5
(1)

A Berinjela pertence à família das solanáceas. Nasce de plantas arbustivas, com caule semilenhoso e folhas grandes. Chega a atingir mais de um metro de altura e possui flores roxas. Os frutos, ovais, alongados e de toque macio (50% do volume da berinjela é ar) possuem proteína, cálcio, ferro e fósforo, além de serem boa fonte de sais minerais e vitaminas, com valor nutricional comparado ao do tomate. Devido às propriedades da berinjela, o suco do legume ajuda a reduzir o colesterol ruim. Um quarto de uma berinjela média batida com três laranjas, açúcar ou adoçante, serve para uma pessoa.

Na culinária brasileira, a Berinjela pode ser encontrada assada, ensopada, recheada e cozida, frita à milanesa, grelhada, como antepasto, em conserva e suco. Como uso medicinal, ela ajuda no emagrecimento, é diurética e reduz gordura no fígado. O suco deste legume combate o colesterol e a hipertensão. As folhas ajudam a aliviar a dor de queimaduras.

Planta de berinjela
A berinjela se desenvolve bem em regiões de clima tropical e subtropical, mas sem excesso de chuva. Em épocas de floração, ela não suporta frio intenso e geadas. Para o cultivo, prefere as temperaturas entre 18 e 25 graus, principalmente nas estações da primavera, do verão e do outono.

Como plantar a Berinjela

Muda de berinjela

1. O plantio deve ser realizado nos meses da primavera, verão e outono, em regiões mais frias. Mas, pode ser plantada durante o ano todo em locais de clima quente.

2. O solo deve ser revolvido e destorroado, com a aplicação de adubo orgânico e a adição de fertilizante químico.

3. A produção de mudas pode ser iniciada em sementeira ou em recipientes, como copos de papel ou bandejas de isopor.

4. Em sementeiras, o local não pode ser de fácil encharcamento.

5. Enquanto as mudas estiverem no canteiro, controle a presença de ervas-daninhas e insetos e regue sempre. As sementes levam de 20 a 30 dias para germinarem.

6. Após apresentarem em torno de seis a sete folhas definitivas, estarão prontas para serem levadas ao campo.

7. O transplantio deve ser feito com muito cuidado, para evitar danos nas raízes e prejudicar o posterior desenvolvimento das berinjelas. Faça-o antes que as raízes se enrolem, para também não afetar a produtividade dos legumes.

8. Para fazer a remoção, escolha as horas mais frescas do dia, de preferência à tarde e com o solo umedecido, ou em dias nublados.

9. Para cultivares de plantas pequenas, faça espaçamento de 1,2 x 0,8 metro. Se forem mais vigorosas, deve ser de 1,5 x 1 metro. Enterre a muda na mesma profundidade que se encontrava antes.

10. Irrigue as mudas.

Após 90 dias inicia-se a colheita. São 15 frutos por planta. Comece pela manhã ou no final da tarde. Pode ser manual, com tesoura de poda ou faca bem afiada pois o pedúnculo é lenhoso e resistente. Dependendo da variedade, a colheita dura três meses ou mais, a partir dos 90 a 110 dias de semeadura. Durante a colheita, cuidado ao manipular os frutos. Eles são bastante sensíveis ao amassamento e às avarias de ferramentas e outros materiais.

Dependendo do porte da cultivar e do tamanho dos frutos, a berinjela pode precisar de suporte com estacas para que a planta ou seus ramos não tombem. As plantas podem ser amarradas com cuidado a estacas verticais ou podem ser usados outros suportes, como por exemplo, suportes circulares de arame apropriados para este fim.

Pés de berinjela com suporte

O consumo de Berinjela na sua alimentação traz benefícios:

  1. Prevenir doenças cardíacas, por ser rica em antocianina, um antioxidante potente que está presente na sua casca roxa;
  2. Reduzir o colesterol ruim, por conter o antioxidante nasunina;
  3. Evitar a formação de aterosclerose, por controlar os níveis de colesterol no sangue;
  4. Melhorar a circulação sanguínea, por promover a saúde dos vasos;
  5. Ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
  6. Prevenir anemia, por ser fonte de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de células do sangue.

Plante já a sua semente de berinjela e aproveite integralmente todos os benefícios de têla em casa e para que você possa aproveitar o máximo deste alimento incrível! 😉 #FecheOCiclo #ComidaDeVerdade

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.