A Berinjela pertence à família das solanáceas. Nasce de plantas arbustivas, com caule semilenhoso e folhas grandes. Chega a atingir mais de um metro de altura e possui flores roxas. Os frutos, ovais, alongados e de toque macio (50% do volume da berinjela é ar) possuem proteína, cálcio, ferro e fósforo, além de serem boa fonte de sais minerais e vitaminas, com valor nutricional comparado ao do tomate. Devido às propriedades da berinjela, o suco do legume ajuda a reduzir o colesterol ruim. Um quarto de uma berinjela média batida com três laranjas, açúcar ou adoçante, serve para uma pessoa.
Na culinária brasileira, a Berinjela pode ser encontrada assada, ensopada, recheada e cozida, frita à milanesa, grelhada, como antepasto, em conserva e suco. Como uso medicinal, ela ajuda no emagrecimento, é diurética e reduz gordura no fígado. O suco deste legume combate o colesterol e a hipertensão. As folhas ajudam a aliviar a dor de queimaduras.
A berinjela se desenvolve bem em regiões de clima tropical e subtropical, mas sem excesso de chuva. Em épocas de floração, ela não suporta frio intenso e geadas. Para o cultivo, prefere as temperaturas entre 18 e 25 graus, principalmente nas estações da primavera, do verão e do outono.
Como plantar a Berinjela
1. O plantio deve ser realizado nos meses da primavera, verão e outono, em regiões mais frias. Mas, pode ser plantada durante o ano todo em locais de clima quente.
2. O solo deve ser revolvido e destorroado, com a aplicação de adubo orgânico e a adição de fertilizante químico.
3. A produção de mudas pode ser iniciada em sementeira ou em recipientes, como copos de papel ou bandejas de isopor.
4. Em sementeiras, o local não pode ser de fácil encharcamento.
5. Enquanto as mudas estiverem no canteiro, controle a presença de ervas-daninhas e insetos e regue sempre. As sementes levam de 20 a 30 dias para germinarem.
6. Após apresentarem em torno de seis a sete folhas definitivas, estarão prontas para serem levadas ao campo.
7. O transplantio deve ser feito com muito cuidado, para evitar danos nas raízes e prejudicar o posterior desenvolvimento das berinjelas. Faça-o antes que as raízes se enrolem, para também não afetar a produtividade dos legumes.
8. Para fazer a remoção, escolha as horas mais frescas do dia, de preferência à tarde e com o solo umedecido, ou em dias nublados.
9. Para cultivares de plantas pequenas, faça espaçamento de 1,2 x 0,8 metro. Se forem mais vigorosas, deve ser de 1,5 x 1 metro. Enterre a muda na mesma profundidade que se encontrava antes.
10. Irrigue as mudas.
Após 90 dias inicia-se a colheita. São 15 frutos por planta. Comece pela manhã ou no final da tarde. Pode ser manual, com tesoura de poda ou faca bem afiada pois o pedúnculo é lenhoso e resistente. Dependendo da variedade, a colheita dura três meses ou mais, a partir dos 90 a 110 dias de semeadura. Durante a colheita, cuidado ao manipular os frutos. Eles são bastante sensíveis ao amassamento e às avarias de ferramentas e outros materiais.
Dependendo do porte da cultivar e do tamanho dos frutos, a berinjela pode precisar de suporte com estacas para que a planta ou seus ramos não tombem. As plantas podem ser amarradas com cuidado a estacas verticais ou podem ser usados outros suportes, como por exemplo, suportes circulares de arame apropriados para este fim.
O consumo de Berinjela na sua alimentação traz benefícios:
- Prevenir doenças cardíacas, por ser rica em antocianina, um antioxidante potente que está presente na sua casca roxa;
- Reduzir o colesterol ruim, por conter o antioxidante nasunina;
- Evitar a formação de aterosclerose, por controlar os níveis de colesterol no sangue;
- Melhorar a circulação sanguínea, por promover a saúde dos vasos;
- Ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
- Prevenir anemia, por ser fonte de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de células do sangue.
Plante já a sua semente de berinjela e aproveite integralmente todos os benefícios de tê–la em casa e para que você possa aproveitar o máximo deste alimento incrível! 😉 #FecheOCiclo #ComidaDeVerdade
Preciso da ajuda de vocês para acabar com as lesmas no meu jardim. Comem todas as mudinhas que faço. Só respeitaram a abóbora que por sinal deu muita flor e nenhuma abóbora.
Obrogada
… [Trackback]
[…] Informations on that Topic: blog.cicloorganico.com.br/hortas-e-jardins/como-plantar-berinjela-em-casa/ […]