O que é uma planta carnívora?
A estrutura dessas plantas permite atrair, capturar e digerir animais de pequeno porte. Alguns exemplos de animais digeridos são moscas, abelhas, vespas e até mesmo anfíbios, aves e répteis.
Os nutrientes das presas servem de alimento para o crescimento e desenvolvimento da planta.
Exemplos de plantas carnívoras
Dionéia: é a espécie mais conhecida das carnívoras.
Sarracenia: é uma planta carnívora muito resistente e adaptável a climas extremos. A flor dessas plantas carnívoras aparece sempre na primavera, exalando um odor que atrai insetos polinizadores.
Utricularia: Essas plantas carnívoras definitivamente não parecem plantas carnívoras. A Utricularia tem aparência de flor e muitos veem semelhança entre espécies dessa planta carnívora e orquídeas. Aquáticas, as Utricularias são pequenas e têm formato garrafal. Elas hibernam durante o inverno para resistir ao frio e usam a sucção para captura de presas quando estão ativas.
Darlingtonia californica: A planta engenhosa captura os insetos por meio do buraco no qual os mesmos entram e seguidamente são envolvidos por uma secreção viscosa e imobilizadora. Essa secreção por sua vez contêm microrganismos e enzimas que degradam os insetos que caem, digerindo-os.
Local certo
Deixe-as perto das janelas para assim capturar insetos com mais facilidade.
Dando alimentos a elas
Se perceber que a planta está com dificuldade de se alimentar dos animais, você pode introduzir insetos mortos em suas bocas. Mas não coloque animais mortos por inseticidas. O ideal é por animais vivos.
Utilize uma pinça para colocar o inseto vivo na planta ou deixe ao lado da planta uma fruta (laranja por exemplo) assim o cheiro da fruta vai atrair mosquinhas das frutas (drosófilas) e aumentar as chances da planta se alimentar.
Sobre as regas
As plantas carnívoras precisam de bastante água e necessitam de regas diárias. Elas não gostam de cloro, portanto use água filtrada ou da chuva.
Sobre fertilização
A fertilização é desnecessária e pode até ser prejudicial para as espécies. Elas são preparadas para sobreviver em áreas com poucos nutrientes. Além disso, a alimentação não deve ser feita com muita frequência, podendo danificá-las. Mesmo se suas amiguinhas carnívoras não capturarem nada, elas ainda assim sobreviverão.
Sobre a luminosidade
Para se fortalecerem, as plantas carnívoras devem tomar sol durante o dia todo, sempre de forma indireta, pois a exposição direta pode matá-las.
A maioria das plantas carnívoras gostam de muito sol o dia inteiro, assim, elas ficam com uma coloração mais intensa, mais fortes e bonitas.
Não brinque com elas
Não estimule o fechamento da Dionaea muscipula (colocar o dedo, palito, etc) ou brincar com as plantas carnívoras! Toda vez que a armadilha se fecha (Dionaea) sem inseto a armadilha ficará mais lenta e da próxima vez que houver a oportunidade real de capturar um inseto ela se fechará mais devagar aumentando as chances do inseto conseguir fugir!
No Brasil e no mundo
As plantas carnívoras são, com certeza, bem peculiares e existem centenas de espécies delas em todo o mundo, inclusive no Brasil, que é o segundo país com maior número de tipos de plantas carnívoras, perdendo apenas para a Austrália.
Curiosidades
Você sabia que existem mais de 500 espécies de plantas carnívoras espalhadas pelo mundo? Elas são facilmente encontradas em áreas quentes e florestas tropicais úmidas. O Brasil é considerado o segundo país a contar com mais plantas carnívoras em seu território.
Pesquisadores afirmam que as plantas carnívoras já existem há cerca de 60 milhões de anos, ainda na época dos dinossauros! Muitos acreditam que a sua evolução deu-se pelo fato de que, quando chovia, sua superfície criava uma poça de água que atraia os insetos para beber.
Referências
blog.plantei.com.br/como-cultivar-planta-carnivora/
tuacasa.com.br/plantas-carnivoras/
casa.abril.com.br/jardins-e-hortas/como-plantar-cuidar-plantas-carnivoras
floriculturajoanaflores.com.br/pagina/como-cultivar-plantas-carnivoras.html
Eu gostaria de saber onde é possível encontrar uma planta carnívora para insetos, aqui no Rio de janeiro.
Será que poderiam me dar uma dica ?
Gostaria muito
Agradece
Dagmar