3
(2)

O espinafre é fácil de cultivar na sua própria casa, é cultivado como verdura pelas suas folhas que são comestíveis, são muito grandes e de cor ver escuro. Pode ser cultivado durante todo o ano, mas há épocas que são melhores que outras e pode ser comido numa grande variedade de prato, tanto crus como cozidos. Atualmente é uma das verduras mais congeladas, uma vez que mantém as suas características intactas.

Os espinafres são ricos em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silício.

Porém, também são ricos em ácido oxálico, razão pela qual não se aconselha seu consumo cru, especialmente para aquelas pessoas que têm problemas de cálculos renais ou de vesícula, assim como não se aconselha o uso da sua água de cozimento para fazer sopas. Todo espinafre, assim como toda planta rica em ácido oxálico (como as acelgas, as taiobas e outras mais) devem ser cozidas bem, sua água deve ser descartada, não devem ser consumidas requentadas (se sobrou, coma frio) e não devem ser consumidas cruas, apesar de serem bastante saborosas.

O ácido oxálico dificulta a absorção do ferro, maior riqueza dos espinafres, pelo que vale temperá-lo com limão ou vinagre, ácidos, para aumentar a disponibilidade deste mineral. Pela sua riqueza em ferro, espinafres são usados nas medicinas populares para tratar pessoas com anemia e desnutrição. Mas, seu excesso em ferro não o faz uma hortaliça adequada para aquelas pessoas que sofrem de hipertensão arterial assim como, já o dissemos acima, seu conteúdo em ácido oxálico o faz inadequado para as pessoas que sofrem dos rins ou vesícula.

Como cultiva-lo em sua horta caseira

1. A hortaliça é fácil de plantar, pois não exige muito espaço. Uma opção para locais com pequena área disponível é o uso de caixas com altura de 20 a 25 centímetros ou você pode plantar em vasos ou jardineiras.

2. O espinafre é rústico e tem resistência a muitas pragas e doenças. Contudo, fungos e insetos são seus maiores inimigos. Eles comem as folhas ou sugam a planta. Deixar a horta sempre limpa ajuda a evitar a presença dos invasores.

3. O espinafre tem seu pleno desenvolvimento em regiões com temperatura entre 13°C a 20°C. Quando em temperaturas elevadas é comum seu florescimento precoce.

4. Ao escolher o local para plantio, opte por lugares com a incidência de luz solar direta ou naqueles que contenham sombra parcial durante o dia.

5. Em regiões de clima quente, é necessário que o espinafre seja plantado em locais nos quais, durante as horas mais quentes do dia, ele fique sob sombra.

6. Certifique-se que o solo tenha boa drenagem. E não esqueça de usar o seu composto orgânico do Ciclo!

7. Por não gostar de encharcamentos, procure irrigar o solo de forma que fique sempre e apenas úmido.

8. Quando plantado em horta, respeite o espaçamento entre as mudas. se desejar, você também poderá propagá-lo em vasos.

9. Adube, uma vez por mês, para que as plantas se desenvolvam bem.

10. A colheita das folhas poderá ser feita de 40 a 120 dias após o plantio. Certifique-se de que a planta tenha pelo menos 6 folhas antes de iniciar a retirada.

Gostou das dicas? Saiba mais dicas sobre plantios, hortas e muito mais em nosso blog! #FecheOCiclo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.