher primeiro apenas um tipo de planta. Estude tudo sobre ela. Assim você dá mais atenção ao tipo de planta que escolheu e os resultados são melhores, o que vai te dar mais confiança. Quando você tiver domínio sobre uma planta, escolha outro tipo e faça a mesma coisa.
Esquecer da luz solar
Este é um dos erros mais comuns em jardins. Cada tipo de planta precisa de um tempo de exposição solar diário. Sabendo a necessidade de cada espécie você sabe o que plantar e onde. Algumas espécies necessitam de mais exposição ao sol, e caso fiquem na sombra podem ter suas folhas atrofiadas. Já as plantas que se dão melhor na sombra, caso fiquem no sol podem ter suas folhas queimadas.
Existem 3 tipos de exposição ao sol: sol pleno significa mais de 6 horas de luz solar direta, meia sombra significa metade disso e sombra total significa que não há sol direto. Um ponto importante é que plantas que se dão bem na sombra não precisam ficar no escuro, em locais sem luz. Pelo contrário, todas as plantas necessitam de luminosidade, luz e claridade.
Não preparar a terra
Algumas espécies se desenvolvem melhor em terras arenosas, já outras em terras argilosas. As consequências da escolha errada do tipo de terra são o fato da água e os nutrientes escoarem rapidamente, prejudicando a absorção pela planta, ou então pode gerar poças, restringindo a circulação de água e ar.
Começar sem um plano
Não há nada de errado em ficar empolgado com a construção de um jardim. Porém é necessário ter calma e avaliar alguns aspectos. No futuro pode faltar sol, nutrientes e espaço para as plantas. Defina a localização e o tamanho dos canteiros, depois pense em qual tipo de planta irá plantar.
Qual impressão ou sensação você quer passar para as pessoas que estejam no local?
Adubar demais ou pouco
As plantas precisam de nitrogênio, e você pode encontrar essa substância nos adubos. Uma adubação excessiva pode desfazer o equilíbrio do solo e inclusive matar as plantas.
Regar muito ou pouco
Com pouca água as plantas podem murchar ou morrer e com água demais você pode matar a planta porque as raízes apodrecem.
A maioria das plantas necessitam ser regadas de 1 a 3 vezes por semana.
Se você não regar muito, a água não vai chegar nas raízes e a planta vai secar, o que vai fazer com que as raízes cresçam muito perto do topo do solo e irá competir com as outras plantas.
Agora, se você regar muito, pode criar inundações em vasos e isto pode levar a mofo, fungos e raízes podres.
Identificar este problema geralmente é fácil. Para saber se a planta está precisando de uma rega, faça o seguinte: enfie o dedo na terra. Se ele sair sujo, não precisa regar, pois o solo está úmido. Se sair seco, precisa de rega, pois o solo está seco.
Plantar muito profundamente ou muito superficialmente
Cada planta deve ser plantada em uma profundidade específica. Se você plantar muito profundamente, pode acontecer da planta não receber muita luz solar e isto a impedirá de crescer adequadamente. Se você plantar muito superficialmente, o contato maior com o sol pode levá-las a secar ou murchar.
O alface, por exemplo, prefere ser plantado mais próximo à superfície para receber mais luz solar e se desenvolver melhor. Ou seja, cada planta tem a sua regra, basta compreendê-la.
Plantar uma planta muito perto da outra
Se você fizer isso é provável que as plantas vão competir por nutrientes uma com as outras, e isto gera plantas menores e mais fracas.
No pacote das sementes geralmente vem a especificação dizendo qual é a distância ideal entre uma semente e outra, portanto siga essa regra.
Além disso, muitas plantas juntas no mesmo espaço podem dar um aspecto “sujo” à paisagem.
Deixar ervas daninhas crescerem livremente
As ervas daninhas podem competir com suas plantas por nutrientes. As raízes dessas ervas podem entrelaçar-se com das suas plantas e danificá-las. Portanto, retire as ervas daninhas semanalmente.
Não pensar no clima
Cada planta se desenvolve melhor em um tipo de clima específico. Certifique-se de que você está plantando uma espécie que se adapte bem ao clima da sua região. E não é só o clima, tenha cuidado com a época do ano em que está plantando.
Alguns vegetais – tais como milho, feijão e pepino – preferem solo mais quente e assim devem ser plantados no final da primavera, enquanto brócolis, couve e alho-poró preferem ser plantados no inverno.
Não ter cuidado com as pragas
Você não precisa de agrotóxicos, existem receitas caseiras para eliminar pragas e agora você conhecerá algumas delas.
Uma dica é o espantalho. Outra dica é pendurar CD`s em uma corda de modo que reflita a luz solar e afastem as pragas.
Molhe algodão em óleo de hortelã e coloque-os pelo jardim. O cheiro forte espanta os roedores e as formigas também.
Se o problema são as lesmas, polvilhe um pouco de sal ao redor das plantas.
Para matar insetos, encha um frasco com água e detergente e borrife nas plantas uma vez por semana.
Não saber quais plantas interagem melhor entre si
Algumas plantas contribuem uma com as outras quando plantadas juntamente. Em outros casos elas não se dão bem entre si. Pesquise a respeito antes de plantar.
Plantar muito perto da casa
Dependendo do tipo da planta, se for de grande porte como arbustos e árvores, podem ter raízes que ocupem uma área abrangente e assim danificar encanamentos, telhados e a base da casa. Ou seja, se for plantar perto da casa dê preferência a plantas pouco invasivas e de pouca altura. Por isso, antes de plantar é necessário saber qual tamanho a planta vai atingir quando adulta.
Deixar tudo muito arrumadinho
Podar perfeitamente todas plantas pode dar um ar um pouco monótono e artificial. Deixe as plantas em seu estado natural! Faça podas apenas quando as plantas estiverem atrapalhando a visão ou a circulação de pessoas.
Não conhecer o ciclo de vida das plantas
Muitas plantas perdem suas folhas em certas épocas do ano, mas muitas pessoas não sabem disso e acabam achando que estão mortas e as arrancam.
Referências
tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6909
lardocelar.blog.br/12-erros-que-devem-ser-evitados-ao-montar-um-jardim/
revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/06/7-erros-de-paisagismo-para-nao-cometer-na-sua-casa.html
homify.com.br/livros_de_ideias/1315617/10-erros-ao-cuidar-de-um-jardim-e-como-evita-los
designpordentro.com.br/erros-cometidos-em-jardinagem/
mundonaturarte.com.br/7-maiores-erros-na-jardinagem/
primaveragarden.com.br/voce-esta-cometendo-erros-no-jardim/
Adorei a matéria sobre 15 ERROS QUE VOCÊ PODE ESTAR COMETENDO NO SEU JARDIM. Cuido da minha rua e planto jardins por aqui. As informações do texto foram importantes e vou procurar observa-las. Moro em Brasília. Meu bairro é o Residencial Santos Dumont. Obrigado