Se você gosta de jardinagem, saiba que é possível praticá-la sem agredir o meio ambiente. Como por exemplo, existem diversas formas de economizar água no seu jardim. As técnicas apresentadas neste texto servem para hortas comunitárias, jardins em condomínios, casas e empresas.
1 – Use os resíduos orgânicos para fazer compostagem. Trata-se de uma técnica que transforma resíduos orgânicos, ou seja, no caso dos jardins, galhos secos, restos de frutos, folhas, aparas, etc em adubo orgânico para as plantas. O adubo orgânico é mais saudável do que o químico, pois não agride o solo e libera os nutrientes de forma gradual. A adubação orgânica realmente deixa as plantas mais saudáveis e com mais vida! Você pode fazer uma composteira doméstica ou então contratar o serviço de empresas como o Ciclo Orgânico, que realiza a coleta de resíduos em sua residência e se encarrega de fazer a compostagem (saiba mais no final do texto).
2 – Economize água. Capte água da chuva com a utilização de uma cisterna. Faça mulching, ou seja, cubra envolta da planta com palha ou folhas secas, pois assim é possível manter o solo úmido. Prefira irrigar as plantas no início da manhã ou no final da tarde, pois as temperaturas são mais amenas e assim a água não evapora facilmente. Controle a proliferação de ervas daninhas, pois elas competem por água com as plantas.
3 – Plante espécies nativas. Por estarem acostumadas ao solo e clima da região, acabam necessitando de menos cuidados, e logo você tem menos trabalho com elas. Muitas espécies nativas estão ameaçadas devido a urbanização e degradação de habitat, ao cultivá-las você está preservando-as. As plantas nativas têm mais chances de prosperar, além disso são mais resistentes a pragas e doenças. Boas dicas para descobrir quais espécies são nativas da região onde você mora, é pesquisar na internet ou consultar profissionais da área.
4 – Faça upcycle. Sabe aquela garrafa PET que você ia jogar fora? Ou então aquela lata de alumínio… Use-as para servir como vaso para plantas. No caso das garrafas PET, basta cortá-las ao meio. Existem diversos tutoriais na internet sobre esse assunto. Além de reduzir o envio de resíduos para os aterros, você dá um toque especial e personalidade ao seu jardim.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!