Hortas comunitárias são espaços coletivos para o plantio de várias culturas, e um dos benefícios é a possibilidade de plantar e colher frutos (sem agrotóxicos) para o consumo dos integrantes, contribuindo para uma alimentação mais saudável da população.
É uma maneira inteligente de ocupar os espaços públicos e tornar possível o cultivo de alimentos mesmo em um espaço urbano. Espaços públicos abandonados podem ganhar uma nova função e é claro, ficar mais bonitos!
A alteração do microclima das ruas e dos interiores das casas é outro ótimo benefício.
E por que não usar as hortas comunitárias para o fortalecimento de laços sociais?
Neste texto você verá que não há grandes dificuldades em criar uma horta comunitária, basta ter organização.
Onde fazer?
Se a sua ideia é implantar uma horta comunitária em um condomínio, não é tão difícil estabelecer um local, basta escolher uma área verde que não possua vegetação. Se não houver uma área apropriada você pode construir canteiros com tijolos, manta impermeabilizante e terra. Ou então compre canteiros prontos como os da Noocity.
Se realmente não houver espaço no local desejado ainda assim é possível montar uma horta vertical, que inclusive pode usar garrafas PET como vasos.
Mas caso você queira implantar em um determinado bairro, você pode fazer o plantio em uma escola ou pedir autorização da prefeitura para implantar em uma praça.
É importante lembrar que para pedir autorização à prefeitura, é necessário que a solicitação seja feita por um grupo de pessoas organizado e que tenham uma proposta articulada. A prefeitura irá fazer uma avaliação do terreno e do nível de engajamento das pessoas para a criação da horta urbana.
No caso da criação de uma horta dentro de um condomínio a ideia é a mesma, a única diferença é que você deve fazer o contato com o síndico.
Encontre e reúna pessoas interessadas
Como o nome já diz, a horta comunitária deve ser desenvolvida em conjunto desde os estágios iniciais. Converse com a vizinhança e proponha a ideia – não é necessário que as pessoas sejam especialistas. Para convencer as pessoas diga os benefícios e vantagens que a horta pode trazer. Demonstre sua vontade em fazer o projeto e assim contagie elas.
Uma vez que você reúne pessoas interessadas, uma ótima ideia é conhecer outras hortas comunitárias e buscar saber como elas funcionam. Tanto para reunir as pessoas interessadas, quanto para buscar informações para ajudar o desenvolvimento da ideia é muito útil usar as mídias sociais. Assim você descobre a onde ir, a quem recorrer, e com quem se conectar.
Procure no Google: “horta comunitária + nome da sua cidade””
Encontrando o terreno ideal
Uma das coisas a se levar em consideração é a escolha de um local onde bata sol. O ideal é que haja luz solar por pelo menos 6 horas diárias. O terreno também deve ser plano. O solo não precisa ser perfeito, pois ele pode ser substituído por terra nova sem a necessidade de grandes alterações ou investimentos. O ideal é que haja fonte de água por perto, pode ser fontes naturais ou de tanques, torneiras ou mangueiras. O mais importante é que a água seja livre de impurezas e odores.
Escolhendo os tipos de planta
A escolha sobre o que plantar deve considerar clima, solo, época do ano e região. Também é melhor começar pelas culturas que exigem menos cuidados e são mais fáceis de plantar, não adianta escolher uma difícil e não ter mão de obra e recursos para isso.
O que cada um vai fazer?
Numa horta comunitária é possível que haja pessoas com diferentes disponibilidades e tempo para ajudar, mas ainda assim é possível dividir as tarefas. É importante que a horta tenha um planejamento.
Pessoas com muita disponibilidade: podem cuidar mais da horta, remover as plantas daninhas, observar a ocorrência de alguma praga e realizar a manutenção.
Pessoas com média disponibilidade: podem tirar um tempinho no início da manhã ou no final da tarde para fazerem a rega.
Pessoas sem disponibilidade: podem contribuir financeiramente comprando fertilizantes, equipamentos e sementes.
Mantenha todos os integrantes bem informados
Para ter uma horta comunitária não basta sair plantando por aí, é necessário ter diversos conhecimentos.
É fundamental saber como preparar a terra, quais os cuidados são importantes na manutenção da horta comunitária, quais nutrientes precisam ser adicionados, como lidar com as pragas e de que forma aplicar os fertilizantes, tanto industriais quanto orgânicos.
Procure ajuda por ONGs e prefeituras
Algumas prefeituras disponibilizam sementes, equipamentos e inclusive instrutores especializados no assunto para ajudar os integrantes da horta. Existem também ONGs que ajudam os novos agricultores.
Faça compostagem
O adubo produzido neste sistema pode ser usado na horta comunitária.
Faça uma cerca em volta
A ideia é apenas afastar cães e gatos, e não as pessoas.
O que pode ser plantado em uma horta urbana?
Veja algumas espécies de hortaliças que podem ser plantadas em hortas urbanas:
Folhosas: Alface, coentro, couve, manjericão, cebolinha, salsa, aipo, repolho etc
Bulbos: Cebola e alho
Frutos: Abóbora, abobrinha, berinjela, pimentão, pepino, tomate, vagem, quiabo etc
Raízes ou Beterraba: Batata, batata-doce, inhame, mandioca (aipim)
Tubérculos: Cenoura, nabo, rabanete etc
Flores: Couve-flor, brócolis etc
Referências
blog.belagro.com.br/horta-comunitaria/
ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/12-passos-para-comecar-uma-horta-comunitaria/
ciclovivo.com.br/arq-urb/urbanismo/como-montar-uma-horta-comunitaria-em-5-passos/
oseudinheirovalemais.com.br/como-criar-uma-horta-comunitaria/
vivadecora.com.br/pro/hortas-urbanas/